Jump to content

Prejuízo da Gol supera R$ 1 bilhão no ano passado


giuli

Recommended Posts

Prejuízo da Gol supera R$ 1 bilhão no ano passado

Empresa enfrentou problemas com desvalorização cambial

A Gol registrou prejuízo líquido de R$ 1,3 bilhão e resultado operacional negativo de R$ 88 milhões em 2008. Mesmo assim, a companhia aérea informa ter revertido as perdas com a operação no último trimestre do ano, quando teve lucro operacional de R$ 54 milhões.

 

O prejuízo no quarto trimestre, no entanto, foi de R$ 680 milhões, causado sobretudo pela desvalorização cambial sobre a dívida da empresa e por perdas com operações financeiras de proteção a oscilações cambiais, ligadas a combustível de aviação. O prejuízo é apenas contábil e não reflete o resultado operacional, diz a Gol.

 

 

Zero Hora

Link to comment
Share on other sites

Prejuízo da GOL dispara para R$687 mi no 4o trimestre

21 de março de 2009 • 09h55 • atualizado às 09h55

 

* Notícias

 

 

A Gol Linhas Aéreas informou na madrugada deste sábado um prejuízo líquido de 687,1 milhões de reais no último trimestre de 2008, ampliando sensivelmente resultado negativo de 6,5 milhões de reais sofrido no mesmo período do ano anterior.

 

A companhia, que divulgou resultados no padrão contábil IFRS, anunciou ainda que seu conselho de administração aprovou aumento de capital de 203,5 milhões de reais, mediante a emissão de 6.606.366 ações ordinárias e 19.487.356 ações preferenciais, a 7,80 reais por papel. A operação foi aprovada para "fortalecer sua estrutura de capital, reafirmando seu plano de crescimento de longo prazo".

 

A empresa ainda reviu suas projeções para 2009, reduzindo a estimativa de crescimento do mercado brasileiro de 6 por cento para uma faixa de 2 a 4 por cento, diante de "uma nova taxa de câmbio e combustível, adicionalmente, em função do cenário macroeconômico".

 

Ainda de acordo com as novas projeções da empresa, a estimativa para número de passageiros transportados caiu de 29 para 28 milhões. Mas a empresa manteve a expectativa de encerrar este ano com frota de 108 aeronaves.

 

Em termos de preços de combustível, a empresa vê agora cotação de 1,62 real por litro ante a estimativa anterior de 1,90 real. A previsão de taxa de câmbio média, passou de 1,95 real por dólar para 2,29.

 

A segunda maior empresa aérea do país informou que o resultado do trimestre passado foi impactado pela valorização do dólar, que gerou um efeito negativo de 501,9 milhões de reais sobre ativos e passivos em moeda estrangeira.

 

No acumulado de 2008, a Gol sofreu um prejuízo líquido de 1,387 bilhão de reais, invertendo resultado positivo em 2007 de 272,26 milhões de reais.

 

A geração de caixa no trimestre passado medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização e leasing de aeronaves (Ebitdar, na sigla em inglês) somou 296,5 milhões de reais acima dos 110,2 milhões de reais obtidos no quarto trimestre de 2007. Enquanto isso, a margem subiu 11,8 pontos percentuais, para 19,2 por cento.

 

A empresa citou ainda lucro operacional nos últimos três meses de 2008 de 53,9 milhões de reais, contra resultado negativo um ano antes de 78,2 milhões de reais.

 

No período a receita líquida avançou 5,2 por cento, para 1,55 bilhão de reais.

 

As ações da Gol encerraram a sexta-feira em queda de 3,7 por cento, cotadas a 7,80 reais. Nos Estados Unidos, os papéis da empresa recuaram 3,9 por cento.

 

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Reuters

 

http://noticias.terra.com.br/interna/0,,OI...8-EI188,00.html

Link to comment
Share on other sites

Bom...

 

Eis o misterio da fé!

 

Como ir do nada ao apogeu em 6 anos, e como ir do apogeu ao inferno em 1 ano!

 

Pelo q entendi o resultado operacional foi positivo, o problema foi maior foi relacionado a desvalorização cambial sobre a dívida da empresa nao?

Link to comment
Share on other sites

Bom...

 

 

Pelo q entendi o resultado operacional foi positivo, o problema foi maior foi relacionado a desvalorização cambial sobre a dívida da empresa nao?

 

Não... o resultado operacional foi negativo em 88 milhões... mas pelo menos já reverteu a tendência observada anteriormente, pois no quarto trimestre já foi positivo.

 

____________________________________________________________________

 

21/03/2009 - 11h31

Prejuízo da Gol supera R$ 1 bilhão

 

da Folha de S.Paulo

A Gol teve prejuízo líquido de R$ 1,3 bilhão e resultado operacional negativo de R$ 88 milhões em 2008, segundo a Folha apurou. Apesar disso, a companhia aérea informa ter revertido as perdas com a operação no último trimestre do ano, quando teve lucro operacional de R$ 54 milhões.

 

O prejuízo no quarto trimestre, no entanto, foi de R$ 680 milhões, causado sobretudo pela desvalorização cambial sobre a dívida da empresa e por perdas com operações financeiras de proteção a oscilações cambiais, ligadas a combustível de aviação. O prejuízo é apenas contábil e não reflete o resultado operacional, diz a Gol.

 

A crise chegou aos resultados das companhias aéreas no fim do ano sob dois aspectos: demanda mais fraca e dólar mais caro. Para evitar que os aviões decolem mais vazios neste ano, o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior, afirmou nesta semana que as companhias deverão oferecer preços mais baixos. Ele admitiu que 2009 será um ano difícil para fechar as contas.

 

Nos últimos meses, o aspecto mais favorável para as empresas foi a queda no preço do petróleo. O combustível representa quase um terço dos custos de uma companhia aérea.

 

Este foi o primeiro trimestre de divulgação de resultados depois da fusão efetiva entre Gol e Varig. A reversão do resultado operacional foi encarada como positiva na empresa. A diretoria diz que não haverá demissões.

 

A companhia informou ainda que será feita uma capitalização da empresa de R$ 200 milhões, por meio de emissão privada de ações. Donos de 75% das ações, os controladores farão aporte proporcional e os minoritários entrarão com a diferença.

 

O objetivo da capitalização será fortalecer a estrutura de capital da companhia para fazer frente aos investimentos programados para 2009 e 2010.

 

A recuperação operacional no quarto trimestre já era esperada por analistas. "O resultado operacional mais forte no fim do ano reflete a queda do preço do petróleo, e a companhia se desfez de alguns contratos de "hedge" de petróleo, o que também ajuda. Além disso, ao longo do ano, a empresa mudou sua estratégia, unificou operações e revisou as rotas que pretende operar, o que aumentou a eficiência", afirma Kelly Trentin, analista da SLW Corretora.

 

Para Paulo Bittencourt Sampaio, consultor em aviação, a empresa tem enfrentado dificuldades referentes à devolução de Boeings-767, além de contar com taxa de ocupação baixa nos voos internacionais.

 

 

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheir...91u538405.shtml

 

___________________________________________________________________________

 

O fundamental é manter a esperança num futuro melhor... trabalhar e fazer a sua parte é o começo!

Força e persistência aos colegas da Gol/Varig.

Link to comment
Share on other sites

 

Lucro operacional 4o trimestre

 

prejuizo operacional no ano de 2008!

 

:thumbsup:

 

 

 

A Gol teve prejuízo líquido de R$ 1,3 bilhão e resultado operacional negativo de R$ 88 milhões em 2008, segundo a Folha apurou.

 

 

 

A empresa citou ainda lucro operacional nos últimos três meses de 2008 de 53,9 milhões de reais

Link to comment
Share on other sites

Mas lucro operacional de apenas R$ 53 milhões, como foi obtido no 4º trimestre, não é suficiente nem para cobrir gastos com impostos diretos.

 

Portanto, não é porque foi positivo que foi bom. Eu diria que foi desastroso.

Link to comment
Share on other sites

tam e gol estão em situação delicada, mas ainda sim, a situação da tam é bem pior pela negociação incorreta com o combustível.

 

Wing, nãp adianta querer apagar incêncio assoprando o seu fogo pra ir queimar outro lugar... vc alimenta mais ainda o seu incêndio.

Faça como o beija flor, não como o elefante... ;)

 

Link to comment
Share on other sites

tam e gol estão em situação delicada, mas ainda sim, a situação da tam é bem pior pela negociação incorreta com o combustível.

Eu não penso assim.

 

Ambas tiveram prejuízos líquidos não muito diferentes, R$ 747 milhões para a Tam e R$ 687 milhões para a Gol. Existem vários motivos para dizer que a situação da Gol está pior:

 

1) Em termos absolutos o prejuízo da Tam foi realmente maior, mas quando analisamos relativamente, percebemos que representa uma bem menor porcentagem de suas receitas;

2) O caixa da Gol já vinha baixo devido ao "peso Varig" e esse prejuízo vai impactar muito mais seu caixa do que o que a Tam teve irá impactar o dela;

3) A Tam teve um bom resultado operacional, ao contrário da Gol.

 

Portanto, tanto a curto prazo quanto a longo prazo a situação da Gol está pior. A curto prazo porque seu prezuízo, apesar de menor em termos absolutos, tem muito maior impacto sobre sua receita e seu caixa, tanto é que a companhia já está fazendo uma emissão secundária de ações. A longo prazo porque a situação operacional não é tão fácil de ser solucionada.

 

Tudo indica que a partir do 3º trimestre a Tam já comece a apresentar lucro líquido. O mesmo não é possível dizer para a Gol, caso esta não reorganizar sua parte operacional.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Olá amigos,

 

Aqui fica uma questão para os conhecedores do mercado brasileiro:

 

Este prejuízo, ao câmbio de hoje, equivale aproximadamente a 452 milhões de euros. Este valor é identico ao prejuízo da SAS e da Austrian Airlines e ligeiramente inferior ao da Air France/KLM e superior ao da Alitalia e Olympic.

 

Estas companhias europeias estão a fazer grandes alterações para tentar inverter estes resultados. O Governo Austriaco diz que a única solução para salvar a OS é ser comprada pela LH, a SAS vai despedir cerca de 40% dos seus funcionários e onda de cancelamentos de rotas já começou. A Air France já anunciou igulamente despedimentos.

 

Como vai a GOL sobreviver a este resultado? Sabendo que 2009 será bem mais lesivo para as economias, haverá reduções de voos, tripulações, cancelamento de rotas?

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

isso aqui ta parecendo torcida de parmera x curintia.

 

como tem economista mirim aqui pregando que x está melhor que y só com analise mágica de numeros ... :gagau:

 

trilha sonora da praça é nossa ao fundo..

Link to comment
Share on other sites

TAM com prejuízo de 747 milhões??? De onde tens esta info levando-se em consideração que a TAM ainda nem divulgou os resultados desastrosos do 4Trimestre? A corretora Santander chegou a emitir nota de que estimava 747 Mi de preju da TAM por conta do Hedge do combustível,é a isso que tu te refere?

 

Acrescentando ao teu post a TAM tem um caixa mais generoso,estava em 2,3bilhões na última divulgação dos resultados do 3T2008,sem contar que aproximados 40% da receita estão em dolar e a taxa de ocupação inter tem se mantido na faixa dos 70%,vamos torcer para que nossas Cias se recuperem logo,valeu!

 

Eu não penso assim.

 

Ambas tiveram prejuízos líquidos não muito diferentes, R$ 747 milhões para a Tam e R$ 687 milhões para a Gol. Existem vários motivos para dizer que a situação da Gol está pior:

 

1) Em termos absolutos o prejuízo da Tam foi realmente maior, mas quando analisamos relativamente, percebemos que representa uma bem menor porcentagem de suas receitas;

2) O caixa da Gol já vinha baixo devido ao "peso Varig" e esse prejuízo vai impactar muito mais seu caixa do que o que a Tam teve irá impactar o dela;

3) A Tam teve um bom resultado operacional, ao contrário da Gol.

 

Portanto, tanto a curto prazo quanto a longo prazo a situação da Gol está pior. A curto prazo porque seu prezuízo, apesar de menor em termos absolutos, tem muito maior impacto sobre sua receita e seu caixa, tanto é que a companhia já está fazendo uma emissão secundária de ações. A longo prazo porque a situação operacional não é tão fácil de ser solucionada.

 

Tudo indica que a partir do 3º trimestre a Tam já comece a apresentar lucro líquido. O mesmo não é possível dizer para a Gol, caso esta não reorganizar sua parte operacional.

 

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade