Jump to content

Indústria de carga aérea recua 4,8% em 2008


Tabbex

Recommended Posts

Indústria de carga aérea recua 4,8% em 2008

 

SÃO PAULO, 13 de fevereiro de 2009 - A indústria mundial de transportes de carga aérea recuou 4,8% no acumulado de 2008, ante 2007, informou hoje o analista de carga aérea para a América Latina da Boeing (maior fabricante de aviões para tráfego de cargas), Kai Heinicke. Segundo Heinicke, no ano anterior houve crescimento de 5% no desempenho do segmento.

 

Entre 2004 a 2007 o setor avançou 12% e, no total dos últimos 20 anos, o crescimento foi de 7%. O analista destacou que 90% da capacidade cargueira mundial é constituida por aviões Boeing.

 

Segundo ele, o desempenho do segmento começou a apresentar queda em maio de 2008. O recuo foi puxado pela elevação no preço do petróleo. "O custo do transporte reflete diretamente o preço do combustível. E esse custo aumentou significativamente, várias vezes consecutivas. Essa variação é repassada de imediato para o cliente", disse, lembrando que o preço do serviço de transporte aéreo é, normalmente, dez vezes mais caro do que o transporte de navio.

 

A tendência de queda do setor, entretanto, se confirmou com o desaquecimento da economia mundial, segundo Heinicke. "O desempenho desse segmento costuma sempre acompanhar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, porém, em dupla intensidade", explicou.

 

(Carina Urbanin - InvestNews)

fonte> http://jbonline.terra.com.br/nextra/2009/0.../e130212214.asp

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade