Jump to content

Impasse pode prejudicar vôos entre Europa e EUA


Guest Herson

Recommended Posts

Impasse pode prejudicar vôos entre Europa e EUA

 

MADRI – As autoridades norte-americanas e a Justiça européia têm até o próximo dia 30 para decidir sobre a privacidade das informações dos passageiros de companhias aéreas européias que voem para os Estados Unidos. Depois dos ataques terroristas de Nova York, há cinco anos, os Estados Unidos exigem que as companhias aéreas que operam no país entreguem informações sobre os passageiros que transportam, mas desde maio deste ano um tribunal europeu de Direitos Humanos determinou que a exigência era ilegal, suspendendo-a.

 

O tribunal europeu estipulou o próximo dia 30 como prazo para que a exigência fosse substituída ou adaptada, mas as primeiras tentativas de acordo entre os sistemas judiciários da Europa e dos Estados Unidos não evoluíram. Sem acordo, as aéreas européias teriam de optar por uma das leis a cumprir: se não fornecem as informações sobre os passageiros, podem ser multadas em até US$ 6 mil por passageiro; se entregarem os dados, no entanto, correm o risco de serem processadas pelos passageiros, ancorados na lei européia.

 

As informações exigidas em nome do combate ao terrorismo incluem o nome e o endereço do passageiro, além de contatos telefônicos e dados referentes aos cartões de crédito que possua. Mais de 100 mil passageiros voam diariamente da Europa para os Estados Unidos.

 

Fonte: PANROTAS

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade