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Reivindicação de novos voos pra bahia


rafael_ba

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Notícias

Assembléia Legislativa

Deputado quer aumento de vôos regionais

 

 

 

O deputado Arthur Maia (PMDB) solicitou ao governador, através de indicação protocolada na mesa, o fomento de vôos regionais nas cidades pólos do Estado. “Cidades com mais de 100 mil habitantes que não possuem vôos regionais para os grandes centros, e para outros estados como Minas Gerais, Espírito Santo e Pernambuco tem menor possibilidade de crescimento econômico “, justificou ele.

 

O parlamentar cita que cidades como Guanambi, Jequié, Paulo Afonso, Feira de Santana, Irecê, Bom Jesus da Lapa, Caravelas, Teixeira de Freitas e Lençóis não dispõem ou dispõem de raríssimas opções de linhas aéreas com destino a Salvador ou à outras cidades de médio e grande porte. “ Necessitamos de uma malha aérea condizente com o tamanho de nosso estado e a intervenção estatal é imprescindível para que a Bahia se insira efetivamente no eixo de desenvolvimento”, complementou o peemedebista em sua solicitação.

 

fonte site do pmdb na ba

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O parlamentar cita que cidades como Guanambi, Jequié, Paulo Afonso, Feira de Santana, Irecê, Bom Jesus da Lapa, Caravelas, Teixeira de Freitas e Lençóis

Quais destas possuem aeroportos devidamente adequados para receber linha aérea?

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Quais destas possuem aeroportos devidamente adequados para receber linha aérea?

 

 

boa pergunta... sei que Paulo afonso e lencois tem boas pistas... 1800 e mais de 2000m. paulo afonso inclusive operado pela infraero e 45 m de largura...

 

bom jesus da lapa tem pista curta e em perimetro urbano.. 1000 e poucos m . guanambi 1700x 30. ele nao citou brumado que tem 1740 x 30m bem conservado

 

jequie 1280 x 30 parece.. sera que ai cabe um ATR 42 com algumas reformas?

 

 

dessas cidades citadas pelo deputado so guanambi e b j lapa recebem um emb 110 3 vezes por semana. ha pouco tempo quando barreiras e conquista tinham rota guanambi recebia mais de um voo por dia. e na epoca da nordeste chegou a 3 ou mais( varias direcoes). teixeira recebia um voo da abaete ate ha pouco tempo... nao sei as dimensoes da pista e outros dados..

 

alguem pode me ajudar ou dar opinioes? n ao conheco todas as cidades nao... mas na malha da nordeste que postaram ai muitas dessas cidades tinham voos com boa frequencia.. olhem a malha antiga de 1987.. em 90e pouco era ate maior parece e com mais frequencias...

 

http://img25.imageshack.us/img25/968/img765ac0.jpg

 

algeum que conhece essas cidades sabe as atuais situacoes dos aeroportos? pista, balizamento, aeronave que pode receber, restricoes, terminal e porque essas cidades mereceriam um voo?

 

 

 

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boa pergunta... sei que Paulo afonso e lencois tem boas pistas... 1800 e mais de 2000m. paulo afonso inclusive operado pela infraero e 45 m de largura...

 

bom jesus da lapa tem pista curta e em perimetro urbano.. 1000 e poucos m . guanambi 1700x 30. ele nao citou brumado que tem 1740 x 30m bem conservado

 

jequie 1280 x 30 parece.. sera que ai cabe um ATR 42 com algumas reformas?

 

Em alguns sites de aviação existem os principais dados tecnicos de aeroportos de todo o Brasil. Dentre as cidades que o Deputado citou p/ reativação da aviação regional da bahia, temos as seguintes dados das pistas dessas cidades:

 

POR ORDEM>

 

- GUANAMBI; 14 – L12 - (1700 x 30 ASPH 8/F/C/Y/U L14, L15) – L12 - 32

- JEQUIÉ; 14 – (1280 x 30 ASPH 8/F/C/Y/U) – 32

- PAULO AFONSO; 14 – L12 – (1800 x 45 ASPH 35/F/C/X/U L14, 15) – L12 – 32

- FEIRA DE SANTANA; 13 – (1500 x 30 ASPH 14/F/B/Y/U) – 31

- IRECÊ; 11 – L12 – (1400 x 30 ASPH 5700Kg/0.50 Mpa L14, 15) – L12 – 29

- BOM J. DA LAPA; 18 – (1211 x 30 ASPH 9/F/C/Y/U) – 36

- CARAVELAS; 06 – L9(3),12 – (1530 x 50 ASPH 32/F/C/X/U L14) – L12 – 24

- TEIXEIRA DE FREITAS; 11 – L12 – (1460 x 30 ASPH 31/F/A/X/T L14,15) – L12 – 29

- LENÇÓIS; 14 – L9 (3) L12 – (2082 × 30 ASPH 44/R/A/W/T L14, 15) – L12 – 32

 

Estava vendo que cidades como Lábrea e São João Del Rei recebem voos TIB com o equipamento ATR 42. Vejam as configurações de suas pistas:

 

- Lábrea; 18 – (1200 x 30 ASPH 7/F/C/Y/U) – 36

- São J. Del Rei; 08 – (1100 x 30 ASPH 8/F/C/Y/U) – 26

 

Apartir desses dados, acho que´não há problemas de uma pista com 1280m x 30m receber o ATR 42. Espero o dia que o interior da Bahia Possa ser reconhecido...

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Em alguns sites de aviação existem os principais dados tecnicos de aeroportos de todo o Brasil. Dentre as cidades que o Deputado citou p/ reativação da aviação regional da bahia, temos as seguintes dados das pistas dessas cidades:

 

POR ORDEM>

 

- GUANAMBI; 14 – L12 - (1700 x 30 ASPH 8/F/C/Y/U L14, L15) – L12 - 32

- JEQUIÉ; 14 – (1280 x 30 ASPH 8/F/C/Y/U) – 32

- PAULO AFONSO; 14 – L12 – (1800 x 45 ASPH 35/F/C/X/U L14, 15) – L12 – 32

- FEIRA DE SANTANA; 13 – (1500 x 30 ASPH 14/F/B/Y/U) – 31

- IRECÊ; 11 – L12 – (1400 x 30 ASPH 5700Kg/0.50 Mpa L14, 15) – L12 – 29

- BOM J. DA LAPA; 18 – (1211 x 30 ASPH 9/F/C/Y/U) – 36

- CARAVELAS; 06 – L9(3),12 – (1530 x 50 ASPH 32/F/C/X/U L14) – L12 – 24

- TEIXEIRA DE FREITAS; 11 – L12 – (1460 x 30 ASPH 31/F/A/X/T L14,15) – L12 – 29

- LENÇÓIS; 14 – L9 (3) L12 – (2082 × 30 ASPH 44/R/A/W/T L14, 15) – L12 – 32

 

Estava vendo que cidades como Lábrea e São João Del Rei recebem voos TIB com o equipamento ATR 42. Vejam as configurações de suas pistas:

 

 

- Lábrea; 18 – (1200 x 30 ASPH 7/F/C/Y/U) – 36

- São J. Del Rei; 08 – (1100 x 30 ASPH 8/F/C/Y/U) – 26

 

Apartir desses dados, acho que´não há problemas de uma pista com 1280m x 30m receber o ATR 42. Espero o dia que o interior da Bahia Possa ser reconhecido...

 

 

otimo trabalho... teixeira, guanambi, lapa e jequie recentemente tiveram ou tem abaete a precos extratosfericos e lencois e paulo afonso tiveram one ou bra e hj tao sem voos de paz... demanda existe sim... irece nao sei se ja recebeu voo regular, mas isso nao é impeditivo de o ter( nem que seja um emb 110) ja que eh uma cidade produtora e precisa de um transporte digno( ai fica por conta do governo incentivar).

 

mas pelo que vejo e ouco falar dessas cidades e talvez alguma outra( alguem cita outra?) ha demanda desde que haja precos justos e algum incentivo.

 

alguem pode falar mais dos terminais, balizamento, estado da pista, restricoes e se ha algum alguma intencao de voos nessas cidades? parece que a TIB vem sondando barreiras e guanambi. barreiras conta hoje com passaredo a um preco justo distancia rodoviaria de 900km e sai a partir de 208 reais( otimo preco) num emb 120

 

paulo afonso tem um otimo terminal( operado pela infraero) e guanambi tem um terminal pequeno mas suficiente e bem conservado-tipo o de conquista mais ou menos que pra cidade eh suficiente. guanambi conta com estacao de reabastecimento- nao sei se esta ativa

 

bem.. eh isso... quem pode conhecer mais dessas pistas sao os moradores das cidades e os pilotos que fazem malote diariamente....

 

 

 

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otimo trabalho... teixeira, guanambi, lapa e jequie recentemente tiveram ou tem abaete a precos extratosfericos e lencois e paulo afonso tiveram one ou bra e hj tao sem voos de paz... demanda existe sim... irece nao sei se ja recebeu voo regular, mas isso nao é impeditivo de o ter( nem que seja um emb 110) ja que eh uma cidade produtora e precisa de um transporte digno( ai fica por conta do governo incentivar).

 

mas pelo que vejo e ouco falar dessas cidades e talvez alguma outra( alguem cita outra?) ha demanda desde que haja precos justos e algum incentivo.

 

alguem pode falar mais dos terminais, balizamento, estado da pista, restricoes e se ha algum alguma intencao de voos nessas cidades? parece que a TIB vem sondando barreiras e guanambi. barreiras conta hoje com passaredo a um preco justo distancia rodoviaria de 900km e sai a partir de 208 reais( otimo preco) num emb 120

 

paulo afonso tem um otimo terminal( operado pela infraero) e guanambi tem um terminal pequeno mas suficiente e bem conservado-tipo o de conquista mais ou menos que pra cidade eh suficiente. guanambi conta com estacao de reabastecimento- nao sei se esta ativa

 

bem.. eh isso... quem pode conhecer mais dessas pistas sao os moradores das cidades e os pilotos que fazem malote diariamente....

 

Muitas cidades Baianas tem demanda, mas não tem oportunidade! Com a Chegada da TRIP isso vai mudar. VC comentou a cidade de Irecê-Ba, concordo que poderiam ter operações por lá, com pelo menos EMB 110, a abaeté deveria explorar esses mercados, lá tem grande produção agrícola, conhecida como a "cidade do feijão", enfim na Bahia temos referencias!

 

Essas cidades podem mesmo ter voos, como vc disse, desde que sejam aplicadas tarifas justas terão demandas satisfatorias, além de incentivos q o governo dá a essas cias p/ operarem. Mesmo c/ tarifas altissimas Guanambi consegue sustentar voos p/ SSA, imagemos se tarifas mais em conta forem apresentadas p/ comunidade, não triplicaria a opção por viajar de avião??? Outra cidade q n foi citada pelo Deputado é VALENÇA-BA, essa possui um Otimo aeroporto com pista de 1800m x 30m admnistrado pela MPE, seu potencial economico na Costa do dendê é crescente e vindouro... Além do turismo, com seu lindo litoral e Morro de São Paulo que é proximo, com todos esses pontos a favor de Valença, acho viável pensarmos em operaçãos regulares por lá.

 

Sobre os Terminais das cidades eu não tenho conhecimento, exceto o de Valença-ba que é muito bonito e tem uma estrutura Otima. Reforço: qm souber mais informações a respeito dos terminais de pax dos aeroportos das cidades citadas pelo Deputado Arthur, por favor portem aqui!!!

 

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Muitas cidades Baianas tem demanda, mas não tem oportunidade! Com a Chegada da TRIP isso vai mudar. VC comentou a cidade de Irecê-Ba, concordo que poderiam ter operações por lá, com pelo menos EMB 110, a abaeté deveria explorar esses mercados, lá tem grande produção agrícola, conhecida como a "cidade do feijão", enfim na Bahia temos referencias!

 

Essas cidades podem mesmo ter voos, como vc disse, desde que sejam aplicadas tarifas justas terão demandas satisfatorias, além de incentivos q o governo dá a essas cias p/ operarem. Mesmo c/ tarifas altissimas Guanambi consegue sustentar voos p/ SSA, imagemos se tarifas mais em conta forem apresentadas p/ comunidade, não triplicaria a opção por viajar de avião??? Outra cidade q n foi citada pelo Deputado é VALENÇA-BA, essa possui um Otimo aeroporto com pista de 1800m x 30m admnistrado pela MPE, seu potencial economico na Costa do dendê é crescente e vindouro... Além do turismo, com seu lindo litoral e Morro de São Paulo que é proximo, com todos esses pontos a favor de Valença, acho viável pensarmos em operaçãos regulares por lá.

 

Sobre os Terminais das cidades eu não tenho conhecimento, exceto o de Valença-ba que é muito bonito e tem uma estrutura Otima. Reforço: qm souber mais informações a respeito dos terminais de pax dos aeroportos das cidades citadas pelo Deputado Arthur, por favor portem aqui!!!

 

o deputado ARTHUR MAIA esta de parabens por ver a necessidade e requisitar os voos. essa demanda nao eh recente.. a nordeste estatal e privada atendia bem praticamente todas as cidades citadas com voos pra o brasil todo... a bahia precisa de uma aviacao forte compensando rotas menos densas com mais escalas e beneficiando todos os municipios polo do estado.

 

espero que a trip ou passaredo ou ate mesmo a abaete invistam nessas cidades...

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Estava vendo que cidades como Lábrea e São João Del Rei recebem voos TIB com o equipamento ATR 42. Vejam as configurações de suas pistas:

 

- Lábrea; 18 – (1200 x 30 ASPH 7/F/C/Y/U) – 36

- São J. Del Rei; 08 – (1100 x 30 ASPH 8/F/C/Y/U) – 26

 

Apartir desses dados, acho que´não há problemas de uma pista com 1280m x 30m receber o ATR 42. Espero o dia que o interior da Bahia Possa ser reconhecido...

 

 

Philipe a pista do Aeroporto de São João Del Rei depois da reforma é de 1400m x 30m.

 

Dados atuais do Aeroporto:

 

http://forum.contatoradar.com.br/index.php?showtopic=34858

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Philipe a pista do Aeroporto de São João Del Rei depois da reforma é de 1400m x 30m.

 

Dados atuais do Aeroporto:

 

http://forum.contatoradar.com.br/index.php?showtopic=34858

 

Legal eu estava com noticias atrasadas... vi no site: http://www.emsampa.com.br/wardest_sjdelrei.htm ; quado era de 1140m x 30m, também operava o ATR 42, correto? E Lábrea-Am, são 1200m mesmo?

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Legal eu estava com noticias atrasadas... vi no site: http://www.emsampa.com.br/wardest_sjdelrei.htm ; quado era de 1140m x 30m, também operava o ATR 42, correto? E Lábrea-Am, são 1200m mesmo?

 

 

A Total começou em São João Del Rei após a reforma completa do aeroporto.

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O pessoal só se preocupa com COMPRIMENTO DE PISTA... não contam com a questão de arredores de aeroporto, segurança do campo, balizamento, condições físicas da pista (não adianta ser comprida e toda esburacada), se o terminal atende adequadamente aos passageiros, existem MIL variantes além da pista.

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O pessoal só se preocupa com COMPRIMENTO DE PISTA... não contam com a questão de arredores de aeroporto, segurança do campo, balizamento, condições físicas da pista (não adianta ser comprida e toda esburacada), se o terminal atende adequadamente aos passageiros, existem MIL variantes além da pista.

 

 

eh verdade.. mas o comprimento ja eh um paramentro pra comecar a comparacao. voce tem conhecimento dos aerodromos do interior? da situacao deles? tirando barreiras e conquista e paulo afonso que eu conheco... se tiver alguma info, poste aqui, vai

 

abracao

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