Samuel Posted July 31, 2006 Share Posted July 31, 2006 Justiça do Rio bloqueia recursos de venda da Varig para pagar dívida trabalhista KAREN CAMACHO da Folha Online A 33ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro concedeu hoje uma liminar para bloquear o depósito de US$ 75 milhões feito pela VarigLog no dia 24 de julho --recursos destinados a financiar investimentos na Varig, conforme previsto no edital do leilão da companhia-- para garantir o pagamento de obrigações trabalhistas. A liminar foi concedida pelo juiz do trabalho Múcio Nascimento Borges. Em São Paulo, a procuradora do Trabalho Oksana Boldo, juntamente com os sindicatos dos aeroviários do Estado de São Paulo, entrará na Justiça com um dissídio de greve na noite desta segunda-feira pedindo o bloqueio de bens da Varig e da VarigLog para o pagamento de obrigações trabalhistas atrasadas --como salários, 13º, depósito do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), recolhimento de INSS-- e verbas rescisórias aos 5.500 funcionários da companhia aérea demitidos na última sexta-feira. A ação proposta é de trâmite rápido: pode haver decisão judicial em 24 ou 48 horas. Para a procuradora, o bloqueio é a única solução para garantir que os empregados recebam o dinheiro e, na sua opinião, a falta de pagamento por parte da Varig é "uma lesão clara ao trabalhador". Boldo considerou uma "desatenção" o fato de a empresa não ter enviado representante para a audiência que aconteceu nesta tarde no Ministério Público em São Paulo. O presidente do sindicato dos aeroviários no Estado de São Paulo, Uébio José da Silva, estima que as dívidas trabalhistas da Varig cheguem a R$ 1 bilhão. Do total de 9.485 funcionários da Varig alocados no Brasil, apenas 3.985 foram mantidos. A VarigLog, nova dona da companhia, informou que vai absorver 1.700 empregados diretos quando receber a autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para voar. No entanto, isto não significa que os 2.285 funcionários restantes ficarão na "Varig antiga", que herda as dívidas, permanece em recuperação judicial e fica com a concessão da Nordeste para a linha São Paulo-Porto Seguro. Segundo fontes ligadas à empresa, mais de mil desses trabalhadores não estão entre os demitidos no momento porque estão afastados em razão de licença-maternidade ou licença para tratar de problemas de saúde, entre outros. http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheir...91u109806.shtml Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Archived
This topic is now archived and is closed to further replies.