Red Angry Bird Posted January 1, 2009 Share Posted January 1, 2009 http://noticias.terra.com.br/brasil/intern...pota+em+SP.html Um monomotor da Extreme Produções Aéreas fez um pouso forçado nesta quinta-feira na região de Mogi das Cruzes, em São Paulo. A aeronave capotou após a aterrissagem e o piloto Laert Silva Gouvêia foi atendido no Hospital da Aeronáutica de SP (Hasp), sem ferimentos graves. O acidente ocorreu com um avião North American T-6, utilizado pela Esquadrilha da Fumaça, próximo ao km 3 da estrada das Varinhas. Gouvêia foi resgatado pelo helicóptero Águia 7 da Polícia Militar e encaminhado ao Hasp. Segundo a coordenadora da empresa de demonstrações aéreas, Mônica Edo, o piloto fazia um traslado e passa bem. Gouvêia realizava exames de raio X por segurança, de acordo com informações do hospital. Redação Terra ===================================== Ao menos, nada de mais grave ao piloto. A Extreme Produções Aéreas é a Esquadrilha Oi. Link to comment Share on other sites More sharing options...
marcelvinicius Posted January 1, 2009 Share Posted January 1, 2009 Ainda bem que tudo ok com o Laert.... mas e o T-6, como será que ficou? =/ Aliás, a notícia dá a entender que o avião é ainda hoje utilizado pela Fumaça... Link to comment Share on other sites More sharing options...
E195-SDU Posted January 1, 2009 Share Posted January 1, 2009 mas e o T-6, como será que ficou? =/ Deve ter ido para o céu dos aviões... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Grumman F-14 Tomcat Posted January 1, 2009 Share Posted January 1, 2009 Deve ter ido para o céu dos aviões... Que triste, pelo lado da acft... O T-6 nao merecia esse fim... ... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Grumman F-14 Tomcat Posted January 1, 2009 Share Posted January 1, 2009 Ainda bem que tudo ok com o Laert.... mas e o T-6, como será que ficou? =/ Aliás, a notícia dá a entender que o avião é ainda hoje utilizado pela Fumaça... Na verdade, nao sei essa acft em especial, mas o T-6 foi utilizado pela fumaca de 1942 a 1976... O Fouga "Magister" de 1969 a 1974... O T-25 de 1968 até o presente... E o T-27 de 1983 até o presente... Conferem as informacoes? Bons voos Link to comment Share on other sites More sharing options...
Red Angry Bird Posted January 1, 2009 Author Share Posted January 1, 2009 Na verdade, nao sei essa acft em especial, mas o T-6 foi utilizado pela fumaca de 1942 a 1976... O Fouga "Magister" de 1969 a 1974... O T-25 de 1968 até o presente... E o T-27 de 1983 até o presente... Conferem as informacoes? Bons voos O T-25 a FAB usa nos treinamentos, mas a EAD não a utiliza mais nas demonstrações aéreas. Hoje são só os T-27 - Tucanos. Até mais! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Cmte. Vieitez Posted January 2, 2009 Share Posted January 2, 2009 Torço para que o Cmte. Laert esteja 100%. Quanto ao T-6, só posso torcer para que exista a possibilidade de reparo e rápido reingresso da aeronave na esquadrilha! Link to comment Share on other sites More sharing options...
marcelvinicius Posted January 2, 2009 Share Posted January 2, 2009 Vídeo do SPTV, com imagens: http://video.globo.com/Videos/Player/Notic...+FERIDO,00.html Link to comment Share on other sites More sharing options...
Airborn1982 Posted January 2, 2009 Share Posted January 2, 2009 Complicado mesmo , a acft deve ter "pilonado" e ficou no dorso , assim não tinha como ele abrir o canopi para sair , ainda bem que o cmte não sofreu lesões graves , e pelo que parece vai dar trabalho mas dá pra consertar a máquina. Link to comment Share on other sites More sharing options...
T-6D Posted January 2, 2009 Share Posted January 2, 2009 Pelas imagens parece ser o PT-LDO (cn 119-40147) . Link to comment Share on other sites More sharing options...
Chico-MII Posted January 3, 2009 Share Posted January 3, 2009 Foi o LDO sim!! [sELF PLUG] [/sELF PLUG] http://www.airliners.net/photo/Esquadrilha...T-6D/1359313/L/ Em Bauru/2008 Uma pena! Abraços Link to comment Share on other sites More sharing options...
E.P.M. Posted January 3, 2009 Share Posted January 3, 2009 ele tem agradecer à Deus por não ter rolado fogo...vasou combustível e 1 hora nas ferragens... Deus me livre...ele deve ter passado mals momentos rezando pro papai do céu! Link to comment Share on other sites More sharing options...
T-6D Posted January 3, 2009 Share Posted January 3, 2009 ele tem agradecer à Deus por não ter rolado fogo...vasou combustível e 1 hora nas ferragens... Deus me livre...ele deve ter passado mals momentos rezando pro papai do céu! Com certeza!! Pra onde ele estava levando esta aeronave? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marco SBCT Posted January 4, 2009 Share Posted January 4, 2009 O avião quase parado, entrou no banhado, pântano, e pilonou, segundo Lista AeroHobby. O Cmte Laert Gouvea está bem e o T-6 vai ficar de molho um bom tempo p/ que mãos habilidosas o ponham p/ voar novamente. Só por Deus ficar uma hora trancado por ali e sentindo cheiro da AVGAS, sem a mínima chanca de escapulir, acho que o resgate cortou a lateral do cock-pit do T-6 .... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Thiago Posted January 8, 2009 Share Posted January 8, 2009 Pros fãs da Esquadrilha, os quais me incluo, aí vão as latest news from SDAM -O T-6 já voltou para SDAM -Terá recuperação sim, aproximadamente 6 meses pro LDO voltar aos ares. -Está desmontado e já iniciando (beem no início mesmo) recuperação -A aeronave, estava quase parando, quando encontrou um brejinho e por este motivo pilonou. -Hélice intacta (excelente notícia) -E se tudo der certo , fim do ano com 5 T-6s (PT-KVG e o N3172H) Só me foi pedido pra não postar fotos, essas coisas. Mas a princípio é isso. E o Laert tá bem. Duro foi mesmo aguentar 1h de cabeça pra baixo no bicho. That's all folks. Link to comment Share on other sites More sharing options...
marcelvinicius Posted January 8, 2009 Share Posted January 8, 2009 Gracias Thiago. E você sabe o que provocou a necessidade deste pouso "forçado" ? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Toga_NG Posted January 8, 2009 Share Posted January 8, 2009 -Terá recuperação sim, aproximadamente 6 meses pro LDO voltar aos ares. -Hélice intacta (excelente notícia) E o Laert tá bem Definitivamente, as melhores notícias sobre esse acidente. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Speedbird Posted January 8, 2009 Share Posted January 8, 2009 -Hélice intacta (excelente notícia) Por qual razão essa notícia é tão boa? Pelo preço de uma hélice nova ou pela eventual dificuldade em se encontrar uma hélice de T6 ou pelos dois fatores juntos? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Thiago Posted January 9, 2009 Share Posted January 9, 2009 Por qual razão essa notícia é tão boa? Pelo preço de uma hélice nova ou pela eventual dificuldade em se encontrar uma hélice de T6 ou pelos dois fatores juntos? Grande JC. O motivo da hélice ser encontrada intacta, é indício claro de que o motor não desenvolvia potência no momento do impacto do nariz do avião no solo. Caso encontremos as pás amassadas de tal forma que denota motor desenvolvendo potência, é obrigatório abrir o motor para fazer raio X , magnaflux , ou algum ensaio NDT (não destrutivo) com líquido penetrante, algo assim, de eixo manivela, bielas, etc e coisa e tal. Caso não seja encontrado algum indício de impacto , e /ou deformação nas pás, podemos ter a mais absoluta certeza que o motor está íntegro. Por isso da hélice encontrada intacta ser uma boa notícia. E você sabe o que provocou a necessidade deste pouso "forçado" ? Marcel, falha de motor. Agora, o que provocou essa falha de motor, aí já não sei. Grande Abraço a todos. Link to comment Share on other sites More sharing options...
MD-11F Posted January 9, 2009 Share Posted January 9, 2009 podemos ter a mais absoluta certeza que o motor está íntegro. Marcel, falha de motor. Agora, o que provocou essa falha de motor, aí já não sei. E no caso da falha de motor não seria então necessário fazer todas aquelas inspeções que vc disse que seriam dispensadas pelo fato de a hélice estar intacta? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Thiago Posted January 9, 2009 Share Posted January 9, 2009 E no caso da falha de motor não seria então necessário fazer todas aquelas inspeções que vc disse que seriam dispensadas pelo fato de a hélice estar intacta? Não. Quando você tem uma falha de motor, normalmente sim, haverá a necessidade de colocar o motor em bancada, checar o que realmente não funciona a contento, e consertá-lo. Quando você tem um impacto da hélice com o solo, com o motor desenvolvendo potência, existe uma desaceleração brusca de muitos componentes , tais como eixo virabrequim, bielas , comando de válvulas, etc. Essa desaceleração brusca pode provocar microfissuras que acarretarão, num futuro, o comprometimento da integridade desses componentes. Ou seja,pode quebrar funcionando normalmente. E aí para evitar isso, é necessário, o chamado TBO. Nesse caso do Pratt&Whitney, é mais viável comprar outro de caixa, do que aguardar um TBO. Isso gera um custo inesperado pesado, e aí o bicho pega. Normalmente é usual, em motores a pistão: Existiu impacto com o solo, desenvolvendo potência, ou com deformação da hélice, abre e faz o TBO. Caso a hélice esteja íntegra, analisando o caso, será necessário uma intervenção mais superficial. Abraços. Link to comment Share on other sites More sharing options...
MD-11F Posted January 9, 2009 Share Posted January 9, 2009 Entendido! Link to comment Share on other sites More sharing options...
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