Jump to content

Sucessão de erros assusta astronautas da Estação Espacial Internacional


lylyanna

Recommended Posts

Sucessão de erros assusta astronautas da Estação Espacial Internacional

 

Sustos no espaço

 

Publicada em 21/11/2008 às 22h39m

O Globo

 

HOUSTON - Uma viagem desastrosa. Assim pode ser definida a missão da Nasa à Estação Espacial Internacional. Menos de uma semana após o ônibus espacial Endeavour decolar levando sete astronautas para transformar a estação orbital em "residência de luxo" no ano em que a ISS completa 10 anos, os problemas só aumentam. As dificuldades enfrentadas vão desde a perda de uma caixa de ferramentas no espaço a problemas com uma máquina de 250 milhões de dólares elaborada para reciclar a urina e outros dejetos líquidos, transformando-os em água potável para os astronautas. ( Assista ao vídeo da perda da ferramenta no espaço )

 

Segundo a agência espacial americana, na sexta-feira houve duas interrupções nas tentativas iniciais, na quinta e na sexta-feira, feitas com amostras de urina pré-coletadas. A instalação do novo sistema é parte dos preparativos para que a tripulação fixa da estação passe de três para seis tripulantes, em maio.

 

Os habitantes da estação atualmente usam a água gerada como subproduto dos sistemas elétricos dos ônibus espaciais. A partir de 2010, porém, os ônibus serão aposentados, e é caro demais levar grandes quantidades de água nas espaçonaves. Daí a necessidade de reciclagem.

 

Rob Navias, comentarista da missão, disse que os problemas no sistema de reciclagem, atribuídos a um sensor, não eram inesperados. A Nasa ainda espera que o sistema funcione bem a ponto de os astronautas poderem trazer para a Terra, na semana que vem, amostras da água purificada para análise. O ônibus espacial Endeavour está atracado à estação desde domingo, para entregar mais de sete toneladas de cargas.

 

Astronauta se assusta durante caminhada espacial

 

Na manhã de sexta-feira, outro incidente assutou a equipe. Depois de perder no espaço uma bolsa com suas ferramentas, a astronauta americana Heidemarie Stefanyshyn-Piper teve que antecipar o fim de uma operação porque um alarme de seu traje espacial disparou, acusando um nível mais alto que o previsto de dióxido de carbono . Ao lado do astronauta Shane Kimbrough, ela conseguiu concluir a caminhada e voltar em segurança.

 

Há dois dias, Stefanyshyn-Piper e Steve Bowen completaram a primeira caminhada da missão, durante a qual substituíram um tanque de hidrogênio e limparam a junta rotatória. Nessa operação, Heidemarie soltou a bolsa na qual levava ferramentas e lubrificantes, que caiu no vazio sem que pudesse ser recuperada.

 

- Ah, genial - disse Heidemarie ao perder as ferramentas durante a terceira caminhada espacial de sua carreira.

 

Os tripulantes do Endeavour observavam a caminhada de dentro da estação e contaram que viram a bolsa com as ferramentas afastar-se da ISS, localizada a 341 quilômetros da Terra. O material perdido no espaço incluía duas pistolas lubrificantes, espátulas e outros equipamentos. A astronauta americana teve que pegar emprestadas as ferramentas de seu colega, o astronauta Stephen G. Bowen, que também participava da caminhada espacial.

 

Astronautas 'perdem' aranha dentro da estação

 

Na quinta-feira, outro ato desastroso dos astronautas: enquanto se preparavam para comemorar o 10º aniversário da ISS, perceberam que uma aranha, com a qual fariam experiências no espaço, estava desaparecida.

 

Mas os astronautas disseram que a aranha não estava perdida apenas não estava sendo encontrada. Porém, eles tinham certeza de que ela estaba dentro estação espacial.

 

- Não acreditamos que ela escapou - assegurou o astronauta Kirk Shireman.

 

 

O Globo
Link to comment
Share on other sites

Aranha desaparecida dentro da Estacao Internacional?

 

Bom enredo para um filme de terror... a aranha que recebe ondas radioativas do planeta zen, cresce, devora todos a bordo,

inclusive a propria estacao, e depois desce ao planeta terra para continuar a comilanca...

 

Que papelao peder o bixo desse jeito...

 

Lamentavel :thumbsdown_still:

Link to comment
Share on other sites

Meus prezados:

A reciclagem da urina em água potável passa a funcionar na estação espacial ISS.

http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid283370,0.htm

Parece-me que os russos tem uma estação de reciclagem menor e mais eficiente.

Link to comment
Share on other sites

Mas os astronautas disseram que a aranha não estava perdida apenas não estava sendo encontrada. Porém, eles tinham certeza de que ela estaba dentro estação espacial.

 

Isso me lembra uma vez em um vôo SCL-GRU em que a GEDEC sumiu... qdo fechou porta ela estava lá, mas ninguém achava no vôo a GEDEC.. mas no final apareceu.... agora se fosse uma aranha, realmente ficaria mais preocupado... ainda mais se fosse venenosa....

 

A idéia de filme de terror do Tomcat, realmente daria um ótimo roteiro....

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade