Jump to content

Linha aérea Swiss suspende único vôo à Líbia


Tabbex

Recommended Posts

Linha aérea Swiss suspende único vôo à Líbia

23/12 - 08:30 - EFE

 

Genebra, 23 dez (EFE).- A linha aérea Swiss suspendeu seu único vôo semanal entre Zurique, a maior cidade da Suíça, e Trípoli, capital da Líbia, em conseqüência da crise diplomática entre os dois países iniciada por conta de uma breve detenção do filho do presidente líbio, Muammar Kadafi, em julho.

 

O porta-voz da companhia aérea, Jean-Claude Donzel, confirmou em declarações à "Rádio Suisse Romande" que a firma recebeu semana passada uma carta das autoridades líbias de aviação anunciando o cancelamento do vôo semanal, supostamente por "razões técnicas".

 

Hannibal Kadafi ficou detido dois dias em julho, durante uma estadia em Genebra, ao ser acusado de lesão corporal e ameaças por duas pessoas de origem árabe.

 

Sua esposa, grávida de nove meses e que estava em Genebra para dar à luz, também foi denunciada pelo mesmo fato. Ambos deixaram o país após pagar uma fiança de 300.000 euros pela liberdade.

 

Os homens retiraram a queixa semanas depois, atendendo a uma das condições do regime líbio para pôr fim à crise com a Suíça - que ameaçava provocar represálias nos âmbitos financeiro e energético (a Líbia é um dos principais provedores de petróleo aos suíços).

 

Desde então, representantes dos dois países mantêm conversas diplomáticas para superar esta situação, ainda sem resultados.

 

A edição de hoje do jornal suíço "La Tribune de Genève" afirma que Kadafi não só exige desculpas públicas do Governo local pelo tratamento a seu filho - posição que era bem conhecida até agora -, mas que os responsáveis por sua punição sejam punidos.

 

Além disso, ele exige uma indenização de 300.000 francos suíços (cerca de 200.000 euros), quantia esta que seria destinada a programas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). EFE

 

fonte> http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/...ia+3222881.html

Link to comment
Share on other sites

o negócio tá feio...

 

lidar com os líbios requer muuuuuuuuita cautela

 

Ainda mais quando o resultado de todas negociações estão à mercê da vontade de um único homem(seja ele quem for). Sinceramente, essa história pode estar mal contada, mas que é provável que o filho do Kadafi alguma culpa tenha nisso, é provável.

 

E além do mais, há algum tempo aqui em Porto Alegre prenderam o filho do cônsul italiano que estava dirigindo bêbado, e sem carteira nem documento de identificação, e ainda bateu o carro. O rapaz foi detido e quando viram de quem se tratava e que ele estava sob imunidade diplomática ele foi liberado. Não houve nenhum tipo de retaliação da Itália por causa disso e sim um pedido de desculpas do próprio cônsul pela conduta inadequada do seu filho e teve muita gente que achou um despropósito isso, afinal, se fosse qualquer um de nós, sujeitos à lei, teríamos sido presos, pago fiança, tido a habilitação retida, pago ainda uma multa de quase R$ 1.000,00 e só no ano que vem pra dirigir de novo...

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade