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Aeroporto de Lisboa inaugura novo terminal de bagagens


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Aviation News Release

 

Aeroporto de Lisboa inaugura novo terminal de bagagens

 

Seg, 15 de Dezembro de 2008 09:41

 

O aeroporto de Lisboa (Portela) inaugurou, na última sexta-feira, o novo TBT (Terminal de Bagagens em Transferência) e o novo complexo de carga. O evento contou com a presença do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, do secretário de Estado adjunto das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, do presidente da ANA (Aeroportos de Portugal), Guilhermino Rodrigues, do diretor do aeroporto, Francisco Severino e dos responsáveis das empresas de handling Groundforce e Portway. A apresentação do TBT coube a Francisco Severino, que para explicar a importância das obras agora apresentadas recuou até 2004, ano em que eram processadas 900 bagagens por hora e que o aeroporto recebia aproximadamente cinco milhões de passageiros por ano (dos quais 900 mil em trânsito). Em 2008, estima-se que a Portela recebeu 13 milhões de passageiros, ano em que foram processadas 1,2 mil bagagens por hora.

 

Daí a necessidade da construção de um novo TBT, com capacidade para processar 2,4 mil bagagens por hora. Mas a única novidade não é só a duplicação dos números. É que a Portela passou a ser o primeiro aeroporto do mundo a ter um sistema automático de processamento de bagagens, onde a tradicional etiqueta que se punha na mala é agora substituída por uma etiqueta de rádio freqüência.

 

“Podemos, a partir de agora, dar um melhor serviço aos passageiros”, comentou Francisco Severino, durante a apresentação.

 

Já em 2006, tinha sido levado a cabo o aumento de capacidade do terminal de bagagens do terminal principal: de 1,8 mil bagagens por hora, passaram a ser processadas 4,3 mil bagagens por hora.

 

Todas as obras efetuadas nos terminais de bagagens implicaram num investimento de 16 milhões de euros, dos quais seis milhões destinaram-se ao novo TBT.

 

Novo complexo de carga

 

No mesmo dia foi também apresentado aos jornalistas o novo complexo de carga, que está agora mais perto do Terminal. As instalações envolveram um investimento de 25,25 milhões de euros e foram levadas a cabo ao longo de 15 meses.

A área de implementação dispõe de 125 mil metros quadrados, enquanto que a área do complexo de carga ocupa aproximadamente 33,5 mil metros quadrados. A infra-estrutura dispõe de um edifício para cada um dos usuários (Portway, Groundforce e CTT), bem como um edifício de apoio à carga.

 

“Os benefícios que estas infra-estruturas trazem ao aeroporto são muito significativos”, considerou Mário Lino. “Não podemos perder tráfego por funcionar em más condições na expectativa de recuperar depois”, alerta ainda o ministro.

 

 

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