Jump to content

GE arrisca com aposta em aviões chineses


A345_Leadership

Recommended Posts

 

The Wall Street Journal

 

de Pequim

 

A General Electric Co. fez uma aposta substancial, e que pode ser muito arriscada, na indústria aeroespacial da China e anunciou uma sociedade com a maior fabricante de componentes para aviões do país, a Corporação da Indústria Chinesa de Aviação — conhecida como Avic —, para fornecer em conjunto sistemas eletrônicos para aviões.

 

Em essência, a GE está transferindo para a China sua plataforma de aviônicos, como são conhecidos esses sistemas, e se posiciona também para participar do projeto de um avião que a China quer que concorra com os jatos da Boeing Co. e da Airbus, subsidiária da European Aeronautics Defence & Space Co.

 

No coração da decisão da GE está o apetite crescente da China por aviões, mas a empresa americana também aposta que um jato feito na China pode roubar o mercado internacional da Boeing e da Airbus — uma esperança vista com desconfiança pela indústria.

 

Não foram divulgados detalhes financeiros, mas a GE chamou o acordo de "um investimento substancial". O negócio de aviônicos é parte da divisão de sistemas de aviação da GE, que tem receita anual de US$ 2,5 bilhões, cerca de 13% da receita total da GE com aviação, que foi de US$ 19,2 bilhões em 2008.

 

O acordo ressalta a concorrência cada vez maior entre os fabricantes de aviões para fornecer tecnologia a um jato de passageiros que a principal fabricante estatal de aviões da China, a Commercial Aircraft Corp. of China Ltd., ou Comac, ligada à Avic, pretende lançar em 2016. O objetivo desse avião, chamado C919, é concorrer com o Boeing 737 e o Airbus A320.

 

Ainda não se sabe se o C919 vai emplacar, especialmente em mercados importantes como na América do Norte. A Empresa Brasileira de Aeronáutica SA, que há décadas tenta concorrer com a Boeing e Airbus, até hoje só conseguiu entrar mesmo no mercado de jatos regionais.

 

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade