Jump to content

Acidente foi em região eleita para fixar bases aéreas


LipeGIG

Recommended Posts

Folha de São Paulo

Acidente foi em região eleita para fixar bases aéreas

CLAUDIO ANGELO

EDITOR DE CIÊNCIA

 

É irônico que o pior acidente aéreo da história do país tenha ocorrido justamente na serra do Cachimbo. Afinal, essa região foi ocupada pelo homem branco justamente para implementar um conjunto de bases de segurança de vôo, que servissem para instalar a rota aérea Rio/Manaus pelo interior.

 

A decisão de fazer a base aérea de Cachimbo foi de Eduardo Gomes, ministro da Aeronáutica do governo Vargas (a base seria inaugurada pelo próprio Getúlio, em 1954). Naquela época, final da década de 1940, a navegação aérea no país era de cabotagem, e para ir do Rio a Manaus era preciso contornar todo o litoral e depois voar sobre o rio Amazonas.

Link to comment
Share on other sites

Essa pode ser o motivo "oficial", mas o que já ouvi foi que ela foi criada para fiz de "proteção" da Serra do Cachimbo, considerada a Maior Reserva de Urânio do Mundo! E também por ser rica em plutônio!

Ou sessão questão de "proteção" de uma fonte de energia nuclear imensa.

Link to comment
Share on other sites

Caros amigos,

 

A Base da Serra do Caximbo foi realmente criada para abrigar a área de testes nucleares brasileiros. Em Caximbo, foi construído um poço para a detonação da bomba atômica brasileira. Tal poço foi construído em uma época em que países com Índia e o Paquistão detonavam seus primeiros artefatos nucleares.

 

Quando assumiu o Governo, o então Presidente Fernando Collor de Mello lacrou tal poço e pôs um fim no Programa da Bomba Atômica Brasileira. Hoje, o país faz parte do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares.

 

Não sei nada sobre as tais reservas de urânio, mas é certo que reservas de plutônio lá certamente não existem: o plutônio é um elemento artificial.

 

Um abraço.

 

Constellation

Link to comment
Share on other sites

Não entendo muito bem sobre isso, mas nesse link tem algumas informações, inclusive falando do urânio e plutônio. http://www1.folha.uol.com.br/folha/80anos/...alismo-04.shtml

Deixando claro que a reportagem é de 1986, onde cita o que o governo visava fazer na região, posteriormente o Presidente Collor lacrou o local do teste, como informou o Constellation

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade