Jump to content

Aeroclube de São Paulo inaugura filial do Bar Brahma

boulosandre

Recommended Posts

Parceria será aberta ao público no dia 13; Brasília e outras capitais também ganharão unidades (estadao 25/03/09)

Localizado nas esquinas da Avenida São João com a Ipiranga desde 1948, o Bar Brahma caminha para virar uma marca nacional. Um programa de expansão prevê a abertura de nove filiais, sete delas em outras capitais brasileiras. Rio, Salvador e Recife já são endereços confirmados. A primeira inauguração, no entanto, acontece aqui mesmo, em São Paulo, num ponto inusitado, o Aeroclube de São Paulo, na zona norte da cidade, no dia 13. Ainda em abril, no dia 21, Brasília será palco da segunda inauguração.

Ontem, a filial do aeroclube abriu as portas para um grupo seleto de convidados numa espécie de pré-estreia para sócios, a grande maioria formada por pilotos e donos de aeronaves. "Quando estiver funcionando regularmente, poderá ser frequentado pelo público em geral" diz Fadi Sami Younes, presidente do Aeroclube de São Paulo. "Esse é apenas o começo de um processo de rejuvenescimento do clube, que desde o atentado de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos vem perdendo sócios. Desde então, cerca de 600 membros foram embora." A ideia do presidente é transformar o Aeroclube num lugar como o Jockey Clube de São Paulo, um ponto turístico temático com diversão até para quem não entende de cavalos.

O Bar Brahma Aeroclube, no entanto, é bem temático. Ele foi construído no mesmo local onde funcionava um antigo e tímido restaurante interno - que servia apenas sócios e funcionários. O prédio térreo de alvenaria deu lugar a um hangar de 12 metros de altura e 770 metros quadrados. Especialmente levantado para abrigar o bar, uma de suas paredes é de vidro, o que amplia a visão do cliente, que, ao enxergar as aeronaves lá fora, não tem dúvida de que não está no bar da São João.

Além disso, no centro do salão principal, um monomotor de verdade, vermelho e branco, suspenso no teto, conta um pouco da história do clube. "Trata-se de um Piper Cherokee, da década de 70. Nessa década, houve um incêndio grande e perdemos toda a nossa frota", diz Younes. Os sócios fizeram uma vaquinha e importaram alguns. "Sete deles ainda são usados nas aulas de pilotagem." Nas paredes, cerca de 20 fotos curiosas sobre a aviação brasileira, como a do primeira mulher a tirar brevê, chamam a atenção.

PRAIA DE PAULISTA

A grande atração, no entanto, é o deque da casa, com capacidade para 500 pessoas. Ele dá para o pátio das aeronaves e tem uma ótima vista da cidade. É um bom ponto para assistir ao nascer e ao pôr-do-sol. Nos quatro ambientes, café, deque, mezanino e salão principal, a casa comporta 800 clientes. Há ainda um espaço fechado, especial para reuniões .

Mesmo com toda essa ambientação específica, o bar não perdeu as características originais da matriz no centro. "Conservamos as paredes cor mostarda, os detalhes dourados e a madeira escura usada tanto no assoalho de tábuas largas como nas mesas", diz Nelson Rocha, da Criacittá, empresa de ambientação e cenografia.

Não será apenas a filial do aeroclube que terá uma roupagem específica e diferenciada. "Nas outras cidades, levamos o conceito do bar, mas incorporamos o contexto regional. Em Brasília, por exemplo, penduramos nas paredes quadros com fotos da construção da cidade", explica Rocha.

Outra novidade da filial do aeroclube tem a ver com o cardápio. "Incrementamos pratos de todas as regiões do Brasil", diz Álvaro Aoás, um dos sócios do Bar Brahma. "Também serviremos café da manhã."

A casa abrirá todos os dias, das 7 horas a 1 hora da madrugada. Uma parceria feita com a Rádio Eldorado garantiu um pacote de shows de jazz todos os domingos de manhã. A casa tem um pocket palco. Durante as noites, estão previstos shows de MPB. A organização da casa ainda não fechou a agenda da programação musical.

MUSEU

Em parceria com a AmBev, Álvaro investiu no aeroclube cerca de R$ 2 milhões. "O projeto nasceu naturalmente. A direção estava interessada em rejuvenescer o local e eu queria expandir. Como sou sócio do clube, o Bar Brahma virou o parceiro ideal."

Ao lado do bar, será montado um museu para abrigar 10 mil itens do acervo do clube. Entre eles, fotos, carteirinhas antigas de brevê, tocas de couro - antigamente os pilotos usavam esse acessório porque as aeronaves eram abertas - e echarpes. Há também um paraquedas da antiga Força Pública e um livro de visitantes com a assinatura de Santos Dumont, o pai da aviação.

O clube ainda pretende inaugurar uma sala com simuladores de voo aberta ao público. "Para isso, falta apenas um parceiro na área de games", diz Younes.

Estive lá alguns dias atrás e realmente ficou muito bonito! Vale a visita para tomar "um chopps e comer dois pastel" :-))

O museu deve virar outro ponto de visita e só de ver o movimento ali do Campo de Marte, já vale muito a pena.

Rafael

Pow era uma baita AFA esse Bar Brahma lá. Então saiu mesmo!! Demorou para ir lá tomar umas hein!! Claro, se beber, não dirigir e muito menos voar!! Esse Cherokee deve ser o que ficava na entrada lá do Aeroclube.

Abçs!

Pow era uma baita AFA esse Bar Brahma lá. Então saiu mesmo!! Demorou para ir lá tomar umas hein!! Claro, se beber, não dirigir e muito menos voar!! Esse Cherokee deve ser o que ficava na entrada lá do Aeroclube.

Abçs!

É outro. O que fica do lado de fora é o PT-DHC, que continua lá. Não me lembro agora da matrícula dele.

Vi sem as asas, do lado de dentro, quando estavam terminando as obras do bar.

Abraço,

Rafael

Estive la quando fui pegar minha CCF e está lindo... uma coisa q nao fala na reportagem é do painel com o voo de Santos-Dumont com o 14-bis que é uma vidraça para quem está na sala reservada com vista para todo o Bar.

Olá pessoal,

Estive no ACSP neste último sábado com um grupo de amigos que sequer conheciam o Aeroclube e suas dependências. O bar está muito bacana, bom ambiente e muitos garçons para servir (estão esperando um movimento bem grande pela quantidade de funcionários e estrutura montada).

O chopp é MUITO bom (opinião pessoal) e os petiscos tb. Fora que fui com um piloto de apoio levar os amigos para conhecerem as aeronaves e o interior de um Tupi.

Recomendadíssmo! :-)))

Rafael

Putz! acabaram com o "INFERNO DE DANTE" :macumba: , bons tempos de ACSP no teorico.

Alguem ai lembra do pão na chapa que éra vendido lá? acho que o Dante usava o oleo que sobrava dos moteres. :thumbsup:

bons tempos.. :rolleyes:

hahahahhahha é aonde era o inferno de dante entao?! haha q show..

legal, boa a iniciativa.. mas convenhamos entre nós..

... vai ter master de cherokee bebendo de uniforme lá de sabado a noite.. ahaha

Putz! acabaram com o "INFERNO DE DANTE" :macumba: , bons tempos de ACSP no teorico.

Alguem ai lembra do pão na chapa que éra vendido lá? acho que o Dante usava o oleo que sobrava dos moteres. :thumbsup:

Não quero acabar com a brincadeira, mas o coitado morreu a poucos dias...

Não quero acabar com a brincadeira, mas o coitado morreu a poucos dias...

Foi ele mesmo então?

Vi uma foto num blog de automobilismo e fiquei na dúvida.

Que Deus o tenha, era um bom sujeito apesar da porquice.

muito bonito...muito garboso...mas faltou só um detalhe: preço.

afinal será frequentado mais por pilotos, e não por ricassos da alta sociedade.

nisto, o antigo restaurante oferecia pratos condizentes aos salarios dos pilotos e até dos próprios instrutores do aeroclube.

mas uma trapalhada da diretoria...

ronaldop , sou da época do "inferno de dante" :macumba: oque era aquela coordenação junto com os funcionários ? :cutuca: Todos com muito modo e sempre contentes em atender , pão na chapa era fichinha perto dos inúmeros "tupis" e "cariocas" que já tive que comer por ali....ou era no inferninho , ou no MIKE FOX vulgo mosca frita , que ficava próximo da THR 30. Disparo de hélice e pane hidráulica fazia parte do cotidiano....muitas vezes optavamos por comer no hangar marreco , ou no heliponto próximo da go ahead's. Quem é associado do aeroclube como eu , recebeu o convite do cocktail que estava muito bom , foi bacana rever o pessoal e lembrar do bom trabalho e a seriedade que o cmte e presidente Fadi Sami Younes têm realizado pelo querido ACSP.

Eugênio.

muito bonito...muito garboso...mas faltou só um detalhe: preço.

afinal será frequentado mais por pilotos, e não por ricassos da alta sociedade.

nisto, o antigo restaurante oferecia pratos condizentes aos salarios dos pilotos e até dos próprios instrutores do aeroclube.

mas uma trapalhada da diretoria...

Pratos condizentes e baratos? Me desculpe , mas nada nesse mundo justificaria um dos maiores aeroclubes apresentar em suas dependências , sim porque aquela área patrimonial , é dependência de quem frequenta lá , ter um dos piores pontos de refeição dentro do Campo de Marte , nada justificava aquele lugar. Cheguei ao ponto de um dia ver a vigilância sanitária lacrar o recinto....e outra , o restaurante e bar tem opções para todos. Acho que está bom lá.

Abraços.

Eugenio, bons tempos..

Lembrei de mais algumas coisas..

Eu gostava muito do "museu" :thumbsup: que tinha lá.E também dos filmes que ficavam passando na TV próximo ou telefone.

Tenho um trauma de lá.. :unsure: o cheiro do desinfetante que os caras usavam no banheiro era horrível,putz, toda vez que entrava lá eu saía com os olhos ardendo. hehehe :wacko:

Acho que vou lá pra ver como ficou o novo bar... :drinks:

Ps. Não sabia que o Dante faleceu :anta: , mas acho que vale a brincadeira, pois não estamos ofendendo ninguém.Acho que vale a lembrança das coisas boas e ruins do inicio de carreira, apesar que a maioria das coisas foram ruins..(estudar muito, voar pouco, pagar hora de vôo e COMER NO DANTE :macumba: ) nesta seqüência...

[]’s

um dos maiores aeroclubes do brasil? fala sério...só se for de curso teórico...tão com meia duzia de aviões capengas, preços de hora de vôo impraticável, e agora, um bar burguês... Para levar a namoradinha uma vez por ano...até que vai... mas realmente falta uma opção no aeroclube de refeição barata e de qualidade, principalmente para quem trabalha lá.

Estava pensando nos alunos dos cursos teóricos.

Na hora do intervalo não vai ter mais o que comer, pq com 15 minutos é estranho vc ir sentar na mesinha, o garçom te trazer o cardápio, anotar pedido e servir..

Sei lá, vamos ver na prática mas parece estranho...

Ainda mais se cobrarem 10% sobre a conta de 1 salgado e uma coca...rsrs

um dos maiores aeroclubes do brasil? fala sério...só se for de curso teórico...tão com meia duzia de aviões capengas, preços de hora de vôo impraticável, e agora, um bar burguês... Para levar a namoradinha uma vez por ano...até que vai... mas realmente falta uma opção no aeroclube de refeição barata e de qualidade, principalmente para quem trabalha lá.

A manutênção das aeronaves do aero é impecável , foi feito uma reforma de bancos , interior e pintura. Sem falar da manutênção preventiva e corretiva que é exemplo , coordenada pelo diretor técnico Penteado e o chefe da manutênção Sr. Eiji. Os instrutores são excelentes e o curso teórico idem , o bar está muito bom e bonito...o ACSP passou por muita robalheira mas hoje está se reerguendo , e isso não se faz do dia para a noite. Vejo muita gente aqui que em outro tópico desceu a lenha no aero , não entendo porque.... :cutuca:

Eugênio.

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade