Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

José C. Biason

Ansiedade No Século 21: Como Manter A Calma Frente Ao Estresse Diário?

Recommended Posts

Ansiedade No Século 21: Como Manter A Calma Frente Ao Estresse Diário?

 

Por Flavio Roberto Evangelista de Andrade

 

Texto adaptado por José Carlos Biason

 

O mundo nuca foi tão rápido como está agora. Neste século vivemos o hoje já pensando no amanhã. Diga-me quem nunca se deparou com uma situação e perdeu a calma? Vão aqui alguns questionamentos para que você faça a sua reflexão: Você deita na cama para dormir e sua cabeça não para de pensar mil e uma coisas que precisa fazer hoje e amanhã? Fica impaciente todos os dias com o trânsito de ida e volta para o trabalho? Irrita-se facilmente com colegas de trabalho por causa de um simples comentário? Chateia-se pela fila de supermercado que parece não se movimentar? Tenta estacionar o seu carro no centro da cidade, já deu várias voltas e não consegue e facilmente perde a calma porque você tem um compromisso urgente e não pode chegar atrasado?

 

Se a resposta foi sim para os cinco questionamentos, você é mais uma das milhares de pessoas que dia após dia vão perdendo o pouco de calma que ainda lhe resta. E se isso acontece, a maioria dos dias da semana, cuidado, pois você pode estar caminhando para uma crise de pré-pânico ou depressão.

Frequentemente as pessoas vivem cercadas de compromissos, obrigações do lar, contas a pagar, projetos do trabalho para entregar, um corre corre, e não se dão conta de que estão em estado de estresse tão alto que mesmo não querendo terminam ficando ansiosas, nervosas e agressivas.

 

Raiva freqüente, doenças psicossomáticas, transtornos entre outros vão se chegando devagarzinho, fazendo parte da sua vida. Então, qual a melhor coisa a fazer? É sempre é bom manter a mente ocupada e distraída com outra coisa que não seja a que te deixa ansioso nervoso. Não leve tudo muito à sério tudo e quanto mais a situação for de pedir rapidez, mais você deve agir contrário à situação, mais cautela deve mostrar.

 

Mantenha o pensamento positivo, sempre repetindo: Tudo pode ser resolvido, tudo tem solução! Ocupe sua mente e também o corpo com atividades prazerosas; por exemplo: o que mais me relaxa? Ler um livro? Caminhar? Praticar um esporte? Ouvir música? Dar uma volta na praia e tomar um suco delicioso de sua preferência? Se você está passando por essa situação não se desespere. Saiba que você é capaz de mudar a sua vida para melhor. Acredite em você! Diga a você mesmo que nada disso pode te incomodar e que você não precisa estar desesperado.

 

Quando estiver na hora da raiva reflita um pouco e note se vale à pena brigar com aquela pessoa em determinada situação, além de tudo não descarregue o estresse nas pessoas que estão ao seu redor, pois além de estressado acabará fazendo com que as pessoas que gostam de você se distanciem.

 

Lembre-se sempre: você é o artista principal e detém a força daquilo que sente. De forma alguma você deve ser platéia e apenas escutar. Se você notar que o estresse está tomando conta dos seus pensamentos, da sua vida, procure um psicólogo ou até mesmo um psiquiatra e converse um pouco com ele. Há tratamentos que você pode optar, medicamentos, ou terapia, mas nada de tentar se medicar por conta própria.

 

Então, opte por fazer da sua vida a melhor vida para se viver e saiba que uma atitude positiva vão ajudar e muito.

 

JC. Biason

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tanto lixo q se acha na Internet e de repente vc está navegando despretensiosamente e dá de encontro a um texto como esse, falando quase tudo sobre sua vida...

 

Excelente! Já dei um copy/paste aqui pra minha máquina! Preciso ler isso diariamente!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Salvo também em meus arquivos. Texto leve, sem aqueles "clichês" dos textos mais conhecidos de auto-ajuda. E que, em uma leitura rápida, nos faz parar um pouco para pensar em nosso bem-estar.

 

Parabéns Biason e obrigado!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Taí realmente um texto leve e que esclarece bastante. Acho que no final das contas, estou levando a vida muito a sério, realmente e creio que isto esteja me fazendo muito mal. Percebi que estou mais agressivo e me isolando cada vez mais também.

 

Valeu Biason!

Share this post


Link to post
Share on other sites
... Percebi que estou mais agressivo e me isolando cada vez mais também.

 

Valeu Biason!

 

Parece q vc falou de mim no trecho acima...impressionante pra onde esse mundo está nos levando...

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Biason, obrigado pelo texto, me vi em diversas situações do texto acima..

é complicado.. olho meu sobrinho e dá inveja dele.... hehe

 

Abraços!

Share this post


Link to post
Share on other sites

claro, objetivo e coerente!

 

falou tudo o que vivemos hoje, eu particularmente nao ouso retirar uma virgula!

 

devidamente copiado pro pc...

 

abrass

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
This topic is now closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information