Jump to content

Juizado da Bahia deve suspender execução contra a Varig e restituir a Gol


Renan926

Recommended Posts

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha, determinou que o Juizado Especial Cível e Defesa do Consumidor de Juazeiro, na Bahia, suspenda uma execução em andamento contra a Varig S/A e devolva à companhia aérea Gol valores que foram bloqueados e depois transferidos para uma conta judicial. A continuidade dessa execução descumpre uma decisão do STJ tomada anteriormente.

 

Em junho de 2008, o ministro Ari Pargendler, atual vice-presidente do STJ, ao julgar um conflito de competência, concedeu liminar à Varig para suspender a execução em trâmite no juizado de Juazeiro e designar o juiz de Direito da 1ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro para decidir as medidas urgentes.

 

Neste ano a Gol recorreu ao STJ, alegando que o juizado de Juazeiro descumpriu a decisão do ministro Ari Pargendler. Afirmou que o magistrado da Bahia deferiu a reativação da execução, determinou o bloqueio on-line de valores nas contas da Gol e a transferência desses valores para uma conta judicial. A companhia aérea pede o imediato desbloqueio das contas e a restituição do dinheiro transferido.

 

O ministro Cesar Rocha constatou que o juízo de Juazeiro foi comunicado sobre a decisão do ministro Ari Pargendler e que, em 5/8/2008, prestou informações ao STJ de que havia proferido despacho para suspender a execução. A petição da Gol contém cópias de documentos demonstrando que o pedido de reativação da execução foi feito em 18/11/2008 e o deferimento ocorreu em 4/12/2008.

 

Diante desses fatos, o ministro Cesar Rocha concluiu que a execução está em andamento e determinou que a decisão anterior do STJ seja cumprida, com o cancelamento de medidas eventualmente praticadas em sentido contrário ao foi decidido pelo ministro Ari Pargendler.

 

 

 

 

Fonte: Editoria de Imprensa STJ

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade