Jump to content

Passagens mais baratas na web


Kleber

Recommended Posts

Passagens mais baratas na web

 

Twitter e blogs especializados ajudam internautas a encontrar promoções para voos nacionais e internacionais

 

 

O microblog Twitter, com seus 140 caracteres por mensagem, é uma ferramenta essencial para quem quer encontrar pechinchas aéreas. A opinião é do blogueiro Rodrigo Purisch, que mantém o blog Aquela Passagem, desde 2006, especializado em dicas de como encontrar passagens aéreas a bons preços. “O twitter das companhias aéreas é uma das formas mais eficazes para acompanhar promoções das passagens nacionais. Eu mesmo já comprei assim”, diz Purisch.

 

O blogueiro conta que para as passagens internacionais as companhias estrangeiras não têm contas no Twitter voltadas para o público brasileiro. Nesse caso, a dica é fazer um cadastro direto no site das empresas ou acompanhar blogs especializados em passagens aéreas. “Não existe previsibilidade para promoções”, afirma Purisch, que mora em Belo Horizonte (MG).

 

Acompanhar somente o twitter das companhias aéreas, no entanto, não é garantia de bons negócios. Sylvia Lemos, moradora de Porto Alegre (RS), diz que so­­mente neste ano comprou uma dezena de passagens depois de mensagens que viu no Twitter, mas não no das companhias aéreas. “Estou sempre ligada, olho tudo diariamente e tenho um ca­­lendário de datas com os melhores períodos para cada lugar, fu­­gindo das chuvas, e dos melhores dias para o Nordeste, lua cheia e lua nova”, explica Sylvia.

 

Ela garante que com esses dados pode decidir em poucos minutos se a oferta da passagem possui um bom custo-benefício. “Compro no momento em que a tarifa vantajosa aparece. Muitas vezes, meia hora depois ela não existe mais.”

É preciso ficar atento para as “pegadinhas”

 

O blogueiro Rodrigo Purisch, do site Aquela Passagem, alerta que, na web, nem tudo o que parece promoção realmente é. “Há regras que as pessoas acabam não lendo. Por exemplo, se você precisar mudar de rota ou a data da passagem, terá que pagar uma tarifa até mais cara que a original. As pessoas precisam ter essa visão crítica. Tem que fazer uma compra consciente. Comprar por impulso às vezes não fica barato, porque existem muitas pegadinhas”, afirma.

 

Milhas

 

Outra forma de deixar a passagem mais acessível é utilizar o cartão de crédito para conseguir milhas. “Uma passagem nacional custa em média 20 mil milhas. Para ganhá-las só voando, sairia muito caro. O uso do cartão de crédito pode abreviar a conquista dessas milhas. Mas é preciso ficar atento, porque os juros do cartão são os mais altos do mercado. Se não houver um controle nos gastos o resultado pode ser o inverso”, diz.

Links úteis

 

Blogs e sites:

 

www.aquelapassagem.com.br

 

www.blog.mundi.com.br

 

www.decolar.com

 

www.passagemaerea.com.br

 

www.voesimples.com.br

 

Empresas aéreas:

 

Azul - www.voeazul.com.br

 

Gol - www.voegol.com.br

 

TAM - www.tam.com.br

 

Webjet - www.webjet.com.br

 

Twitter:

 

www.twitter.com/azulinhasaereas

 

www.twitter.com/Voe_Gol

 

www.twitter.com/TamAirLines

 

www.twitter.com/Webjet

 

 

Purisch afirma que não existe uma regra para promoções de passagens aéreas no Brasil, mas na alta temporada elas tendem a ser menos frequentes. A liberação da tarifa das passagens para voos internacionais, adotada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em abril, mostra que uma das grandes vantagens do preço livre é a possibilidade de as empresas realizarem promoções. Antes, com uma tarifa mínima, promoções eram algo raro, visto que os preços entre as concorrentes eram muito semelhantes.

 

Concorrência

 

Normalmente, existe um número limitado para passagens promocionais nos aviões. Cada companhia adota uma estratégia diferente, tanto nos preços quanto na forma de divulgação das promoções. Para a empresa Webjet, as promoções aumentam, em média, de 20% a 30% a taxa de ocupação de um voo. A Azul, que começou a operar no fim do ano de 2008, adota promoções-relâmpago. “Fizemos a da passagem a R$ 16 para ir ao Rio de Janeiro, como comemoração pela escolha da cidade como sede das Olimpíadas de 2016”, explica Gianfranco Beting, diretor de marketing da Azul. Ele conta que, dependendo da promoção, a empresa adota meios diferentes para divulgação. “Depende da praça, do período, do mercado e de outros fatores. As promoções são divulgadas em veículos de massa, como a televisão, e em outros meios como a web. Usamos táticas virais, lançamos na internet a informação sobre a promoção e deixamos que se espalhe”, disse.

 

A reportagem também entrou em contato com as empresas TAM e Gol, para comentar sobre promoções aéreas, mas as assessorias de imprensa afirmaram que não poderiam repassar essas informações.

 

Fonte:RPC

 

Link to comment
Share on other sites

Muito interssante a matéria, só não postaram o link do Melhores Destinos http://www.melhoresdestinos.com.br que é o maior site do genero no Brasil e o twitter @passagensaereas que é pioneiro (está no twitter há quase 2 anos) e tem mais de 40.000 seguidores.

 

Discriminação? Não, apenas faltou ser imparcial.

 

Link to comment
Share on other sites

A criação de conteúdo inédito baseado em análises fundamentadas em fatos, lembrar que copiar press release e tentar agradar as cias aéreas em busca de alguma benesse não leva a nada, ter senso crítico para não ficar replicando táticas virais das cias aéreas apenas, ter respeito a informação citando fontes, seja elas o Fórum Contato Radar, comentários de leitores, entre outras fontes, criação de uma comunidade pensante que analisa a informação e gera mais informação por conta própria e não ficar se lamentando por não ter chegado a algum lugar e sim trabalhar com respeito, dedicação visando a web 2.0 e não lucro, credenciou o Aquela Passagem para participar dessa reportagem.

 

Obrigado ao Fórum Contato Radar pelas relevantes informações que recebo aqui! Obrigado a RPC por mais esse reconhecimento!

Link to comment
Share on other sites

Hoje saiu uma matéria muito interessante também na CBN, a diferença foi que essa focou em sites maiores, em sua maioria internacionais. Vale a pena conferir ;)

 

Dicas de sites para programar viagem de fim de ano pela internet

http://cbn.globoradio.globo.com/colunas/cb...-INFORMACAO.htm

 

É interessante ver que cada vez mais pessoas descobrem as facilidades da Internet para planejar suas viagens. Novas tecnologias como o twitter tem levado essas promoções a um público bem maior :thumbsup:

Link to comment
Share on other sites

Sim ! Com a entrada da nova malha de dezembro (10/12), irá passar a existir um FOR-SSA-BSB-GIG !

 

Boa viagem...

 

Ps: Creio que o trilho de volta também existirá: GIG-BSB-SSA-FOR.

interessante trecho. pena que pelo site dela nao esta a venda, so pelo submarino viagens e stella barros. a webjet deu uma boa sacada. voo direto ssa for. comprei um pra janeiro e um pra o carnaval pela gol mesmo 199 e 159 pela gol. bons trechos e tarifa programada. 1000 milhas cada trecho. espero que a web seja competitiva.

 

brigadao pela info...

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade