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EUA culpam controle de vôo por acidente da Gol


lylyanna

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Aviation News Release

 

EUA culpam controle de vôo por acidente da Gol

 

Qui, 11 de Dezembro de 2008 10:49

 

A Agência Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos, órgão parceiro da Aeronáutica na investigação do acidente entre o jato Legacy e o Boeing 737-800 da Gol, culpa o sistema de controle do espaço aéreo brasileiro pela tragédia que deixou 154 mortos em 29 de setembro de 2006. Enquanto o relatório do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) distribui por igual as responsabilidades entre os pilotos do jato e os controladores de vôo, os peritos americanos afirmam que a colisão foi provocada por uma autorização de vôo equivocada.

 

A leitura da NTSB é semelhante à do juiz federal de Sinop (MT), Murilo Mendes, que absolveu sumariamente dois controladores de Brasília e os pilotos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino da acusação de negligência. Tanto os peritos estrangeiros quanto o magistrado entendem que o acidente começou a se desenhar na autorização de vôo transmitida pelo sargento João Batista da Silva, da torre de controle do Aeroporto de São José dos Campos (SP), de onde partiu o Legacy. Poupado na denúncia do MPF (Ministério Público Federal) no ano passado, o militar terá sua conduta reavaliada pela Procuradoria-Geral da República.

 

Agência Estado
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Besteira. O NTSB não culpou ninguem, pois não é função dela fazer isso. A imprensa, como sempre, deixa a desejar quando publica um artigo especializado. Logicamente, ela tende a ser sempre anti-americana querendo influenciar opiniões de forma manipulatória. Já vimos muito disso neste caso do acidente da Gol.

Eis o comentário do NTSB com relação à conclusão da investigação, inclusive os "findings", "probable cause", e "recommendations". Não há acusações de culpa. Me parece um relatório altamente profissional com a intensão de promover segurança de vôo e o não-repetimento de um acidente trágico desta natureza. Lembrando que tudo foi feito com absoluta cooperação do CENIPA.

 

http://www.ntsb.gov/Aviation/Brazil-CENIPA...ry_Comments.pdf

 

http://www.ntsb.gov/Aviation/Brazil-CENIPA...ed_Comments.pdf

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U.S. Summary Comments on the Draft Final Report of the Aircraft Accident

Involving PR-GTD and N600XL, 29 September 2006

NTSB

 

PROBABLE CAUSE

 

The evidence collected during this investigation strongly supports the conclusion that this accident was caused by N600XL and GLO1907 following ATC clearances which directed them to operate in opposite directions on the same airway at the same altitude resulting in a midair collision. The loss of effective air traffic control was not the result of a single error, but of a combination of numerous individual and institutional ATC factors, which reflected systemic shortcomings in emphasis on positive air traffic control concepts.

Contributing to this accident was the undetected loss of functionality of the airborne collision avoidance system technology as a result of the inadvertent inactivation of the transponder on board N600XL.

Further contributing to the accident was inadequate communication between ATC and the N600XL flight crew

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U.S. Summary Comments on the Draft Final Report of the Aircraft Accident

Involving PR-GTD and N600XL, 29 September 2006

 

 

PROBABLE CAUSE

 

The evidence collected during this investigation strongly supports the conclusion that this accident was caused by N600XL and GLO1907 following ATC clearances which directed them to operate in opposite directions on the same airway at the same altitude resulting in a midair collision. The loss of effective air traffic control was not the result of a single error, but of a combination of numerous individual and institutional ATC factors, which reflected systemic shortcomings in emphasis on positive air traffic control concepts.

Contributing to this accident was the undetected loss of functionality of the airborne collision avoidance system technology as a result of the inadvertent inactivation of the transponder on board N600XL.

Further contributing to the accident was inadequate communication between ATC and the N600XL flight crew

 

A conclusão é que o "loss of air traffic control" foi a causa principal que contribuiu para o choque, mas não o único fator. Basicamente, se não tivesse havido a perda de controle, o acidente poderia ter sido evitado. Obviamente se outros fatores da cadeia de erros também tivesse sido quebrada, como a não-funcionalidade do transponder, o acidente poderia ter sido evitado da mesma forma. Foram muitas falhas simultáneas e uma infeliz tragédia.

 

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