Jump to content

Confins terá novo terminal para a Copa


André Prates

Recommended Posts

Até 2013, Aeroporto Internacional Tancredo Neves ganhará outro terminal, capaz de dobrar o número de passageiros, para 10 milhões de pessoas por ano

 

Luciane Evans - Estado de Minas

 

Em no máximo quatro anos, Belo Horizonte vai contar com um novo terminal aeroviário no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana. Com estrutura semelhante ao atual, o novo terminal será maior, com capacidade para atender 10 milhões de passageiros por ano, praticamente o dobro do potencial de hoje. Em 2008, cerca de 5 milhões de pessoas embarcaram e desembarcaram no aeroporto. Até o fim deste ano, a previsão é de que o número chegue a 6 milhões. A alta demanda, que se justifica, segundo representantes da Infraero, pelos preços promocionais das passagens e pelo número cada vez maior de companhias aéreas, tem resultado em irritação de motoristas, que chegam a passar 30 minutos procurando uma vaga no estacionamento do local.

 

Ainda em estudo, o novo terminal, se colocado em prática, vai ser concluído no máximo em 2013, um ano antes da Copa do Mundo no Brasil, para a qual a capital mineira será uma das cidades-sede. “Temos observado um aumento alto na demanda de passageiros. Até o meio deste ano, acreditávamos que o número de pessoas embarcando e desembarcando não passaria de 5 milhões, como foi em 2008. Mas a estimativa mudou e apostamos que passaremos dos 6 milhões”, afirma o superintendente da Infraero no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, Silvério Gonçalves. Ele revela que o novo espaço terá uma capacidade maior que o atual aeroporto, podendo receber até 10 milhões de pessoas por ano. “Ainda não sabemos se haverá uma segmentação nesse novo terminal, destinando-o apenas para viagens internacionais ou nacionais. É ainda um projeto em análise.”

 

Desde a transferência dos voos do aeroporto da Pampulha para Confins, em 2004, novas companhias aéreas desembarcaram lá e alavancaram o movimento de passageiros. Só para se ter ideia, em 2003, o movimento de passageiros no aeroporto foi de 388,5 mil pessoas. Em 2008, fechou com 5,18 milhões de pessoas transportadas. A Azul Linhas Aéreas Brasileiras começou a operar em Confins em um espaço restrito. “Foi a área que conseguimos”, afirmou o presidente da companhia, Pedro Janot, durante o lançamento do voo diário entre Confins e Viracopos (Campinas/SP), em agosto deste ano. A regional Trip Linhas Aéreas também estreou em Confins em junho com quatro rotas, que ligam a capital mineira ao Rio de Janeiro (Santos Dumont), Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Ji-Paraná (RO).

 

Aperto

 

A novidade do novo terminal cairá como uma luva. O aeroporto tem 25 anos e já dá sinais de esgotamento. Ainda que não haja grandes problemas nos embarques e desembarques de passageiros, como superlotação, o transtorno está no estacionamento do aeroporto, que conta com 1,4 mil vagas. Das segundas às quartas-feiras, a ocupação dos veículos chega a 95%. Das quintas-feiras aos domingos e, principalmente, nos feriados, a capacidade chega ao seu limite, ocupando 100% do espaço.

 

Para aliviar a situação, em fevereiro, um novo estacionamento será inaugurado, ao lado do aeroporto. Com o novo empreendimento, a capacidade de vagas para os carros passará para o dobro. Com área de 41,2 mil metros quadrados, o local está em obras desde setembro de 2008 e seria inaugurado em junho deste ano. “Mas no início de 2009 a empresa licitada para fazer a intervenção apontou problemas no terreno, dizendo que o desenvolvimento da base do pavimento não suportaria”, conta Silvério. De acordo com ele, por causa disso, o andamento do novo espaço ficou lento. “Levamos até quatro engenheiros ao local para mostrar à empresa responsável que o projeto estava correto e não haveria problemas. Além disso, fizemos teste de compactação que comprovaram a viabilidade da construção.”

 

Acertadas as divergências de opinião, a previsão era de que, em novembro, a obra, que é do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), estaria concluída. “Mas sabemos que será somente em fevereiro”, lamenta o superintendente, acrescentando que, para convencer a empresa de que o empreendimento não poderia parar, a Infraero apontou duas soluções: “Eles cumpririam o que deveria ser feito ou haveria rescisão de contrato”. A primeira opção foi acatada. Como não está tão perto das salas de embarque e desembarque do aeroporto, o novo estacionamento contará com serviço de translado para transportar os passageiros e suas bagagens. “Mas a ideia é de que as 1.538 vagas a mais pertençam ao novo terminal”, antecipa Silvério. (Colaborou Geórgea Choucair).

 

Link:

http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_4/20...a_interna.shtml

 

Jornal Estado de Minas

Link to comment
Share on other sites

Só CNF? Sério, a Infraero tem uma miopia de dar inveja à minha vó... CWB, POA, GRU, CGH, BSB, VIX, GYN não têm problema né... ¬¬

 

Lucas, todos tem, mas veja que esta foi uma noticia publicada no Estado de Minas, o jornal local. Mais grave que CNF acho VIX, que o estacionameto é vergonhoso, sem falar no terminal, que mesmo com o "puxadinho" no desembarque, não atende a demanda.

 

Link to comment
Share on other sites

Lucas, todos tem, mas veja que esta foi uma noticia publicada no Estado de Minas, o jornal local. Mais grave que CNF acho VIX, que o estacionameto é vergonhoso, sem falar no terminal, que mesmo com o "puxadinho" no desembarque, não atende a demanda.

vc ja foi em CNF? o estacionamento de la é impossivel outro dia fui deixar meu tio la q tava embarcando pra toronto com uma incrivel escala em GRU

fui estacionar não tinha lugar..

Link to comment
Share on other sites

Só CNF? Sério, a Infraero tem uma miopia de dar inveja à minha vó... CWB, POA, GRU, CGH, BSB, VIX, GYN não têm problema né... ¬¬

 

Eu nao sei pq sua preocupaçao mas relaxe!

A infrazero fala muito e faz pouco!

Link to comment
Share on other sites

Gostaria de saber se vão ampliar as vagas do estacionamento de funcionários. Cada dia que passa tenho desanimado mais em ir de carro e pensado seriamente em voltar a ir de ônibus. Essa semana mesmo por um acaso do destino achei uma vaga excelente (não tinha que caminhar 3Km do carro até o terminal)! Minha vontade foi de deixar o carro lá pra sempre!

 

Gostaria de saber também se esse novo estacionamento terá vagas cobertas. Ou pelo menos algum tipo de sombra que não seja das árvores do outro estacionamento, que deixam seu carro com "cobertura especial de cocô de pombo". A outra "opção de vaga" é acabar com sua pintura no sol.

Link to comment
Share on other sites

Eu queria saber a razão para aguardar pela Infraero para a construção de estacionamentos. Não poderiam conceder para uma empresa construir e depois explorar o serviço? POA tem tb. graves problemas com o estacionamento e a solução esta distante demais.

Link to comment
Share on other sites

Eu queria saber a razão para aguardar pela Infraero para a construção de estacionamentos. Não poderiam conceder para uma empresa construir e depois explorar o serviço? POA tem tb. graves problemas com o estacionamento e a solução esta distante demais.

 

Concessão é uma palavra que não existe no dicionário da Infraero. Aliás, concessão de terreno, pois das lojas nos sabemos.

Link to comment
Share on other sites

Ah, sim. Antes do TPS 2 tem que ter pátio. Pois se diariamente no início da noite (além das manhãs principalmente de final de semana) várias aeronaves já ficam na remota devido fingers lotados, que dirá e situações atípicas, que já tivemos aeronaves desembarcando pax no TECA?

Link to comment
Share on other sites

 

Se sair o TPS2 de CNF vai ser uma bela iniciativa.

Minas Gerais merece ter um aeroporto a altura de seu potencial. São pelo menos 7% do mercado para a Europa que geram somente 2% dos passageiros.

 

E é importante para o sudeste do país termos CNF como alternativa de desenvolvimento e até como alternativa de pouso, ainda mais com GIG e GRU ampliados/melhorados.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade