Jump to content

Operações no Aeroporto Santos Dumont estão normalizadas

*Fênix*

Recommended Posts

Operações no Aeroporto Santos Dumont estão normalizadas

Aeronaves voltaram a pousar e decolar às 12h40.

Previsão é de tempo chuvoso pelo menos até domingo (11).

Embora as manobras para pouso e decolagem estivessem liberadas desde as 10h25 desta sexta-feira (9), somente as 12h40, quando a chuva parou, os aviões voltaram a chegar e partir do Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio.

De acordo com a Infraero, com as pistas muito molhadas e pouca visibilidade, as atividades ficaram suspensas por cerca de quatro horas para decolagens e mais de duas horas para pouso.

Desde quinta-feira (8), chove forte e sem parar em vários bairros da cidade, causando transtornos na vida do carioca, inclusive, no trânsito.

Atrasos e cancelamentos

De acordo com a Infraero, dez voos foram desviados para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, e três foram cancelados.

Os passageiros que partiriam do Santos Dumont estavam sendo levados em ônibus pelas companhias aéreas para o Tom Jobim. O movimento de passageiros ainda é grande no aeroporto internacional.

A Infraero explicou que, nas condições em que a pista auxiliar do Santos Dumont se encontravam, por medida de segurança nenhum avião comercial que transporte mais de 20 passageiros estava decolando ou aterrissando.

Santos Dumont fechou às 8h17

As operações de decolagem no Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, foram interrompidas as 8h17, desta sexta-feira (9), segundo a Infraero. Às 9h10 foram suspensas as manobras de pouso. A visibilidade de dois pontos de referência para esta manobra – Ponte Rio-Niterói e Pão-de-Acúcar – estava bastante reduzida.

Desmoronamento

Por causa da chuva forte um muro de contenção caiu no início da manhã desta sexta-feira (9), na Rua Vinte e Quatro de Maio no Engenho Novo, no subúrbio do Rio. Não houve feridos.

Segundo a Guarda Municipal, para a remoção do material do desmoronamento, o tráfego foi interditado no trecho da Rua Vinte e Quatro de Maio, entre a Rua Lins de Vasconcellos e a Rua Dias da Cruz, no Méier, na Zona Norte. Os motoristas que seguem em direção ao Méier, devem entrar na Rua Lins de Vasconcellos.

Estado de alerta

A Defesa Civil municipal está em estado de alerta desde quinta-feira. Segundo informações, até a manhã desta sexta-feira, foram recebidos 41 chamados. A maioria por problemas causados por infiltrações.

De acordo com a CET-Rio, motoristas devem redobrar a atenção na Avenida Brasil e na Linha Vermelha, onde o trânsito é intenso e chove forte. Há bolsões de água em vários trechos das pistas.

Bolsões d'água em frente ao Hospital Lourenço Jorge estão causando retenções na Avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. O trânsito está lento ao longo de toda a via.

Previsão do tempo

O clima deve permanecer chuvoso na capital fluminense pelo menos até domingo (11), segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). De acordo com o Inmet, a sexta-feira (9) vai ser de chuva morderada a forte com rajadas de vento e a temperatura fica entre 17º C e 25º C.

O panorama segue semelhante no sábado (10), com a temperatura variante de 15ºC e 25º C, e começa a melhorar no domingo (11), com o tempo nublado com chuva e os termômetros marcando de 16º C a 27º C.

http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL133...RMALIZADAS.html

Não gosto de ser sensacionalista, mas já sendo, desde ontem por volta de 13h30 CGH está o caos!!! Embarquei minha mão no O66008 e o voo dela foi alternado pro GIG. Pela noite, o voo G31344 pra CXJ foi cancelado pela GOL e os pax deram um show em frente ao portão 18....

Hoje as filas da ponte da TAM estão absurdas, pq os pax de ontem remarcaram seus bilhetes pra hj, que ñ saiu voo. Soma-se a isso os pax de hoje. Para colocar mais pimenta no caldeirão, hj é véspera de feriado.

Graças a Deus e a São Pedro o SDU reabriu, pq senão...

Não gosto de ser sensacionalista, mas já sendo, desde ontem por volta de 13h30 CGH está o caos!!! Embarquei minha mão no O66008 e o voo dela foi alternado pro GIG. Pela noite, o voo G31344 pra CXJ foi cancelado pela GOL e os pax deram um show em frente ao portão 18....

Hoje as filas da ponte da TAM estão absurdas, pq os pax de ontem remarcaram seus bilhetes pra hj, que ñ saiu voo. Soma-se a isso os pax de hoje. Para colocar mais pimenta no caldeirão, hj é véspera de feriado.

Graças a Deus e a São Pedro o SDU reabriu, pq senão...

Ou não né... Ficar no abre e fecha é pior do que ficar fechado.

Estive no SDU hoje por volta de 8:30/9:00 da manhã.

A fila do check-in da GOL era MUITO grande. A da TAM estava grandinha, mas nada expecional. Webjet, Azul, Trip e Oceanair estavam tranquilos.

Tinham 2 E-190 da Azul no solo, 1 ERJ-145 da Passaredo, 1 ATR da Trip, 1 737 da Webjet, 1 737 da GOL e 1 A319 da TAM. Isso foi o que eu consegui ver. Não sei se tinham mais aeronaves. Chovia bem forte naquela hora.

Estive no SDU hoje por volta de 8:30/9:00 da manhã.

A fila do check-in da GOL era MUITO grande. A da TAM estava grandinha, mas nada expecional. Webjet, Azul, Trip e Oceanair estavam tranquilos.

A Azul improvisa o check-in onde nesses casos?

Não sei. Só sei que estou em VCP desdebas 12h aguardando para pegar o AD4014 das 13h para o Rio...

o AD4012 das 09:45 decolou as 13:15, conseguiu pousar no SDU, mas ai o SDU fevhou de novo. Estão sem previsão de saída do meu voo e já são 16h...

Não sei. Só sei que estou em VCP desdebas 12h aguardando para pegar o AD4014 das 13h para o Rio...

o AD4012 das 09:45 decolou as 13:15, conseguiu pousar no SDU, mas ai o SDU fevhou de novo. Estão sem previsão de saída do meu voo e já são 16h...

Tá vendo, era melhor ter ficado fechado, assim, a Azul já estaria pronta para operar durante o dia todo no GIG. Aliás, está na hora da Azul reconhecer que tem de ter um voo no GIG para aumentar a velocidade em que consegue se preparar para ir de mudança para o GIG quando necessário.

Como assim? O check-in dela é aquele lá do cantão, perto da ligação entre o terminal novo e o terminal antigo. Eles não fazem revezamento do balcão de check-in deles. Aliás, que eu saiba, por enquanto, nenhuma companhia do SDU faz revezamento de balcões do check-in. Todas têm o seu próprio, com posição fixa.

Não sei se foi isso o que você perguntou, mas foi o que eu entendi hehe.

Abs

Como assim? O check-in dela é aquele lá do cantão, perto da ligação entre o terminal novo e o terminal antigo. Eles não fazem revezamento do balcão de check-in deles. Aliás, que eu saiba, por enquanto, nenhuma companhia do SDU faz revezamento de balcões do check-in. Todas têm o seu próprio, com posição fixa.

Não sei se foi isso o que você perguntou, mas foi o que eu entendi hehe.

Abs

Hahaha, pirei! Jurava ter lido GIG.

Fechou outra vez...

09/10/09 - 17h25 - Atualizado em 09/10/09 - 17h37

Aeroporto Santos Dumont fecha e Lula cancela vinda ao Rio

Motivo, segundo Infraero, é o mau tempo que atinge o Rio nesta sexta (9).

Aeroporto registra 73 voos cancelados, entre pousos e decolagens.

O Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, voltou a fechar na tarde desta sexta-feira (9) por causa da forte chuva que atinge a cidade. As informações são do balcão de informações da Infraero. O aeroporto já havia fechado nesta manhã.

O presidente Lula, que chegaria à cidade nesta tarde para participar de um evento, teve que cancelar a visita por causa do mau tempo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Palácio do Planalto.

Segundo a Infraero, das 89 decolagens programadas para esta sexta, 31 foram canceladas e outras 34 estão atrasadas. A Infraero informou ainda que, dos 84 pousos programados, 42 foram cancelados e 18 estão atrasados.

O Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, no subúrbio, opera apenas com auxílio de instrumentos. Não há informações sobre atrasos e cancelamentos do aeroporto.

Santos Dumont fechou pela manhã

De acordo com a Infraero, com as pistas muito molhadas e pouca visibilidade, as atividades no Santos Dumont ficaram suspensas por cerca de quatro horas para decolagens e mais de duas horas para pouso nesta manhã.

Embora as manobras para pouso e decolagem estivessem liberadas desde as 10h25 desta sexta-feira, somente às 12h40, quando a chuva parou, os aviões voltaram a chegar e partir do Aeroporto Santos Dumont.

Desde quinta-feira (8), chove forte e sem parar em vários bairros da cidade, causando transtornos na vida do carioca, inclusive, no trânsito.

G1

Hahaha, pirei! Jurava ter lido GIG.

Ah sim! haha!

Ué, por que o Lula não quis ir pro GIG? Tá funcionando!

Quanto ao tempo, realmente está feia a situação. Tá chovendo muito na cidade toda. Acabei de vir da Barra para a Tijuca e o pára-brisas do carro sempre ligado na velocidade máxima, senão não dava para ver nada. Além disso as ruas estão parcialmente alagadas (diria mais que são mega poças do que realmente alagadas, mas tá tudo assim! O Alto da Boa Vista parecia uma cachoeira).

Normalizadas? SDU talvez, mas hj foi dia de mais atrasos em CGH e GIG.

Um voo nosso, o 1851 que deveria partir pro GIG 15:32, pousou em CWB 16:50, e, até a hora que eu fui embora do aeroporto, 18:40, ele ainda estava aguardando autorização da torre pra acionar e dar o push back.

De acordo com o operacional, as operações pro GIG estavam suspensas até 2 ordem. Alguém confirma?

Ontem estava em CGH e o voo para o Rio atrasou duas horas. Para evitar maiores problemas as empresas estavam aceitando a capacidade máxima da aeronave e alternando os voos para o Galeão (já que o SDU está operando somente com a auxiliar). Em voo, tivemos uma espera de 30 minutos para pouso.

Ao chegar no GIG, esperamos cerca de 30 minutos com motor girando aguardando espaço para estacionamento. Depois disso aguardamos cerca de 40 minutos um ônibus, pois estavamos na remota.

Ou seja, meu voo era às 18:35, cheguei no Rio 22:30, saí do avião 23:40 e cheguei em casa quase uma da manhã eheh.

O mais legal foi assistir a bagunça instalada no GIG por conta da absorção de todos os alternados. Faltava taxi, ônibus, etc... Como a demanda era maior que a oferta estava valendo tudo: uma corrida para a Zona Sul girava na casa de 100 reais! Isso no taxi comum...

Ontem estava em CGH e o voo para o Rio atrasou duas horas. Para evitar maiores problemas as empresas estavam aceitando a capacidade máxima da aeronave e alternando os voos para o Galeão (já que o SDU está operando somente com a auxiliar). Em voo, tivemos uma espera de 30 minutos para pouso.

Ao chegar no GIG, esperamos cerca de 30 minutos com motor girando aguardando espaço para estacionamento. Depois disso aguardamos cerca de 40 minutos um ônibus, pois estavamos na remota.

Ou seja, meu voo era às 18:35, cheguei no Rio 22:30, saí do avião 23:40 e cheguei em casa quase uma da manhã eheh.

O mais legal foi assistir a bagunça instalada no GIG por conta da absorção de todos os alternados. Faltava taxi, ônibus, etc... Como a demanda era maior que a oferta estava valendo tudo: uma corrida para a Zona Sul girava na casa de 100 reais! Isso no taxi comum...

Efeito ANAC.

Efeito ANAC.

Não...porque isso também acontecia com o DAC

Efeito GIG mal administrado pela Infraero, efeito taxistas desonestos (o que no rio não é novidade, vide Aerodumont)

Sem contar que o SDU precisa de mais que um desemborrachamento para ficar bom, vide Taxiway Charlie e Bravo, a pista que tava com buraco e tudo mais

Quase tive uma convulsão de tanto rir ao ler o título desse tópico! Mas o riso era de nervoso e não por achar graça!

A ANAC e a Infraero estão experts em abafar situações de caos. Vamos ao meu relato:

Quinta-feira (08/10): Estava com reserva feita e confirmada no JJ3954, a TAM me ligou (sim, a TAM fez essa gentileza... também o quanto de $ que eu deixo com eles toda semana) dizendo que meu vôo estava cancelado e para eu NÃO ir para CGH, pois não iriam sair mais vôos para o RIO (SDU ou GIG) e que meu embarque era garantido no dia seguinte (sexta, 09/10).

Sexta-feira (09/10): Cheguei em CGH às 09:30am e a fila tanto no check-in da TAM quanto da Gol já estavam quilométricas, entrei na fila do Fidelildade Vermelho e em 35min fui atendido, fizeram meu check-in para o vôo das 13:30h e informaram que o embarque estava previsto, eu disse previsto!, para ocorrer entre às 18 e às 19h, pois o SDU não estava em condições de operar e o GIG estaria com o pátio lotado. Desisti de voar e aluguei um carro, dirigi até o Rio de Janeiro e cheguei no meu compromisso originalmente marcado para às 15:00h apenas às 20:20h (motivo: trânsito na Linha Vermelha estava caótico, foram quase 3h para fazer o trajeto da Rod. Pres Dutra até a Central do Brasil (Cerca de 25km).

Um amigo meu tentou embarcar na sexta à noite de CGH para o SDU, a TAM informou que apenas poderia confirmar o embarque dele no domingo! (11/10), pois todos os vôos de sábado já estavam lotados na sexta! Ele resolveu dormir em SP e hoje de manhã foi para CGH, novamente o SDU estava fechado, as pontes não estavam indo para o GIG e davam previsão para ele de domingo a tarde, resultado: outro carro alugado e ele deve estar na estrada agora.

Quero só ver se continuar assim como será a volta para casa em razão do feriado (deve ser tranquila, pois não creio que as pessoas tenham conseguido sair...)

Se 3 dias de chuva no Rio deixam os dois aeroportos inutilizados, imagina se isso ocorre durante a Copa ou a Olimpíada?

Acabei de chegar no Rio pela TAM com 3hrs de atraso.

2 amigos Cariocas que foram trabalhar em SP tentaram voltar ontem e, por causa do abre e fecha do SDU, tiveram que dormir em SP e mesmo assim o voo atrasou quase 3hrs hoje.

Quem se deu melhor em viagens entre as 2 maiores metrópoles do país foi quem fez de carro (ou onibus), apesar do trafego pesado, chuva na estrada e os caminhoes.

Realmente o custo do trem-bala é absurdo, mas é imprescindivel que haja uma ligação ferroviaria entre SP e RJ e, se possivel, até 2014.

Ontém foi o caos no SDU.

Além do abre e fecha, inventaram um sequenciamento único da Terminal que continou sendo feito mesmo com o SDU fechado e o tráfego indo pro GIG.

Suspenderam as partidas e depois liberavam a cada 5 minutos, até que suspenderam de novo e ficou nessa o dia todo. Ninguém conseguia passar uma previsão de nada, nem o CGNA sabia informar direito o que estava acontecendo.

E assim o Rio vai se preparandos pras olimPIADAS de 2016.

Se 3 dias de chuva no Rio deixam os dois aeroportos inutilizados, imagina se isso ocorre durante a Copa ou a Olimpíada?

[2]

Está mais do que na hora de alguém pensar nisso urgente !!

A sexta-feira foi muito complicada pra quem queria ou precisava voar. Hoje ainda teve bastante confusão, eu vi na TV que teve passageiro quebrando coisas no aeroporto, porque a cia aérea não fornecia informações.

Pior que as pessoas que conseguiram seus voos (depois de horas de espera ou até mesmo 2 dias de espera :o), quando finalmente chegavam ao aeroporto de destino, encontraram muita dificuldade para sair dele !!

O transporte no RJ está uma vergonha. Qualquer chuva (E nem precisa ser esta de 3 dias) gera caos, sinto isso na pele toda vez que chove forte. Chegar em casa é uma luta !! :ranting_1:

Se estão preocupados com chuva durante Copa e Olimpíadas no Rio, espera pra ver o caos com nevoeiro durante a Copa em GRU, CWB e POA !!!!

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade