Jump to content

Anac diz que abertura do Santos Dumont não irá prejudicar Galeão

Fãdaembraer

Recommended Posts

A abertura do Aeroporto Santos-Dumont (RJ) para voos domésticos não vai reduzir o apelo comercial do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim/Galeão (RJ) em um processo licitatório. Pelo contrário, essa modificação pode atrair interesse da iniciativa privada pois garante uma estabilidade regulatória.

A avaliação é do diretor de infraestrutura da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Alexandre Gomes de Barros. Ele participou, no Rio de Janeiro, de um debate sobre as mudanças no terminal aeroviário localizado no centro da capital fluminense, que antes operava somente a ponte aérea entre Rio e São Paulo e voos de aeronaves com até 50 assentos.

Segundo o diretor, a revogação da Portaria 187, que restringia o uso do terminal, eliminou um conflito entre o que ela determinava e o conteúdo da Lei 11.182/05, que criou a agência. A lei prevê que a Anac deve estabelecer regras garantindo a liberdade das empresas aéreas e dos passageiros para escolherem em que aeroportos querem voar.

“Manter artificialmente essas restrições, como se estava fazendo, é que cria essa instabilidade e isso poderia afetar o valor de uma futura concessão do aeroporto [Tom Jobim]. A revogação da portaria é uma obrigação legal da Anac. Não estamos transferindo voos para o Santos-Dumont, apenas concedendo liberdade às empresas que quiserem operar lá para qualquer rota”, afirmou Barros, durante o debate promovido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro e a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados.

O diretor informou que já foram recebidos pela Anac pedidos de 11 empresas, cinco delas novas no mercado, para operar no Santos-Dumont. Ele garantiu que o processo de abertura vai respeitar a capacidade limite de operação do aeroporto de 23 movimentos (pousos ou decolagens) por hora.

Barros justificou as mudanças argumentando que o crescimento de 9,1% da aviação civil no Rio entre os anos de 2003 e 2007 ficou abaixo da média nacional para o período, que foi de 11,7%.

Ele também apontou que a transferência dos voos antes operados pelo Santos Dumont para o Galeão, em 2004, não estimulou o tráfego internacional no aeroporto localizado na Ilha do Governador.

Contrário à medida, o subsecretário estadual de transportes do Rio de Janeiro, Delmo Pinho, rebateu os argumentos apresentados pelo diretor da Anac, reiterando as críticas que vêm sendo feitas pelo governador do Rio, Sérgio Cabral. De acordo com ele, os novos vôos no Santos Dumont podem causar o esvaziamento do Galeão.

“Não somos contrários à ampliação do Santos Dumont, mas é preciso esperar um pouco mais pelo crescimento natural da demanda, para primeiro fortalecer o Galeão. Abrir o aeroporto agora é criar concorrência dentro do mesmo estado”, disse.

Segundo ele, a concentração de voos no Tom Jobim e o aumento da conectividade com voos nacionais são fundamentais para isso.

O subsecretário destacou, ainda, que se não houve crescimento no número de voos internacionais no Galeão nos últimos anos, isso ocorreu em função da quebra da Varig, que gerou impactos não apenas no País, mas em toda a América Latina.

Agência Brasil

Torço para que esteja errado, mas, para mim, vai ser apenas mais uma na Galeria de Mentiras da ANAC... Depois de "só 1% dos pax fazem conexão no Galeão", já estou até esperando "Vamos compensar o tráfego perdido com voos charter de Papai Noel", ou pior ainda, caso aconteça mesmo o pior, "o Rio perdeu voos porque sua demanda não conseguiu sustentar, a cidade está em decadência e bla bla bla bla"...

E não duvido NADA que muitos dos que hoje defendem SDU vão lançar mão de mais esse argumento falho no futuro. É óbvio que abrir SDU não vai criar demanda.

O subsecretário destacou, ainda, que se não houve crescimento no número de voos internacionais no Galeão nos últimos anos, isso ocorreu em função da quebra da Varig, que gerou impactos não apenas no País, mas em toda a América Latina.

E essa, para a Galeria do "Ih olha, não foi que eu esqueci mesmo desse detalhe" - Assim como "SDU recebeu mega-invtos e está vazio"

Incrível - morro de dúvidas se os dirigentes da ANAC são retardados ou corruptos. Cada vez mais me sinto inclinado a acreditar que são os dois.

Eu me pergunto.. a Azul diz que o SDU é mais cômodo... e que o GIG é longe

O que é mais longo ?

SDU-VCP com VCP-SAO de onibus

ou

GIG-CGH ?

E todo mundo segue feliz :)

Ahhh que bom! Estou muito aliviado que o estudo da "bem vista" ANAC apontou isso...

Então meu querido diretor da ANAC, eu quero a liberação de Pampulha e de Marte. Sou um consumidor desgostoso com as restrições nestes aeroportos! :ranting_1:

Ai sim nós vamos ver a porca torcer a "rabeta"...

LAMENTÁVEL

:thumbsdown_still:

Lipe, me permita comentar essa parte do seu post:

Me perdoe os funcionários da Azul que participam do Contato Radar, mas se eu acreditar que a Azul está operando no SDU por achar que é mais comodo que o GIG para o usuário, terei que acreditar que o Fernando Collor de Mello é um político sério e nunca teve intenção de "malocar" os cofres públicos.

Neeleman escolheu o SDU e VCP porque nestes aeroportos ele teria mais chances de crescer e de ganhar mais dinheiro. FATO, não existe outra explicação plausível.

Forte Abraço!

O aeroporto onde a Azul pode mais ganhar dinheiro se chama Galeão. Enquanto a Azul está registrando uma ocupação próxima à das concorrentes, ela poderia estar extrapolando 90% no GIG. A diferença é que ela está criando um mercado em VCP, enquanto no GIG, ela estaria roubando um.

Percebe-se que a ANAC não tem a mínima idéia de como funciona uma empresa aérea, muito menos o mercado de aviação no Rio de Janeiro.

É EVIDENTE que ao abrirem novas rotas no SDU o GIG vai perder passageiro. Um vôo novo no SDU não vai criar demanda. No máximo esses da Azul para VCP por 39 reais que podem atrair as pessoas que iriam de ônibus. Mas esse preço é por tempo limitadíssimo e em breve aumenta para mais de R$100 e o passageiro que iria de ônibus não vai querer mais.

Além de o SDU roubar demanda do GIG, o que torna as operações nesse último menos rentáveis, as empresas não têm aviões sobrando para colocar novos vôos no SDU e manter os vôos do GIG. Evidentemente os aviões que fazem as rotas no GIG serão deslocados para cobrir as rotas que os aviões que agora farão as rotas no SDU antes faziam.

É uma questão simples.

Percebe-se que a ANAC não tem a mínima idéia de como funciona uma empresa aérea, muito menos o mercado de aviação no Rio de Janeiro.

É EVIDENTE que ao abrirem novas rotas no SDU o GIG vai perder passageiro. Um vôo novo no SDU não vai criar demanda. No máximo esses da Azul para VCP por 39 reais que podem atrair as pessoas que iriam de ônibus. Mas esse preço é por tempo limitadíssimo e em breve aumenta para mais de R$100 e o passageiro que iria de ônibus não vai querer mais.

Além de o SDU roubar demanda do GIG, o que torna as operações nesse último menos rentáveis, as empresas não têm aviões sobrando para colocar novos vôos no SDU e manter os vôos do GIG. Evidentemente os aviões que fazem as rotas no GIG serão deslocados para cobrir as rotas que os aviões que agora farão as rotas no SDU antes faziam.

É uma questão simples.

Gabriel, permita-me uma interrogativa onde esta em negrito...

Isso é opiniao sua, ou houve um estudo especifico ??? :rolleyes:

A abertura do Aeroporto Santos-Dumont (RJ) para voos domésticos não vai reduzir o apelo comercial do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim/Galeão (RJ) em um processo licitatório.

ohyou.jpg

O tempo é o senhor da razão. Todo mundo vai ver se é bom ou ruim em poucos anos.

Abraço

só lembro de 2004.

Gabriel, permita-me uma interrogativa onde esta em negrito...

Isso é opiniao sua, ou houve um estudo especifico ??? :rolleyes:

As estatísticas comprovam.

Olhe o movimento de SDU e GIG antes e depois da transferência dos vôos que você vai entender o motivo do meu "evidente".

O que é mais longo ?

SDU-VCP com VCP-SAO de onibus

ou

GIG-CGH ?

E todo mundo segue feliz :)

Essa é a novela apos a abertura de PLU, aguarde!

VCP goela abaixo dos paulista da RMSP... SOCOOORRRROOOO!!!!

Lipe, me permita comentar essa parte do seu post:

Me perdoe os funcionários da Azul que participam do Contato Radar, mas se eu acreditar que a Azul está operando no SDU por achar que é mais comodo que o GIG para o usuário, terei que acreditar que o Fernando Collor de Mello é um político sério e nunca teve intenção de "malocar" os cofres públicos.

Neeleman escolheu o SDU e VCP porque nestes aeroportos ele teria mais chances de crescer e de ganhar mais dinheiro. FATO, não existe outra explicação plausível.

Forte Abraço!

Na verdade ele queria CGH, como nao tinha espaço tirou esta sacada que muita gente nao imaginava e isto ele tem um merito.

O aeroporto onde a Azul pode mais ganhar dinheiro se chama Galeão. Enquanto a Azul está registrando uma ocupação próxima à das concorrentes, ela poderia estar extrapolando 90% no GIG. A diferença é que ela está criando um mercado em VCP, enquanto no GIG, ela estaria roubando um.

Se ele estaria roubando um mercado, voce acha que ele iria ter 90%, acho bem dificil, ainda mais entrando em guerra tarifaria com quem tem mais aviao e mais slot.....

A sorte dele foi ter montado em VCP, ele "desbravou" um mercado relegado, que hoje devido as baixas tarifas atrai pax de SP buscando preços mais baratas ao inves de rapidez.

SDU só vai consolidar a estrategia que é de voos lembre-se, DIRETOS, da Azul, quem por eles vai ao Rio vai para FICAR la e nao ficar conectando para o mundo afora.

Isto TODOS no forum se esqueceram, que a estragegia incial dele par a EMPRESA sempre foi essa, logo SDU tinha todos os motivos e sentido para a Azul.

Entao essa historia de HUB pra cima e para baixo nao cola na Azul.

Aguardem e verão o aumento de cidades DIRETAMENTE atendidas assim que a frota for aumentando, coisa que TAM/GOL nao conseguem fazer lotando um 320/738.

Se ele estaria roubando um mercado, voce acha que ele iria ter 90%, acho bem dificil, ainda mais entrando em guerra tarifaria com quem tem mais aviao e mais slot.....

A sorte dele foi ter montado em VCP, ele "desbravou" um mercado relegado, que hoje devido as baixas tarifas atrai pax de SP buscando preços mais baratas ao inves de rapidez.

SDU só vai consolidar a estrategia que é de voos lembre-se, DIRETOS, da Azul, quem por eles vai ao Rio vai para FICAR la e nao ficar conectando para o mundo afora.

Isto TODOS no forum se esqueceram, que a estragegia incial dele par a EMPRESA sempre foi essa, logo SDU tinha todos os motivos e sentido para a Azul.

Aguardem e verão o aumento de cidades DIRETAMENTE atendidas assim que a frota for aumentando, coisa que TAM/GOL nao conseguem fazer lotando um 320/738.

A Azul atrai muita gente é com a prometida qualidade de seus serviços. Os descontos e promoções só são o incentivo para se usar VCP.

Aguarde os novos voos da GOL e TAM, a partir do Santos Dumont. As duas, vão partir pra cima da AZUL com 737-700, A319 ou equipamento que tiver disponível. Já mais, deixarão a AZUL só, em qualquer rota !!!

Poupe-me. A Azul até agora so fez fugir da idéia de "Voos sem escalas inúteis". Concentrar as operações no SDU é uma ótima prática para realizar voos sem escalas inúteis? SDU-VCP-MAO, SDU-VCP-FOR... Estes voos estão com os mesmos preços da Tam saindo non-stop do GIG. O passageiro vai optar por voos sem conexão e direto. Alguns minutos a mais dentro do carro rendem muito na economia de tempo.

Poupe-me. A Azul até agora so fez fugir da idéia de "Voos sem escalas inúteis". Concentrar as operações no SDU é uma ótima prática para realizar voos sem escalas inúteis? SDU-VCP-MAO, SDU-VCP-FOR... Estes voos estão com os mesmos preços da Tam saindo non-stop do GIG. O passageiro vai optar por voos sem conexão e direto. Alguns minutos a mais dentro do carro rendem muito na economia de tempo.

algums minutos a mais dentro de um carro é q podem decidir embarcar ou não pro seu destino

vai sonhando com economia de tempo

Essa é a novela apos a abertura de PLU, aguarde!

VCP goela abaixo dos paulista da RMSP... SOCOOORRRROOOO!!!!

Noto vc defensor de um modelo de utilização de aerodromo.

O que vc pensa de abrir Marte?

Alias, vc parece entender de outros aeroportos... portanto emendo e pergunto: é bom pra vc abrir o Bacacheri (caso viaja pra CWB)?

abçs

Noto vc defensor de um modelo de utilização de aerodromo.

O que vc pensa de abrir Marte?

Alias, vc parece entender de outros aeroportos... portanto emendo e pergunto: é bom pra vc abrir o Bacacheri (caso viaja pra CWB)?

abçs

Ou sou a favor de livre mercado e concorrencia, essa de ficar cativando mercado daqui e dali para estimular algo que nao "decola" é complicado.

Por mim pode abrir Marte, Bacacheri ate o Calos Prates em BH, e Jacarepagua como propuseram, ja usei todos em voos particulares e sei que seria complicado para grande parte operar acima de tudo por falta de infra estrutura para aviacao comercial.

O que se discute sao aeroportos de porte, ociosos como é o caso de SDU e PLU.

O caso referido por mim de VCP é uma novela a parte que vira apos a abertura de PLU.

Ela trata basicamente da necessidade de um 3. aeroporto para RMSP que deveria ser locado a uma distancia no maximo razoável, agora loca-lo a praticamente 100km estamos falando do aeroporto mais longe DO MUNDO do seu centro de atendimento, isso é basicamente RIDICULO do ponto de vista de utilizacao, ate pelo fato que nao temos transporte decente ate la, com as estradas cheias devido ao crescimento de Campinas e Jundiai e essa conversa de politico de trem bala que na verdade vai ser a maior furada, pois SP nao se tem como trazer o trem bala para o ponto aonde a maioria dos pax esta concentrada.

Seja o que houver, so saberemos em 6 meses na verdade pois a prioridade agora de Brasilia é PLU e forçar uma reestruturacao da malha para descentralizar do eixo SP-RJ.

Ou sou a favor de livre mercado e concorrencia (...)

Sinto que você encara o "livre mercado" e a concorrência como fins e não como meios... :suicide_anim:

Então meu querido diretor da ANAC, eu quero a liberação de Pampulha e de Marte. Sou um consumidor desgostoso com as restrições nestes aeroportos! :ranting_1:

Não esquece de Bacacheri, Carlos Prates, Jacarepagua, Encanta Moça, Ponta Pelada, Julio Cesar e o aeroporto do Aeroclube de JPA.

:macumba: :macumba: :macumba: :macumba: :macumba: :macumba:

Vou dar um jeito de pegar um EMB-120 e fazer Carlos Prates - Jacarepaguá - Marte, e Carlos Prates - Marte - Bacacheri... hehehehe... mais Central impossível, hehehehe... vamo lá, dar 10 passos pra trás! :Brazil:

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade