Jump to content

TAM contrata ex-funcionários da Varig

serious flyer

Recommended Posts

TAM contrata ex-funcionários da Varig

Na Varig, pilotos e comissários começaram a receber hoje os avisos de demissão

Ana Paula Lacerda e Alberto Komatsu

SÃO PAULO - Após fazer contato com o Sindicato Nacional dos Aeronautas, a TAM definiu que dará prioridade aos ex-funcionários da Varig ao contratar novos funcionários, especialmente para os cargos que exigem experiência - como pilotos e co-pilotos.

Até o mês de setembro, a TAM contratará 185 pilotos e co-pilotos e também 20 comissários de bordo. As contratações estão acontecendo devido à expansão no número de vôos da empresa. Este ano, a TAM iniciou 40 novos vôos domésticos e 8 internacionais. Este ano, a empresa recebeu sete Airbus 330 e deve chegar ao final de 2006 com 96 aeronaves.

Na Varig, pilotos e comissários começaram a receber hoje os avisos de demissão. Segundo eles, o comunicado pede que os funcionários façam os exames demissionais e que posteriormente serão comunicados como será realizado o desligamento da companhia.

No total, foram 5.500 postos de trabalho fechados na empresa. Segundo o vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Gelson Fochesato, em torno de 150 pilotos da Varig já estão trabalhando na TAM e outros 70 na Gol.

http://www.estadao.com.br/ultimas/economia.../ago/02/266.htm

Será que isso está ocorrendo mesmo? Tenho ouvido outra coisa por aí, mas não dá pra saber se realmente é verdade.

Abraço

É verdade, muitos aviadores da Varig já se encontram na TAM e na Gol, agora se o número é este eu não sei.

SF

Bom saber então. Pelo menos parte do pessoal está se arrumando.

Abraço

Resta saber quanto aos pilotos e co-pilotos quais aviões eles voam. Se for de 777 podemos ter um retrato de uma AFA se tornando realidade, se for de qualquer outro tipo de avião para ser treinado, tudo pode acontecer. Não sou piloto e acho que algum colega com experiência poderia dar sua opinião sobre o "timing" necessário de preparação para voar em um outro tipo de avião.

Felipe

Felipe,

Pelo que sei as contratações da TAM não levam em conta o equipamento que estes pilotos voavam na Varig. A preferência é dada aos mais experientes.

Sei que há comandantes de B777, Md11, B767, DC10 e B733 indo para lá, todos para voar o F100.

Já os copilotos estão entrando no A320/319.

Na Gol também há Comandantes e Copilotos de todos os equipamentos que a Varig voava.

A transição de um piloto de um equipamento para outro depende do curso que a empresa homologou junto à ANAC, mas em média desde a admissão até o primeiro vôo se passam 45 a 50 dias.

SF

Guest Herson

Tam contrata 205 ex-funcionários da Varig

O presidente da Tam Linhas Aéreas, Marco Antonio Bologna, anunciou ontem a contratação de 185 pilotos e co-pilotos da Varig e de 20 comissários. A empresa quer priorizar a contratação desses funcionários e já avisou aos sindicatos do setor que esta será uma prática adotada daqui para frente “para minimizar os transtornos com as demissões da Varig”. As contratações deverão ser efetivadas até o mês que vem.

A Tam ainda não pode falar sobre perspectivas de novas contratações porque ainda não fechou o balanço semestral, o que será feito amanhã. A partir daí poderá ser traçada uma expectativa nesse sentido. Atualmente, a Tam opera com 88 aeronaves e até o final do ano serão 96, o que provocará efetivamente novas contratações.

Fonte: PANROTAS

Boa noite a todos,

Se me permitem o desabafo:

Para mim acabou.

Foram 21 anos inesquecíveis, conheci o mundo inteiro e vivi situações que poucas pessoas podem experimentar....

Mas há tempos, pelo menos para mim, a aviação perdeu o encanto.

Venho desenvolvendo atividades paralelas que me dão muito prazer e algum rendimento. A minha esposa é jornalista de TV e juntos abrimos uma pequena produtora, mas o que me dá mais gosto é o projeto de uma fazenda marinha para a produção de Coquille St. Jacques (uma espécie de ostra) na região de Angra dos Reis.

Essas atividades começaram a tomar forma há uns 10 anos, quando a aviação deixou de ser prazeroso para mim. Estava sentindo os efeitos de anos de falta de rotina, do convívio familiar e da minha saúde começando a se deteriorar. Nunca consegui transar bem os fusos horários e as noites em claro, tem colegas que entram no sarcófago e dormem profundamente, eu conto nos dedos as vezes em que dormi bem.

Vejo aqui no Contato Radar jovens amantes da aviação que pretendem seguir carreira, então gostaria de deixar a minha contribuição:

Tenho certeza que peguei o final do "filé", agora só vai ter "osso", portanto, preparem-se!

Aquilo que eu falei anteriormente sobre saúde levem a sério porque depois de alguns anos os efeitos aparecem.

Quando somos mais jovens não damos muita bola para o convívio familiar. Claro! Com dinheiro no bolso e o mundo cheio de gatinhas a seus pés....mas um dia você se apaixona, casa e vêm os filhos. Nessa hora os fins de semana, feriados e dias festivos fora de casa vão incomodar.

Acho que já falei muito, finalizando...

Diversifiquem, abram a cabeça e principalmente ESTUDEM. Existem muitas coisas legais para se fazer na vida, não fiquem só pensando em Boeings e Airbuses! E se a triste história se repetir vocês terão sempre opções.

Desculpem se o post foi muito longo,

Abs,

Dick

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade