Jump to content

Para especialistas, concorrência no setor aéreo derrubará tarifas em 30% este ano


Tabbex

Recommended Posts

Para especialistas, concorrência no setor aéreo derrubará tarifas em 30% este ano

 

03/01 às 20h07 O Globo

 

BRASÍLIA - Especialistas e técnicos do governo apostam em uma guerra de tarifas no setor aéreo a partir de março, mostra reportagem de Geralda Doca na edição deste domingo no GLOBO. A desaceleração econômica e a conseqüente queda na renda das famílias, aliadas ao fim da alta estação, serão os motivos da disputa. Outro fator adicional será a entrada em operação da Azul, que deverá fazer com que os preços caiam, em média, 30% até o fim do ano, nos mesmos trechos voados pela concorrência, segundo projeções do professor Vladimir Silva, do Instituto Cepta, consultoria especializada no setor. (Turismo doméstico em alta em 2009)

 

O cálculo foi feito com base na comparação de valores cobrados pelas companhias entre janeiro de 2001, quando a Gol estreou no mercado, e dezembro de 2006. Mas a queda dependerá da capacidade da Azul de firmar-se no mercado e conseguir apressar a chegada de novos aviões para ampliar a malha.

 

A empresa chegará ao fim de janeiro com seis aviões e cinco cidades atendidas a partir de Campinas (SP). A estimativa é que levará um tempo para que a Azul consiga chegar nos 6% de participação no mercado detidos por Ocean Air e WebJet, as duas menores do mercado, mas já consolidadas.

 

Outro fator importante no desempenho da empresa, segundo o consultor Ruy Coutinho, da Latin Link, será a autorização para que ela possa operar em aeroportos rentáveis, como o Santos Dumont, no Rio.

 

- Em março, as companhias terão de se esforçar para encher seus aviões e aí vão travar uma verdadeira disputa tarifária - reforça o diretor da Multiplan Consultoria, Paulo Sampaio.

 

As projeções dos analistas para o setor em 2008 apontam crescimento entre 8% e 9%. Para 2009, a estimativa é de alta de 4%. Mas este indicativo precisa ser contrabalançado com o aumento da oferta pois, para atender a elevação da demanda acima de 10% nos últimos anos, as empresas procuraram ampliar suas frotas.

 

- Depois do carnaval, o mercado vai cair na real. Haverá uma diminuição no volume de passageiros não corporativos e mesmo as viagens bancadas pelas empresas vão cair. A tendência é de que os deslocamentos sejam substituídos por meios tecnológicos, vídeo e teleconferências - diz Ruy Coutinho.

 

Para Sampaio, a disputa tarifária será liderada por Gol e TAM, donas de 93% do mercado brasileiro, com mais de cem aviões cada. A grande incógnita em 2009, diz, será a Gol, que responde por 40,5% do mercado doméstico. Segundo ele, a empresa oferece um serviço de bordo "espartano" e cobra praticamente os mesmos preços da TAM.

 

fonte> http://moglobo.globo.com/integra.asp?txtUr...o-587826602.asp

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade