Jump to content

Pista principal do aeroporto de Salvador será interditada


baianóide

Recommended Posts

O Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, terá o número de voos reduzido temporariamente ainda este ano. Acontece que está em andamento o recapeamento asfáltico da pista principal, de 3 km, que será interditada, ainda sem data definida, fazendo com que os pousos e decolagens ocorram na pista auxiliar, que possui 1,5 km e não comporta aviões de grande porte.

 

A superintendência da Infraero, responsável pelos aeroportos brasileiros, não divulgou quantos voos serão suspensos, nem quando e por quanto tempo será a interdição. A assessoria da empresa afirmou apenas que as obras serão concluídas até o final de 2008 e que a Infraero, juntamente com as companhias aéreas e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), está analisando qual a época propícia.

 

A Anac não confirmou a informação, mas afirmou que a Superintendência de Infraestrutura do órgão está ciente das obras e vem dialogando com a Infraero sobre os impactos no aeroporto de Salvador, por onde trafegam, em média, 120 voos diários.

 

Para não suspender os voos, as companhias aéreas podem substituir os grandes aviões por aeronaves de menor porte, mas isso incidiria sobre a lucratividade das linhas regulares, que passariam a operar com menor número de passageiros. De qualquer modo, a malha aeroviária brasileira terá de ser remodelada, já que, além dos voos diretos, o aeroporto de Salvador serve de escala para os voos que ligam os estados do Nordeste com o Sul, Sudeste e Centro-oeste do País.

 

Blackout – O recapeamento no aeroporto de Salvador foram justamente o motivo do blackout que deixou parte da pista principal sem iluminação por três horas na noite do sábado, o que interrompeu os pousos e decolagens. Com as obras, cerca de 90 metros da cabeceira da pista foram bloqueados e o sistema de sinalização e iluminação deslocado. Entretanto, não foram adequadamente fixados e a pressão do ar movimentado pelas turbinas de um avião acabaram danificando os equipamentos.

 

O fato, segundo a Infraero, não tem relação com os apagões ocorridos no terminal de passageiros ontem e anteontem. Na quinta-feira, segundo a empresa, a falta de “luz”, por uma hora e meia, na área do check-in deveu-se a um pico na tensão elétrica, que desarmou um disjuntor. Ontem, uma nova oscilação da energia acabou desligando as escadas rolantes e parte do saguão de embarque. O problema durou 13 minutos.

 

A Coelba afirmou que “não recebeu nenhuma comunicação oficial do aeroporto a respeito do assunto” e que o sistema elétrico que atende à região do aeroporto estava operando “dentro de total normalidade”.

 

Independentemente das causas dos blackouts, as quedas de energia levantaram suspeitas e apreensão sobre a manutenção do aeroporto. Edilson Ferreira, gerente de vendas do ramo moveleiro, que atua na Bahia, Rio de Janeiro e Espírito Santo, disse que o terminal de Salvador é o pior dos três. “Até as tomadas, que uso para ligar o laptop, estão quase todas quebradas”, disse.

 

Já Adilmar Souza, diretor de um laboratório farmacêutico, acredita que a situação tende a piorar com a transferência da Superintendência Regional da Infraero de Salvador para Recife. “Se o centro de comando sendo aqui, a situação já está assim, imagine quando as decisões dependerem de pessoas que estão longe da realidade local”, disse.

 

http://www.atarde.com.br/economia/noticia.jsf?id=1101149

Link to comment
Share on other sites

Não tenha dúvida de que é um grande exagero da imprensa! :baaasmiley:

 

O que comenta-se é que a pista principal 10-28 será fechada durante três horas ao dia, em um horário de pouco tráfego e com movimentação de aeronaves do porte de A320/B737 que utilizarão a pista auxiliar 17/35 (1575m x 45m) durante essas três horas, apenas e somente isso... :toco:

 

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

...A assessoria da empresa afirmou apenas que as obras serão concluídas até o final de 2008...

Isso é notícia velha ou foi erro de digitação?

 

Para não suspender os voos, as companhias aéreas podem substituir os grandes aviões por aeronaves de menor porte, mas isso incidiria sobre a lucratividade das linhas regulares, que passariam a operar com menor número de passageiros. De qualquer modo, a malha aeroviária brasileira terá de ser remodelada, já que, além dos voos diretos, o aeroporto de Salvador serve de escala para os voos que ligam os estados do Nordeste com o Sul, Sudeste e Centro-oeste do País.

Meu Deus do céu! Crise? Apagão? Que nada, será isso o Armagedon aéreo que está chegando???

Será que alguma aeronave vai conseguir chegar até NVT para que eu embarque de volta a São Paulo ou estou fadado a não mais entrar em um avião até que a pista de Salvador esteja liberada???

Link to comment
Share on other sites

Meu filho.... dizer que o aeroporto de SSA é pior do que o GIG e o de VIX é a morte né! Nem se compara, o EM é anos luz melhor que o GIG e milênios luz melhor do que o de VIX (em infra estrutura). Esse homem do setor de movelaria deve ter bebido bastante antes de embarcar nesse voo. Já já ele diz que o REC é pior do que FLN e GYN, só pra completar a obrada!

Link to comment
Share on other sites

Meu filho.... dizer que o aeroporto de SSA é pior do que o GIG e o de VIX é a morte né! Nem se compara, o EM é anos luz melhor que o GIG e milênios luz melhor do que o de VIX (em infra estrutura). Esse homem do setor de movelaria deve ter bebido bastante antes de embarcar nesse voo. Já já ele diz que o REC é pior do que FLN e GYN, só pra completar a obrada!

 

Se vc falar que o TPS de SSA esta melhor conservado do que o do GIG tudo bem!

AGora falar que SSA é melhor que gig ai eu sou obrigado a nao concordar com vc!

 

Gig tem 2 pistas de otimo comprimento. SSA tem apenas uma.

Gig tem um sitema de taxiways muito bom, com saidas rapidas, em boa parte temos 2 vias. O de SSA é no maximo bom, apenas uma via e sem saidas rapidas.

GIG tem um patio muito maior, tem 2 tps, varios box com capacidade de acoplar 2 fingers em uma aeronave.

GIG tem uma torre com capacidade de visualizar todo o aeroporto. SSA não.

 

Link to comment
Share on other sites

Bem o passageiro falou a respeito do terminal de Passageiros, ele n comentou a respeito de tamanho, torre, pátios e fingers, até por que para o pax comum isso não tem muita influencia.

 

Em termos de potencial infra estrutural, sem dúvida o GIG é o melhor do país

pena que esse potendial esta tão mal utilizado e mal conservado

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade