Jump to content

CTA estuda conceito de propulsão a laser


lylyanna

Recommended Posts

tomcat.jpg florence-airports-1.jpg airport-1.jpg

Aviation News Release

 

 

CTA estuda conceito de propulsão a laser

 

Seg, 05 de Janeiro de 2009 14:09

 

 

proplaser.jpg

 

Cientistas e engenheiros do Laboratório de Aerotermodinâmica e Hipersônica do IEAv (Instituto de Estudos Avançados), um dos institutos de pesquisas do CTA, deram um grande passo nos estudos do novo conceito de propulsão a laser.

 

Durante a fase preliminar de experimentos, a equipe produziu um feixe de radiação laser na região do infravermelho (área do espectro de luz não visível a olho nu) de aproximadamente 1 gigawatt (potência equivalente a dez milhões de lâmpadas incandescentes) e o guiaram de modo seguro para o interior da câmara de ensaios do maior túnel de vento hipersônico da América Latina, conhecido como T3.

 

O feixe de luz laser foi enviado para o interior da câmara de ensaios do T3 onde um alvo, constituído de um material térmico utilizado para evidenciar a presença deste tipo de luz laser invisível, foi literalmente queimado.

 

O próximo passo será sincronizar esse mesmo feixe de luz laser e o escoamento hipersônico oferecido pelo T3, de maneira que o vôo hipersônico de um veículo lançador leve, propulsionado a laser, possa ser pela primeira vez executado em laboratório pelo IEAv.

 

Estes experimentos visam aumentar o entendimento básico e tecnológico desse conceito avançado de propulsão aeroespacial. O princípio de funcionamento da propulsão a laser é baseado no superaquecimento do ar contido numa espécie de câmara aberta localizada na base do veículo. O ar superaquecido por um feixe de raio laser expande-se explosivamente e empurra o veículo para frente.

 

 

Tecnologia & Defesa
Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade