Jump to content

Aeroporto de Guarulhos (SP) terá garagem com 4.000 vagas

Regis

Recommended Posts

20/12/2008 - 09h05

Aeroporto de Guarulhos (SP) terá garagem com 4.000 vagas

TALITA BEDINELLI

colaboração para a Folha de S.Paulo

A Infraero (estatal que administra os aeroportos) vai construir no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, um edifício-garagem com cerca de 4.000 vagas, similar ao de Congonhas.

O custo da obra, segundo a Infraero, será de R$ 70 milhões. A licitação será lançada no segundo semestre de 2009.

A medida vai ampliar o número de vagas do estacionamento principal para mais de 7.000, o que deve amenizar o martírio dos motoristas para achar um lugar --em horários de pico, a demora pode chegar a 20 minutos, segundo usuários.

"A gente pára aqui ou para viajar ou para buscar alguém. Não pode atrasar. Mas já tive que ficar rodando por 20 minutos para achar vaga", diz a dona-de-casa Rosa Morales, 50.

Caso o motorista desista de procurar uma vaga nesse intervalo de 20 minutos, ele terá de pagar a tarifa da mesma forma. "O tempo de desistência é de cinco minutos. Já demorei 15 minutos para achar uma vaga, pensei em desistir, mas preferi deixar o carro no gramado do estacionamento", diz o consultor Alexandre de Oliveira, 34.

Para motos, o espaço é ainda mais difícil. O mecânico Claudinei Ribeiro, 30, que trabalha em Cumbica, afirma que chega a esperar 40 minutos pela vaga.

O novo edifício-garagem terá quatro andares e 62 mil metros quadrados. Ele ficará dentro do estacionamento principal e terá passarelas para acessar o terminal. Os usuários, hoje, têm disponíveis 3.098 lugares no estacionamento principal. Quando lota, os usuários são orientados a usar o terminal de cargas, com 640 vagas.

Para a Infraero, a alta do fluxo de carros no local é um reflexo da transferência de parte dos vôos de Congonhas para Cumbica após o acidente da TAM, em julho de 2007, e da operação de novas empresas.

De janeiro a outubro deste ano, o aeroporto de Cumbica recebeu 161.360 aeronaves (pousos e decolagens), com uma média de 1,7 milhão de passageiros por mês --o número é 30% maior que no mesmo período de 2006.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 1826.shtml

Galera

Não entendo como os brasileiros, normalmente tão inteligentes e criativos, não fazem como nos aeroportos do resto do mundo, dividindo os carros que vão ficar poucas horas (short term) dos que vão ficar dias (long term). Mesmo em Lima, no Peru, é assim. Daí acontence como em Guarulhos, do cara que foi buscar um parente colocar o carro numa vaga muito boa por meia hora e o cara que vai viajar e ficar um mês fora ficar com uma vaga horrível, sem contar os longos minutos rodando nos horários de pico, pois está tudo misturado, os que vão viajar e os que foram apenas buscar alguém. :thumbsdown_still:

Vejo como positiva e necessária uma garagem em Guarulhos, desde que a Infraero e a Minas Park não cobrem R$ 100,00 a hora...

Valeu!

Caravelle

É, já estava precisando mesmo, em horários de pico é comum ver o povo estacionando em cima dos canteiros mesmo.

Agora, previsões para a Obra:

-Vai ser paralisada no meio por denúncias de super faturamento.

-Vai demorar anos pra ficar pronta

-Quando a obra terminar, já não vai mais suprir as necessidades do aeroporto.

Se a tarifa já era cara, imagina depois desse novo edíficio garagem??

Quanto era CGH pouco antes daquele estacionamento? Eu lembro que em 2004, era uns R$6,00 a primeira hora. Hoje pelo que eu lembro, é uns R$9,00. Mas se subirem mais ainda o preço daquilo, tá louco!

Galera

Não entendo como os brasileiros, normalmente tão inteligentes e criativos, não fazem como nos aeroportos do resto do mundo, dividindo os carros que vão ficar poucas horas (short term) dos que vão ficar dias (long term). Mesmo em Lima, no Peru, é assim. Daí acontence como em Guarulhos, do cara que foi buscar um parente colocar o carro numa vaga muito boa por meia hora e o cara que vai viajar e ficar um mês fora ficar com uma vaga horrível, sem contar os longos minutos rodando nos horários de pico, pois está tudo misturado, os que vão viajar e os que foram apenas buscar alguém. :thumbsdown_still:

Vejo como positiva e necessária uma garagem em Guarulhos, desde que a Infraero e a Minas Park não cobrem R$ 100,00 a hora...

Valeu!

Caravelle

A opção para longa estadia até tem, pena que é meio longe e só quem está manjado de GRU é que sabe onde é. Ah, creio que vc conhece tb. São os FlyPark, Circus, enfim. Mas, realmente, aquele estacionamento de GRU é um saco. Só uma foto para descrever o que é GRU no pico:

criandovagasemGRU1.jpg

Só uma foto para descrever o que é GRU no pico:

criandovagasemGRU1.jpg

Perguntinha idiota: quem se permite fazer essa estupidez, caso alguém bata no carro, ou roube ou sei lá o que, acha que o seguro do estacionamento vai cobrir?? Acho que não, pois ali não é vaga. Além disso, se eu fosse instruído a parar ali eu me recusaria a pagar, já que não é vaga demarcada..

marcato, me perdoe, maaaaass....

:Brazil:

Só por curiosidade, o estacionamento do terminal rodoviário do Tietê estava custando 7 reais (a primeira hora), o que é um absurdo, portanto essa exploração toda não é privilégio da Infraero e sim de uma cidade onde há muito mais carros que vagas para estacionar, e quem pode explora mesmo.

Só por curiosidade, o estacionamento do terminal rodoviário do Tietê estava custando 7 reais (a primeira hora), o que é um absurdo, portanto essa exploração toda não é privilégio da Infraero e sim de uma cidade onde há muito mais carros que vagas para estacionar, e quem pode explora mesmo.

Exato. E nao acho errado: Em Manhattan, é simplesmente carissimo estacionar....e Londres, ha o pedagio urbano no centro expandido, paliativo que fatalmente chagara a SP em uns 3 ou 4 anos...nao ha outro jeito...

Perguntinha idiota: quem se permite fazer essa estupidez, caso alguém bata no carro, ou roube ou sei lá o que, acha que o seguro do estacionamento vai cobrir?? Acho que não, pois ali não é vaga. Além disso, se eu fosse instruído a parar ali eu me recusaria a pagar, já que não é vaga demarcada..

marcato, me perdoe, maaaaass....

:Brazil:

Concordo com você, RR. Ali não é vaga demarcada, portanto sem direito a seguro em caso de acidente ou qualquer outro sinistro e mais, ainda sujeito a reboque. Não acredito que algum funcionário do estacionamento instruiria alguém a parar ali.

Aqui em BH, impressiona como em um prazo de menos de 3 anos, o estacionamento de CNF passou do total abandono para a superlotação. No estacionamento convencional, as vezes às 5, 6 da manhã já vejo tudo ali lotado. Na área de funcionários então, já foi um parto conseguir a credencial (que é paga). Conseguir vaga então, está se tornando um exercício de paciência. Tanto que já existe um outro estacionamento, na MG-010, há cerca de 2Km do terminal, com transporte em vans e vagas cobertas. Foi inaugurado há menos de 3 meses e já está bem cheio.

Mas as obras para a expansão do estacionamento já começaram e espero que não demorem tanto. Segundo consta, ao contrário das atuais, as vagas do estacionamento novo serão cobertas. Informações sobre a obra de CNF: http://cnfaovivo.blogspot.com/2008/12/novo...cionamento.html

A solução de short term / long term parking é também muito interessante, mas seria também interessante a melhoria e incentivo do uso do transporte coletivo. No meu caso, o que eu gasto de gasolina é o mesmo valor que gasto pra ir de ônibus convencional até CNF, então sempre que posso, vou de carro mesmo, até porque gasto metade do tempo.

P.S.: Já está na hora de mudar o 'código-fonte' desse emoticon para :marcato: :P

Ta loco meu! :-P

Assim meu nome estaria junto com todas as desgraças desse pais!

De que adianta construir estacionamento, o que obviamente ja sugere que o aeroporto esta acima da capacidade, se não fazem outro terminal, mais posições de parada para as aeronaves e mais posições remotas, bem como mais ônibus para o embarque/desembarque dos pax. Só nesse país mesmo.

De que adianta construir estacionamento, o que obviamente ja sugere que o aeroporto esta acima da capacidade, se não fazem outro terminal, mais posições de parada para as aeronaves e mais posições remotas, bem como mais ônibus para o embarque/desembarque dos pax. Só nesse país mesmo.

Em Nada Claro!

Aeroportos sao estruturas demasiadamente complexas para o controle estatal brasileiro, e fora de qualquer capacidade da infrazero!

Galera

Agora, previsões para a Obra:

-Vai ser paralisada no meio por denúncias de super faturamento.

-Vai demorar anos pra ficar pronta

-Quando a obra terminar, já não vai mais suprir as necessidades do aeroporto.

Isso tudo depois da empresa que perdeu a licitação entrar com recurso para impugnar a mesma...

Valeu!

Caravelle

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade