Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

José C. Biason

Coisas que nunca é demais saber.

Recommended Posts

Coisas que nunca é demais saber.

Nunca “fale” às pessoas como um monólogo. Pergunte o que elas pensam sobre o assunto e escute as repostas. Muito menos seja dogmático e aquele cara tem a certeza de tudo o tempo todo. E, principalmente não seja intransigente.

Um processo de comunicação construtivo faz com que o interlocutor se sinta valorizado. Além do mais, todos nós tendemos a apoiar e abraçar aquilo que participamos e ajudamos a criar.

No início da minha carreira algumas pessoas ajudaram-me com este conselho. Elas me incluíram, valorizaram, incentivaram e apoiaram. Eu era um participante ativo do meu próprio processo de aprendizado e evolução, e não o receptor de um processo pronto, ou predefinido.

Benjamin Franklin resumiu tudo isto quando disse: “Se você me coloca sua opinião de maneira dogmática, diretamente oposta ao meu modo de pensar, e não me deixa espaço para negociação, eu sou obrigado a concluir – para proteger a mim e a minha auto-estima - que você está errado, e imediatamente vou me empenhar em provar que você está errado. Por outro lado, se você coloca a sua opinião como uma hipótese, evidenciando boa vontade para discuti-la e explorá-la, na maioria das vezes eu vou me empenhar em comprovar que você está certo”

O pensamento de Benjamin Franklin pode soar estranho nos tempos atuais, onde vemos nos ambientes que frequentamos, seja no trabalho, família, com amigos ou nos ambientes virtuais da internet; pessoas estão mergulhadas em seus pensamentos e julgamentos “pré-conceituosos”, em muitas ocasiões expressadas de forma agressiva. Isto tudo numa época em nunca tivemos tantos meios para nos comunicar e compartilhar conhecimento.

Ninguém é tão sábio que não tenha algo para aprender todo dia. A verdadeira sabedoria reside, na maioria das vezes em ouvir mais, difundir conhecimento e principalmente em ser paciente com aqueles que sabem menos que você.

Pensem nisso!

Abraço

JC. Biason

PS: Texto do Gestão Pessoal e Profissional, temporariamente no PH:

Bacana a idéia e o pensamento de Franklin.

Outra frase que escutei de um piloto mais antigo foi:

"Piloto bom tem o ouvido mais aberto que a boca. "

Achei categórica esta frase.

:thumbsup:

Guest
This topic is now closed to further replies.

• Create New...

Important Information