Jump to content

Aeroportos: Gol tem mais de 45% das partidas atrasadas neste sábado


lylyanna

Recommended Posts

tomcat.jpg florence-airports-1.jpg airport-1.jpg

Aviation News Release

 

 

Aeroportos: Gol tem mais de 45% das partidas atrasadas neste sábado

 

Publicada em 27/12/2008 às 20h33m

Mônica Tavares - O Globo; CBN

 

Apesar dos atrasos, o movimento foi normal no aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, no Rio, na noite de sexta-feira - Foto: Gabriel de Paiva

 

BRASÍLIA e RIO - Um dia depois de a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ameaçar não autorizar novos vôos e cancelar outros em operação caso a Gol não corrija os problemas operacionais , a companhia aérea se mantém neste sábado como a empresa com mais atrasos de vôos (superiores a meia hora), segundo os dados da Infraero, estatal que administra os aeroportos: 45,8% entre meia-noite e 18 horas. Isso representa 194 vôos das 424 decolagens programadas.

 

O percentual de atraso é muito maior do que os 20% considerados aceitáveis pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A empresa cancelou 3,3% de seus vôos. No caso da Varig, que também faz parte do sistema Gol, dos 84 vôos previstos, o índice de atraso era 36,9% (31 decolagens) e os cancelamento somavam 6%. Dos 580 vôos da TAM, 14,1% (82) atrasaram, mas a empresa cancelou o maior número de vôos até as 18 horas: 4,1% (24 vôs).

 

Segundo dados da Infraero, a situação dos principais aeroportos do país era a seguinte até as 18 horas. Dos 1.350 vôos previstos para o período, 26,1% sofreram retardos de mais de meia hora, somando 353 decolagens. E foram cancelados 76 vôos no pais (5,6%).

 

No Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio, dos 114 vôos previstos, os atrasos estavam em 41,2%, sem cancelamentos; no Santos Dumont, dos 35 previstos, sete sofre$atrasos (20%). Os cancelamentos no Santos Dumont chegaram a 11,4%.

 

A situação em São Paulo estava mais tranqüila. No aeroporto de Congonhas os atrasos chegaram a 18,2% dos vôos (dos 148 vôos previstos, 27 atrasaram) e os cancelamentos chegaram a 6,1%. Em Guarulhos, os atrasos estavam em 22,4%, (das 192 decolagens, 43 sofreram atrasos) com um índice de cancelamento de 3,6%, (7 vôos). No aeroporto de Brasília, 28,5% dos vôos atrasaram (28 de 98) e 3,1 % foram cancelados.

 

Técnicos da Anac estão levantando todos os problemas causados pela Gol nos últimos dias. Este relatório, que será concluído até o dia 4, vai fundamentar a aplicação de multas de R$ 2 mil a R$ 200 mil para cada problema detectado.

 

Em nota, divulgada após a reunião, a companhia aérea se compromete a cumprir determinações e a reforçar atendimento no réveillon.

 

 

O Globo
Link to comment
Share on other sites

tomcat.jpg florence-airports-1.jpg airport-1.jpg

Aviation News Release

 

 

Aeroportos registram atraso em 25% dos vôos agendados para este sábado

 

27/12/2008 - 19h33

Colaboração para a Folha Online

 

De cada quatro vôos que partiram entre 0h e 19h deste sábado, um saiu com atraso superior a 30 minutos. O mais recente balanço divulgado pela Infraero (estatal que administra os aeroportos do país), mostra no período de 19 horas 371 partidas com atraso entre 1.431 realizadas. A Gol responde por mais da metade: 201 vôos, equivalente a 54,17% do total.

 

O índice geral de atrasos nos aeroportos brasileiros está em 25,9%, e o de vôos cancelados em 6,1%, referente a 88 partidas.

 

0836259.jpg

Movimentação no terminal de passageiros do aeroporto de Guarulhoso (Grande SP); atrasos em vôos da Gol persistem hoje

 

A Varig --que é administrada pela Gol-- também registra grandes atrasos neste sábado. Dos 88 vôos programados para até as 19h, 35 (39,8%) tiveram atrasos superiores a 30 minutos. Seis vôos da empresa foram cancelados. Outras 17 partidas foram canceladas pela Gol.

 

O terminal que concentra a maior parte dos atrasos é o Tom Jobim, no Rio, onde 48 vôos tiveram atrasos (39% dos 123). No Santos Dumont foram registrados sete atrasos e foram quatro cancelamentos no período.

 

Em Guarulhos (Grande SP), dos 204 vôos, 45 (22,1%) atrasaram e nove foram cancelados. Em Congonhas (zona sul de SP) foram 29 atrasos em 158 vôos programados e 15 cancelamentos.

 

Segundo a Infraero, o único problema em aeroportos que pudesse justificar os atrasos ocorreu em Confins (MG), que operava com auxílio de instrumentos devido ao mau tempo. Segundo a estatal, no entanto, o problema já havia sido solucionado desde as 15h30 deste sábado.

 

Outro lado

 

Procurada neste sábado por volta das 19h20, a empresa se limitou a dizer que está implementando as ações anunciadas em nota enviada ontem. O comunicado informava que a Gol vai reforçar ainda mais o atendimento nos próximos dias, quando o movimento nos aeroportos deverá aumentar para o Ano Novo. A companhia garantiu que a situação nos aeroportos está sob controle e não há caos aéreo.

 

Os atrasos da empresa não são recentes. Desde o último fim de semana, a Gol tem registrado grande índice de atrasos em todo o país, chegando a ser responsável por 61,5% dos atrasos registrados na terça-feira (23). Devido a isso, a empresa foi notificada pelo Procon-SP de forma preventiva.

 

Multa

 

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) estendeu o prazo para que a Gol regularize o tempo de atendimento nos principais aeroportos do país e unifique os sistemas de check-in com a Varig. Caso não normalize essas operações, a empresa aérea poderá ter vôos cancelados e novas autorizações suspensas.

 

A diretora-presidente da agência, Solange Vieira, confirmou que a empresa será multada pelos problemas operacionais observados neste fim de ano. No final de janeiro serão avaliadas ainda sanções operacionais à companhia aérea.

 

 

Folha
Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade