Jump to content

Anac prepara a liberação do aeroporto da Pampulha

bmallet

Recommended Posts

RIO - Depois de liberar o Santos Dumont para voos além da ponte aérea Rio-São Paulo, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deverá reabrir o aeroporto da Pampulha para as grandes companhias, em uma iniciativa que enfrenta forte oposição do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB). É o que conta reportagem do jornal Valor Econômico publicada na edição desta quinta-feira e em seu site .

Leia também: Cabral vai à Justiça contra decisão da Anac

O extinto Departamento de Aviação Civil (DAC) limitou o uso do aeroporto central de Belo Horizonte, em uma portaria editada em março de 2005, à aviação executiva ou a ligações comerciais feitas com turboélices para até 50 passageiros. Na prática, a medida expulsou as empresas de maior porte e desativou voos da Pampulha para outras capitais.

A agência praticamente concluiu os estudos técnicos para a expansão operacional do aeroporto mineiro, em um processo que seguirá os mesmos trâmites da liberação do Santos Dumont: o processo será colocado em audiência pública, provavelmente ainda no primeiro semestre, e a decisão da diretoria da Anac ocorrerá após o recebimento de contribuições dos interessados.

Aécio aproveitou uma visita à Cidade Administrativa, onde está sendo construída a nova sede do governo de Minas Gerais, para criticar essa possibilidade. Ele disse já ter protestado ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, e prometeu uma "ação vigorosa" para manter somente voos regionais na Pampulha.

O governador mineiro lembrou que houve criação de ligações internacionais a partir do aeroporto de Confins, nos últimos anos, e qualificou como "retrocesso" a postura da agência.

- Os voos diretos para outros Estados devem sair de Confins porque isso viabilizou a vinda para BH de voos internacionais que nós não tínhamos - disse Aécio, segundo entrevista distribuída por sua assessoria. - Hoje são mais de 50 saídas semanais. E elas só chegam a Confins porque ele é um 'hub' de distribuição para outros Estados. Quando permitirmos que esses voos diretos, seja para o Rio, São Paulo ou outras capitais saiam da Pampulha, não é uma companhia apenas que vai querer esse privilégio. Isso desmonta o 'hub' de distribuição dos voos internacionais - afirmou Aécio.

A justificativa da Anac tem base legal. Segundo a agência, a lei de sua criação, publicada em setembro de 2005, permite às empresas explorar "quaisquer linhas aéreas, observada (sic) exclusivamente a capacidade operacional de cada aeroporto e as normas regulamentares de prestação de serviço adequado expedidas pela Anac". Seria ilegal e artificial, do ponto de vista do regulador, fazer restrições à aviação comercial se não há obstáculos da pista e do terminal para as suas operações.

O presidente da Azul, Pedro Janot, disse ontem ao Valor que tem muito interesse em voar desde Pampulha, fazendo o trajeto entre Belo Horizonte e Rio. Assim que a Anac liberar Pampulha, a Azul apresentará suas propostas de voo, disse Janot.

No caso da Pampulha, a grande diferença em relação ao Santos Dumont é a baixa capacidade do terminal, que comportaria a movimentação simultânea de apenas 400 passageiros - o equivalente a pouco mais de dois A320 ou 737-800 cheios. Portanto, a liberação do aeroporto mineiro deve gerar um acréscimo de sua exploração menor do que a medida para o Santos Dumont, mas será suficiente para permitir a volta dos voos para outras capitais, inclusive a seus aeroportos mais centrais, como Congonhas.

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/...a-754699829.asp

• Replies 62
  • Created
  • Last Reply

Quem conhece PLU, sabe que não cabe mais nada ali... TRIP, PASSAREDO E AIR MINAS já ocupam todos check-ins e nos horários de pico é um inferno, sem falar naquele pátio espaçoso, quero ver onde vão por mais 5 empresas ali pq claro que TAM, GOL, WEBJET, OCEANAIR e AZUL vão querer voar dct PLU

Ai meu Deus, a mesma novela do SDU

eu vou ate evitar ler esse opico, acabo perdendo muito tempo de estudo!

2

2

Essa história de SDU, PLU, GIG, CNF já encheu....!!!

Deixo o assunto e o tópico para os mineiros e cariocas. Mesmo porque não tenho opinião formada do assunto e por isso não vejo o porque postar aqui.

Minha opinião é que de todos os posts que lá li, ambos os lados tem razões bem plausíveis para os seus pontos de vista. É uma questão complicada. Reserva de mercado prejudicando consumidores é ruim... mas falta de planejamento de longo prazo e falta de um estudo detalhado de impactos também é ruim.

Decisões de uma agéncia como a ANAC sem as explicações e sem deixar claro os planos futuros é algo temerário... Um governados que fala mais do que devia, que usa termos preconceituosos é algo impróprio para uma pessoa pública...

Ou seja, uma questão polêmica, rechada de interesses pessoais e empresariais de ambas as partes. Tem gente levando dinheiro para abrir, e outros para não abrir...

O que eu acho é que, na grande maioria das vezes, em questões assim, a solução passa por algo que fica no meio dos dois mundos:

E que, a meu ver seria uma liberação gradual de SDU e PLU, ao longo de um determinado período de tempo, com um planejamento detalhado e sério de operações (rotas, slots, ...) e uma certa reserva de mercado para os vôos dos grandes (GIG e CNF). Por exemplo, vôos para BSB que chegam em determinados horários que casem bem com os vôos para o exterior, e para outros grandes centros, deveriam ficar no GIG e CNF (porque seriam mais apropriados para quem está em conexão). Já em outros horários, alguns vôos poderiam vir para os aeroportos menores.

Entretanto deveria vir junto com esta decisão da ANAC um plano de investimentos conjunto com a Infraero e iniciativa privada para a melhoria da infraestrutura de todos os aeroportos (PLU em especial), além de um plano conjunto com governos municipais e estaduais para melhoria da infraestrutura de apoio (transportes, hoteis, etc)...

Mas o que nós vemos são decisões movidas apenas por interesses imediatistas de ambas as partes... afinal ninguém quer esperar para enfiar uma bolada nos bolsos... é assim que a coisa na Brasil funciona.

Um desabafo do EMB-312

Maldita Azul. Maldita Solange.

A briga com Aécio vai ser pior ainda!

Se preparem!

briga? acredite, a única chance de PLU não cair é se SDU continuasse apenas com a ponte, como SDU abriu, PLU é caso perdido para Aécio e cia. Nessa a ANAC ganhou de novo.

Que maravilha!PLU liberado!

tem ctz q vc sabe oq é "PLU"? sabe aonde fica "PLU"? conhece a estrutura de "PLU"?

sem comentários... :suicide_anim:

Entretanto deveria vir junto com esta decisão da ANAC um plano de investimentos conjunto com a Infraero e iniciativa privada para a melhoria da infraestrutura de todos os aeroportos (PLU em especial), além de um plano conjunto com governos municipais e estaduais para melhoria da infraestrutura de apoio (transportes, hoteis, etc)...

A infraero não segue a risca nem os planos diretores para os principais aeroportos e fontes de renda da mesma. quiçá seguir um plano com governo estadual/federal no mesmo plano. é fora da realidade "politiqueira" do Brasil.

Mas o que nós vemos são decisões movidas apenas por interesses imediatistas de ambas as partes... afinal ninguém quer esperar para enfiar uma bolada nos bolsos... é assim que a coisa na Brasil funciona.

e é ai que mora o problema. porque como diz o mestre... "tudo que pinta de novo, pinta na bunda do povo"

A questão pra mim já é simples. Não sou eu que vou manter fechado, não são os torcedores aqui do CR que vão fazer a ANAC abrir, então bolas pra isso tudo. A hora que eu puder opinar oficialmente eu farei mas por aqui já encheu a paciência total. Fica todo mundo dançando em volta da fogueira e não dá em nada. Já basta o stress da rotina. Meu protesto aqui já está feito.

Abraço

Sobre PLU, eu sou contra! Não tem espaço. A operação das regionais alí já é intensa e o terminal minísculo não comporta mais passageiros.

Nessa, eu truco! PLU está OK como está agora.

SDU, tem espaço. PLU não! BH tem acesso 1000 vezes mais seguro para CNF do que o rio para o GIG. E CNF é OUTRO conforto para o passageiro, baita aeroporto. Gosto muito de CNF e não vejo nenhum problema na distância para BH. Já cheguei na madrugada em CNF e foi super tranquilo chegar no Quality da Afonso Pena.

Bola fora da ANAC com relação a PLU.

Rafael

Sobre PLU, eu sou contra! Não tem espaço. A operação das regionais alí já é intensa e o terminal minísculo não comporta mais passageiros.

Nessa, eu truco! PLU está OK como está agora.

SDU, tem espaço. PLU não! BH tem acesso 1000 vezes mais seguro para CNF do que o rio para o GIG. E CNF é OUTRO conforto para o passageiro, baita aeroporto. Gosto muito de CNF e não vejo nenhum problema na distância para BH. Já cheguei na madrugada em CNF e foi super tranquilo chegar no Quality da Afonso Pena.

Bola fora da ANAC com relação a PLU.

Rafael

Rafael, nao tem espaço para 4- 737/320 agora 2 deles por hora aguenta traquilo.

Pode escrever que ontem que terminaram o estudo ja levantaram que cabem 2 aves grande por hora ao menos.

Com isso teremos ter perto de 30 novos slots, o que deve acar se traduzindo em algo como 16CGH, 8SDU, e 4BSB.

É suficiente para agradar as aereas terem algumas opcoes fora CNF atendendo os pax que estao dispostos a comodidade de pousar no centro pagando mais caro, o aqueles que necessitam de conexao com o interior que era a coisa mais porca que ja vi... sair de CNF pegar um onibus e entrar num turboelice para voar mais 45min, uma comedia.

Abram um aeroporto na Savassi! Pronto, resolve... ou então, no centro, já põe o terminal ali na Praça 7, que alimentação de linhas de ônibus é que não vai faltar...

Ahh eu sonho também o dia que abrirem o Campo de Marte para A320 e 737-800... hehehehe... vai ficar show!

Abram um aeroporto na Savassi! Pronto, resolve... ou então, no centro, já põe o terminal ali na Praça 7, que alimentação de linhas de ônibus é que não vai faltar...

Ahh eu sonho também o dia que abrirem o Campo de Marte para A320 e 737-800... hehehehe... vai ficar show!

O correto seria girar a cabeceira de marte com uma pista de 1500m, e mandar TODA aviação executiva pra la.

Com isso liberaria CGH para a comercial.

quero ver quando inundar o terminal de PLU e usarem ela de barquinho.

Para quê? Aí vai estar a praticidade de usar PLU. Você pode ficar preso, molhado e ver o vôo atrasar horas, mas pelo menos você está no Centro!!! Não é uma sensação de prazer indescritível?????

Para quê? Aí vai estar a praticidade de usar PLU. Você pode ficar preso, molhado e ver o vôo atrasar horas, mas pelo menos você está no Centro!!! Não é uma sensação de prazer indescritível?????

:rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

:thumbsup:

:rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Quer resolver o problema de BH e RIO?? Pergunte à Maísa....

:rofl: :rofl: :rofl:

:rofl:

Apenas um detalhe: PLU está a quase 10km do centro... e dependendo do horário, mais parecem uns 40!

hahahahaha

do jeito que o departamento de comunicaçao social da infrazero tem tentado melhorar a imagem da infrazero diante de tantos escandalos, eu nao duvido que eles inventem uma situaçao ridicula como essas para lançar a seguinte noticia:

infrazero inova ao realizar embarque com barcos!

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.

• Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade