Jump to content

Embraer recebe certificação da ANAC e da EASA para o Lineage 1000


lylyanna

Recommended Posts

lgo_embraer_rodape-1.gif News Release

 

EMBRAER RECEBE CERTIFICAÇÃO DA ANAC E DA EASA PARA O LINEAGE 1000

 

Alcance máximo da aeronave agora é de 4.500 milhas náuticas

 

São José dos Campos, 23 de dezembro 2008 – O jato ultra-large Lineage 1000 da Embraer

recebeu simultaneamente o Certificado de Tipo por parte da Agência Nacional de Aviação

Civil (ANAC) e da European Aviation Safety Agency (EASA), agências de aviação civil do

Brasil e da União Européia, respectivamente. A Certificação de Tipo Suplementar

(Supplemental Type Certification – STC, em inglês) do interior ocorrerá em breve,

completando o ciclo de desenvolvimento.

 

“É com grande satisfação que recebemos a certificação do jato executivo ultra-large Lineage

1000 que define para a aeronave um alcance de 4.500 milhas náuticas”, disse Luís Carlos

Affonso, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva. “Esta

conquista destaca ainda mais nosso compromisso em oferecer aos nossos clientes, em todo o

mundo, produtos revolucionários.”

 

O alcance máximo do Lineage 1000, originalmente projetado para ser de 4.200 milhas náuticas

(7.778 quilômetros ou 4.833 milhas) com oito passageiros, ou 4.350 milhas náuticas (8.056

quilômetros ou 5.005 milhas) com quatro passageiros, foi estendido para 4.400 milhas náuticas

(8.149 quilômetros ou 5.063 milhas) com oito passageiros, ou 4.500 milhas náuticas (8.344

quilômetros ou 5.179 milhas) com quatro passageiros, ambos com reservas NBAA IFR.

 

“Estão de parabéns pela certificação do Lineage 1000 todos os participantes deste

desenvolvimento”, disse Henrique Langenegger, Diretor de Programas – Aviação Executiva. “Eles

podem sentir-se orgulhosos por terem alcançado, e superado, as exigentes metas deste projeto, que

posiciona o negócio da Aviação Executiva da Empresa em um novo patamar de realizações.”

 

O Lineage 1000 foi lançado em novembro de 2006 para ser o maior e mais refinado avião executivo

do portfólio da Embraer. O avião é baseado no jato comercial EMBRAER 190, certificado em

agosto de 2005 e um dos quatro integrantes da família de E-Jets, hoje operando em 35 países.

 

“As qualidades comprovadas da plataforma do EMBRAER 190 propiciam ao Lineage 1000

chegar ao mercado com a maturidade e a confiabilidade de mais de 2,2 milhões de horas de

vôo acumuladas pela família de E-Jets”, afirmou Emílio Matsuo, Vice-Presidente de

Engenharia da Embraer.

 

A certificação confirma o peso máximo de decolagem do Lineage 1000 em 54.500 kg, ou

120.150 libras, e autoriza o jato a voar sob regras de operação estendida (ETOPS 120), o que

demonstra a capacidade da aeronave de voar rotas que tenham um desvio para um aeroporto

que esteja até 120 minutos da rota de vôo. Com isso, o Lineage 1000 pode voar longas

distâncias sobre oceanos, desertos e outras áreas inóspitas, além de incrementar seu alcance

operacional, em qualquer lugar do mundo.

 

A aprovação inclui o novo projeto do sistema de combustível auxiliar. O sistema está de

acordo com os últimos requerimentos de segurança SFAR 88, completamente integrado com

o sistema de aviônicos de última geração Honeywell Primus Epic®, cujas características de

automação permitem reduzir a carga de trabalho do piloto.

 

Mais de 20 jatos Lineage 1000 já foram vendidos em todo o mundo. A certificação pelo

Federal Aviation Administration (FAA) é esperada em breve.

 

Sobre o jato Lineage 1000

 

O design do jato Lineage 1000 prioriza conforto e luxo. Este avião pode ser configurado para

acomodar até 19 passageiros em uma cabine com volume total de 115,7 metros #####bicos

(4.085 pés #####bicos). O interior da aeronave, desenvolvido em parceria com a Priestman

Goode, do Reino Unido, oferece cinco áreas privativas distintas e dois lavatórios. Um terceiro

lavatório e um chuveiro são itens opcionais.

 

A cabine é equipada pela PATS Aircraft Completions, uma divisão da De Crane Aerospace

localizada nos Estados Unidos, utilizando os materiais mais refinados da categoria. A grande

variedade de configurações de cabine atende a todas as necessidades dos passageiros com

espaço suficiente para trabalho, descanso e reuniões. Itens a bordo incluem opcionais como

tecnologia Wi-Fi e acesso à Internet, Electronic Flight Bag (EFB), entre outros.

 

A capacidade total do bagageiro é de 12,54 metros #####bicos (443 pés #####bicos). Um amplo

bagageiro traseiro, pressurizado e convenientemente acessível em vôo, possui mais que o dobro

do espaço oferecido pelos compartimentos de bagagem dos jatos da concorrência. O sistema

aviônico integrado Primus Epic® fabricado pela Honeywell possui cinco telas de controle

multifuncionais em cristal líquido (Liquid Crystal Display – LCD), dispositivo de controle de

cursor (Cursor Control Device – CCD), ajuste de potência automático (auto-throttle), radar

meteorológico com detector de turbulência, fly-by-wire e outras tecnologias de última geração.

 

O Lineage 1000 é equipado com dois motores CF34-10E7-B eficientes, confiáveis e de fácil

manutenção fabricados pela General Electric (GE), com 18.500 libras de empuxo cada. O alcance

máximo do Lineage 1000, originalmente projetado para ser de 4.200 milhas náuticas (7.778

quilômetros, ou 4.833 milhas) com oito passageiros, ou 4.350 milhas náuticas (8.056 quilômetros,

ou 5.005 milhas) com quatro passageiros, foi estendido para 4.400 milhas náuticas (8.149

quilômetros, ou 5.063 milhas) com oito passageiros, ou 4.500 milhas náuticas (8.344 quilômetros,

ou 5.179 milhas) com quatro passageiros, ambos com reservas NBAA IFR e alternativa de 200

milhas náuticas. O jato possui excelente desempenho, velocidade operacional máxima de Mach

0,82 e é capaz de voar a 41.000 pés (12.497 metros). Essas características permitirão aos clientes

voar sem escalas de Londres (Reino Unido) a Nova York (EUA) ou qualquer outro destino na

Europa ou Oriente Médio; de Moscou (Rússia) a Tóquio (Japão), Quebec (Canadá) ou qualquer

lugar no Oriente Médio; de Nova York a Paris (França), Brasília (Brasil) ou qualquer destino na

América do Norte; de Jedá (Arábia Saudita) a Pequim (China), Bancoc (Tailândia) ou qualquer

outro lugar na Europa, África ou Oriente Médio; ou de Dubai (Emirados Árabes Unidos) a

Tóquio, Joanesburgo (África do Sul), Rabat (Marrocos) ou qualquer outro destino na Europa ou

Oriente Médio, a um custo operacional inferior e com conforto excepcional.

 

Criada a partir da forte demanda da aviação comercial, a plataforma do Lineage 1000 é

baseada no EMBRAER 190 e projetada para um curto período de permanência em solo, alto

desempenho, alta utilização e manutenção mínima. A confiabilidade da aeronave é

corroborada por mais de 2 milhões de horas de vôo e refinada por engenharia de ponta.

Com preço de US$ 42.95 milhões, com base nas condições econômicas de janeiro de 2006, na

configuração básica, para certificação do FAA, o Lineage 1000 deve entrar em serviço no

primeiro trimestre de 2009.

 

 

Embraer
Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade