Jump to content

Setor aéreo resume capacidade gerencial de Lula

E195-SDU

Recommended Posts

03/12/2008

Setor aéreo resume capacidade gerencial de Lula

Há 6 anos no poder, o presidente Lula ainda não conseguiu dar um rumo definitivo e eficaz para o setor aéreo. Ninguém se esquece do caos nos aeroportos há dois anos. Do acidente da TAM em Congonhas. Do acidente da GOL trombando com um jatinho no meio da selva. Dos boicotes e greves dos controladores de vôos. Das filas intermináveis nos aeroportos.

Em agosto de 2007, foi nomeado um novo presidente para a Infraero, a estatal que controla os 67 aeroportos do país. Sérgio Gaudenzi era apoiado pelo então novo ministro da Defesa, Nelson Jobim. A idéia era reformular e modernizar o setor. Pois agora, mais de um ano depois, Gaudenzi pediu demissão (nesta terça-feira, dia 2.dez.08) por discordar da política do governo a respeito de privatizar alguns dos aeroportos mais rentáveis.

Esse caso do setor aéreo exprime de maneira completa e acabada o déficit de capacidade gerencial de governos brasileiros. Todos os governos. FHC fez muito pouco para o setor aéreo. Lula, idem.

Essa falta de gerenciamento é um dos principais gargalos do país. Se não houvesse essa redução do crescimento global e o Brasil seguisse crescendo 6% ao ano, as filas de embarque em Congonhas em breve estariam começando no Parque do Ibirapuera.

O governo Lula se deu ao luxo de nomear um aliado, Sérgio Gaudenzi, para dirigir uma das mais importantes estatais na área de infra-estrutura do país. Depois de 1 ano na cadeira Gaudenzi e governo descobrem que não concordam sobre privatizar ou não privatizar alguns aeroportos. Demorou 1 ano para que as partes descobrissem essa incompatibilidade! 1 ano. Imagine o internauta a perda do ponto de vista gerencial acarretada pela mudança de direção na Infraero.

Não vou nem discutir se é bom ou ruim passar os aeroportos mais rentáveis para a iniciativa privada. O problema é mais embaixo: a completa desorganização federal a respeito do setor aéreo, perpetuando um modelo cheio de deficiências operacionais. Enquanto as dificuldades forem apenas em solo, com as filas quilométricas nos belos (e apertados) saguões de granito dos aeroportos, tudo bem. Estaremos vivos e no lucro. O grave será quando outras catástrofes (toc, toc, toc) acontecerem no ar.

Nossos aeroportos nao sao apenas mais um resumo do que é nosso governo.

Sao a prova de como a estrutura governamental nao tem a menor condição de manter uma atividade complexa e especializada.

Infelizmente a politica tem uma serie de "intereses" que vao completamente contra eficiencia, responsabilidade e competencia!

O governo lula, apenas a gota d'agua de decadas de pessoas incopetentes e irresponsaveis no comando desse pais!

Infelizmente eu cheguei a um ponto que quando eu vejo vejo qualquer desgraça economica fora do Brasil eu agradeço por termos o Lula no comando.

Mas ai eu paro e vejo que o meu pensamento é ridículo. Ele é apenas um de muitos que contribuíram para o Brasil chegar nessa situação lamentável.

Acho que se tivessemos um presidente do nível da CRISTINA KISTNER estariamos melhor representados!

Minha opinião é que inexiste farta inteligência operacional no setor aéreo Brasileiro por simples falta de competição. Não é problema de governo, é problema histórico.

Acho que se tivessemos um presidente do nível da CRISTINA KISTNER estariamos melhor representados!

Morteo, acredito que você deva pesquisar um pouco mais sobre a Sra. K antes de dar uma declaração assim. O governo dela já conseguiu afastar investidores estrangeiros, comunidade financeira, divide os argentinos, está produzindo o primeiro processo de estatização de fundos privados de aposentadoria, repatriando fundos investidos no Brasil.....

O Lula pode ter suas ingerências, mas infelizmente em certas áreas como eu citei, não tem nada muito diferente. Ainda existem "feudos" no Brasil em pleno século XXI, e ninguém parece disposto a removê-los.

O que o Morteo quis dizer, na verdade, foi que até Cristina Kirschner seria melhor presidente do que o Lula (o que, na verdade, acho bem difícil, mesmo sendo ambos quem eles são. Para mim, ela consegue ser pior do que ele)

O que o Morteo quis dizer, na verdade, foi que até Cristina Kirschner seria melhor presidente do que o Lula (o que, na verdade, acho bem difícil, mesmo sendo ambos quem eles são. Para mim, ela consegue ser pior do que ele)

Pois é!

Se vc quer se sentir um pouco melhor basta olha par os nossos vizinho!

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade