Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

José C. Biason

Ansiedade No Século 21: Como Manter A Calma Frente Ao Estresse Diário?

Recommended Posts

Ansiedade No Século 21: Como Manter A Calma Frente Ao Estresse Diário?

Por Flavio Roberto Evangelista de Andrade

Texto adaptado por José Carlos Biason

O mundo nuca foi tão rápido como está agora. Neste século vivemos o hoje já pensando no amanhã. Diga-me quem nunca se deparou com uma situação e perdeu a calma? Vão aqui alguns questionamentos para que você faça a sua reflexão: Você deita na cama para dormir e sua cabeça não para de pensar mil e uma coisas que precisa fazer hoje e amanhã? Fica impaciente todos os dias com o trânsito de ida e volta para o trabalho? Irrita-se facilmente com colegas de trabalho por causa de um simples comentário? Chateia-se pela fila de supermercado que parece não se movimentar? Tenta estacionar o seu carro no centro da cidade, já deu várias voltas e não consegue e facilmente perde a calma porque você tem um compromisso urgente e não pode chegar atrasado?

Se a resposta foi sim para os cinco questionamentos, você é mais uma das milhares de pessoas que dia após dia vão perdendo o pouco de calma que ainda lhe resta. E se isso acontece, a maioria dos dias da semana, cuidado, pois você pode estar caminhando para uma crise de pré-pânico ou depressão.

Frequentemente as pessoas vivem cercadas de compromissos, obrigações do lar, contas a pagar, projetos do trabalho para entregar, um corre corre, e não se dão conta de que estão em estado de estresse tão alto que mesmo não querendo terminam ficando ansiosas, nervosas e agressivas.

Raiva freqüente, doenças psicossomáticas, transtornos entre outros vão se chegando devagarzinho, fazendo parte da sua vida. Então, qual a melhor coisa a fazer? É sempre é bom manter a mente ocupada e distraída com outra coisa que não seja a que te deixa ansioso nervoso. Não leve tudo muito à sério tudo e quanto mais a situação for de pedir rapidez, mais você deve agir contrário à situação, mais cautela deve mostrar.

Mantenha o pensamento positivo, sempre repetindo: Tudo pode ser resolvido, tudo tem solução! Ocupe sua mente e também o corpo com atividades prazerosas; por exemplo: o que mais me relaxa? Ler um livro? Caminhar? Praticar um esporte? Ouvir música? Dar uma volta na praia e tomar um suco delicioso de sua preferência? Se você está passando por essa situação não se desespere. Saiba que você é capaz de mudar a sua vida para melhor. Acredite em você! Diga a você mesmo que nada disso pode te incomodar e que você não precisa estar desesperado.

Quando estiver na hora da raiva reflita um pouco e note se vale à pena brigar com aquela pessoa em determinada situação, além de tudo não descarregue o estresse nas pessoas que estão ao seu redor, pois além de estressado acabará fazendo com que as pessoas que gostam de você se distanciem.

Lembre-se sempre: você é o artista principal e detém a força daquilo que sente. De forma alguma você deve ser platéia e apenas escutar. Se você notar que o estresse está tomando conta dos seus pensamentos, da sua vida, procure um psicólogo ou até mesmo um psiquiatra e converse um pouco com ele. Há tratamentos que você pode optar, medicamentos, ou terapia, mas nada de tentar se medicar por conta própria.

Então, opte por fazer da sua vida a melhor vida para se viver e saiba que uma atitude positiva vão ajudar e muito.

JC. Biason

Tanto lixo q se acha na Internet e de repente vc está navegando despretensiosamente e dá de encontro a um texto como esse, falando quase tudo sobre sua vida...

Excelente! Já dei um copy/paste aqui pra minha máquina! Preciso ler isso diariamente!

Salvo também em meus arquivos. Texto leve, sem aqueles "clichês" dos textos mais conhecidos de auto-ajuda. E que, em uma leitura rápida, nos faz parar um pouco para pensar em nosso bem-estar.

Parabéns Biason e obrigado!

Taí realmente um texto leve e que esclarece bastante. Acho que no final das contas, estou levando a vida muito a sério, realmente e creio que isto esteja me fazendo muito mal. Percebi que estou mais agressivo e me isolando cada vez mais também.

Valeu Biason!

... Percebi que estou mais agressivo e me isolando cada vez mais também.

Valeu Biason!

Parece q vc falou de mim no trecho acima...impressionante pra onde esse mundo está nos levando...

Biason, obrigado pelo texto, me vi em diversas situações do texto acima..

é complicado.. olho meu sobrinho e dá inveja dele.... hehe

Abraços!

claro, objetivo e coerente!

falou tudo o que vivemos hoje, eu particularmente nao ouso retirar uma virgula!

devidamente copiado pro pc...

abrass

Guest
This topic is now closed to further replies.

• Create New...

Important Information