Jump to content

Planador cai de bico em São Luiz do Purunã

raphael_ph

Recommended Posts

Um planador caiu, na tarde deste sábado, em uma fazenda nas proximidades da BR-277, na altura de São Luiz do Purunã, região dos Campos Gerais, no Paraná. A aeronave era conduzida por Luiz Ivan Vasconcelos, 72 anos.

Com as pernas quebradas, ferimentos pelo corpo, mas sem risco de morte, ele foi levado para o pronto socorro do Hospital Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo. A família preferiu não dar mais informações sobre o caso.

O planador, que caiu de bico, ficou destruído. Segundo a concessionária Rodonorte, responsável pelo trecho da rodovia, o piloto participava de um evento de aviação na Fazenda Talia. Vasconcelos recebeu socorro de pessoas que estavam no local e só depois que já estava perto da rodovia foi atendido pelas equipes de resgate. O transporte até o hospital foi feito pelo helicóptero da Polícia Rodoviária Federal. O piloto estaria tentando pousar no aeroclube de Balsa Nova.

planador.jpg

Fonte: OndaRPC

:( :(

Planador cai ao tentar pousar no Paraná

Piloto quebrou as pernas mas não corre risco de morte.

Aeronave era conduzida por homem de 72 anos.

Um planador caiu na tarde deste sábado (14) em uma fazenda a cerca de 40 quilômetros de Curitiba, no Paraná. A aeronave era conduzida por homem de 72 anos.

O piloto quebrou as pernas e sofreu ferimentos pelo corpo, e foi encaminhado a um hospital na cidade de Campo Largo, mas não corre risco de morte.

A asa da aeronave, feita de madeira, teria quebrado durante o vôo. O planador, que caiu de bico, ficou destruído. O piloto estaria tentando pousar no aeroclube de Balsa Nova.

Fonte: G1

Eu ia voar planador semana que vem ;O

Eu vi na Tv meio rápido e tive a impressão de ter visto um Quebec no final da matricula, e lá na fazenda não tem nenhum que termine (ou contenha) Quebec

Mas pode ter sido impressão minha ;x

Eu vi na Tv meio rápido e tive a impressão de ter visto um Quebec no final da matricula, e lá na fazenda não tem nenhum que termine (ou contenha) Quebec

Mas pode ter sido impressão minha ;x

Não funcionou o Edit...

Segue Video... Parece ser PT-PEQ ou PT-PEO

http://portal.rpc.com.br/tv/paranaense/vid...paranatv2edicao

Ouvi quando o Patrulha 03 decolou p/ Thalia e fez pouso no Hospital Evangélico p/ embarcar Médico. Na volta reportou que o ferido haiva sido desembarcado no Hospital de campo Largo.

Deu sorte o Luiz Ivan Vaconcelos. Devia estar no circuito para se safar dessa.

Marco, se eu não me engano, Hospital Evangélico não tem lugar adequado para pouso do heli, se eu não me engano a última vez que precisaram trazer um paciente para o evangélico, eles utilizaram o campo aonde era o antigo clube Juventus, que agora é um grande campo vazio.

Abraços

Eeeitaaaa G1 que só fala bobagem..

Asa que se quebra em vôo...quanta presunção.

Segundo o pessoal da lista planador brasil, lá de Balsa Nova, o piloto é o vice-presidente do aeroclube, e o queréu abriu os spoilers logo que saiu do chão.

O piloto rebocador comandou o acionamento do leme, esquerda/direita alternadamente (código para o piloto do planador saber que o planador está com spoilers abertos) , mas o piloto do planador não percebeu. Logo após o desligamento, o planador não conseguiu alcançar a pista, e caiu perto da cabeceira.

O Queréu deu PT, mas o piloto está muito bem de saúde, apenas fará cirurgias para colocar alguns pinos no pé.

Segundo o pessoal de Balsa Nova, o que aconteceu foi isso (abertura inesperada dos spoilers)

Ontem o nosso Vice-Presidente Luiz Ivan, decolou com o quereu quando saiu do chão no reboque o spolier abriu, o piloto rebocador continuou com o reboque e acionou o leme diversas vezes para avisar, mas infelizmente ele não percebeu (estava também sem rádio), achamos que após o desligamento ele notaria o spolier aberto, desligou a 500 m., e não percebeu o spolier aberto e veio direto para cabeceira em uso, chegou abaixo de 100 m., sobre a cabaceira fez uma curva para a direita em seguida outra para a esquerda no intuito de aproar a pista mas infelizmente o quereu com todo aquele freio aberto estolou a no acostamento da pista ao lado da cabeceira. O quereu deu perda total o Luiz foi levado para o hospital sofreu fratura na panturrilha e pé esquerdo, diversos cortes superficiais pelos cacos do plexi, ontem fomos ao hospital ele estava falando no celular etc., mas hoje pela manhã os médicos acharam uma pequena lesão na coluna. a aparência dele esta boa e bem disposto, entre hoje e amanhã ele vai sofrer cirurgia na perna para colocação de pinos e uma pequena cirurgia na coluna. para isto vai tomar anestesia geral, estamos torcendo que tudo corra bem.

A imprensa andou noticiando que o planador perdeu a asa em vôo, coisa de repórter sem cultura geral nenhuma.

EDUARDO - BALSA NOVA

Marco, se eu não me engano, Hospital Evangélico não tem lugar adequado para pouso do heli, se eu não me engano a última vez que precisaram trazer um paciente para o evangélico, eles utilizaram o campo aonde era o antigo clube Juventus, que agora é um grande campo vazio.

Abraços

Não sei exatamente onde fica o heliponto do Evangélico, mas existe e operam por lá seguidamente levam até pessoas acidentadas, vou falar com o pessoal do Patrulha e descobrir onde fica, até no Trabalhador eles operam, só no Cajuru não, porque os médicos se apossaram do heliponto e não querem liberar o "estacionamento" que conseguiram ...

No Cajuru o prédio novo vai ter heliponto na cobertura.

Mas em resumo, o Patrulha virou heli de socorro, muito correto, pois o Estado se nega a investir neste serviço.

Ontem o nosso Vice-Presidente Luiz Ivan, decolou com o quereu quando saiu do chão no reboque o spolier abriu, o piloto rebocador continuou com o reboque e acionou o leme diversas vezes para avisar, mas infelizmente ele não percebeu (estava também sem rádio), achamos que após o desligamento ele notaria o spolier aberto, desligou a 500 m., e não percebeu o spolier aberto e veio direto para cabeceira em uso, chegou abaixo de 100 m., sobre a cabaceira fez uma curva para a direita em seguida outra para a esquerda no intuito de aproar a pista mas infelizmente o quereu com todo aquele freio aberto estolou a no acostamento da pista ao lado da cabeceira. O quereu deu perda total o Luiz foi levado para o hospital sofreu fratura na panturrilha e pé esquerdo, diversos cortes superficiais pelos cacos do plexi, ontem fomos ao hospital ele estava falando no celular etc., mas hoje pela manhã os médicos acharam uma pequena lesão na coluna. a aparência dele esta boa e bem disposto, entre hoje e amanhã ele vai sofrer cirurgia na perna para colocação de pinos e uma pequena cirurgia na coluna. para isto vai tomar anestesia geral, estamos torcendo que tudo corra bem.

A imprensa andou noticiando que o planador perdeu a asa em vôo, coisa de repórter sem cultura geral nenhuma.

EDUARDO - BALSA NOVA

Mas Fábio, os da imprensa não tavam de todo errados , pois com os spoilers abertos é quase o mesmo que asa quebrada ......pelo menso hoje já falavam só de uma perna quebrada.. desejo rápida recuperação p/ o veterano Luiz!

O H. do Trabalhador infelizmente não tem heliponto também. Os pousos ocorrem no estacionamento, sob a argumentação de que são pousos de emergência. Até recentemente havia um grante retângulo amarelo pintado no estacionamento, e todos que trabalhavam no hospital eram orientados a jamais estacionar ali, para que a área ficasse livre para receber helicópteros, algo que é rotina em certas épocas do ano. Mas não atende às normas de segurança para helipontos, e não é considerado oficialmente como tal. Acredito que não tenha mudado, porque passei em frente meses atrás, e não vi sinais de reformas perto do PS que sugerissem recebimento de aeronaves.

Não sei onde pousam as aeronaves que vão ao Evangélico, mas também não tem heliponto (oficial) lá.

No Cajuru está em construção. Não conheço essa história de que os médicos teriam ocupado área que seria para heliponto. Deve ser uma situação similar à do HT, em que o estacionamento seria usado de forma irregular para pouso. É muito frustrante para um centro de trauma não poder receber pacientes graves, especialmente quando têm boa estrutura para diagnóstico e tratamento rápidos (como é o caso do HT e Cajuru).

Strato, no H Cajuru foi construido um heliponto bem estruturado, bem à direita visto de frnte pela AV. São José, mas os médicos simplesmente foram se chegando e não mais sairam, creio que a direção também assim concordou. Foi feita cobertura jornalística pois lembro ter visto na TV e nos jornais, acho que uns 5/6 anos atras.

No H Evangélico creio ser em estacionamento tbém, devia ter um heliponto na cobertura ...

Marco, conforme eu li na Gazeta do Povo a um tempo atrás, o patrulha quando precisa trazer alguma vítima para o Evangélico, pousa no terreno aonde era o clube Juventus, ali na Carlos de Carvalho, ficou dois terrenos bem grandes, vazios, ideais para o pouso do heli. Uma ambulâcia então, vem e busca o paciente até o evangélico, que fica bem perto dali. Moro do lado do Evangélico, e realmente por aqui a única área adequada que eu conheço para pouso do heli é realmente o antigo Juventus.

Abraços

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade