Jump to content

Infraero não descarta erro no controle do tráfego aéreo


Kleber

Recommended Posts

Infraero não descarta erro no controle do tráfego aéreo

 

da Folha de S.Paulo, em Brasília

 

O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, disse ontem que não é possível afastar, neste momento, a possibilidade de erro no controle do tráfego aéreo como fator que levou à colisão entre o Boeing-737/800 da Gol e o Legacy, matando 154 pessoas.

 

Pereira ressaltou que é necessário cruzar dados das caixas-pretas com os registros de radar em terra. "É prematuro [dizer que não há culpa do controle]. Tem que ter todos os dados. Não só as caixas, mas também contextualizar com as gravações de terra, com as imagens de radar, com o depoimento dos pilotos que sobreviveram. É prematuro acusar ou defender qualquer pessoa", afirmou.

 

A Infraero, vinculada ao Ministério da Defesa, é responsável pela administração de todos os aeroportos do país.

 

A FAB (Força Aérea Brasileira), responsável pelo controle do tráfego, nega problemas dos radares ou falhas dos operadores, embora não confirme oficialmente os detalhes da investigação sobre o acidente, ocorrido no último dia 29.

 

Uma das poucas informações confirmadas até o momento só levanta mais dúvidas. O Boeing da Gol voava a 37 mil pés de Manaus a Brasília seguindo seu plano de vôo quando colidiu com o jato executivo Legacy, da Embraer, que ia em sentido contrário na mesma altitude.

 

Mas o plano de vôo do Legacy previa que ele primeiramente descesse dos 37 mil pés em que vinha de São José dos Campos para 36 mil e depois, cerca de 400 km antes do local da colisão, passasse para 38 mil pés.

 

A aerovia, uma espécie de estrada virtual, também estabelece as altitudes "ímpares" (37 mil, 39 mil) para aviões num sentido e as "pares" (36 mil, 38 mil) para outros. Antes dos radares, apenas esta regra servia para evitar acidentes, segundo o brigadeiro. "A Amazônia funcionou durante décadas com esse mesmo tipo de tráfego e nunca ninguém bateu."

 

Discernimento

 

Indiretamente, Pereira criticou a atitude dos pilotos do Legacy que se mantiveram na "contramão".

 

"Também é uma questão de discernimento do piloto. Se está numa altitude diferente, sem rádio, sem contato, "ai meu Deus", sai do eixo da aerovia, retoma a altitude e volta para o eixo para evitar acidentes. Isso aprendi quando tinha 17 anos."

 

Os pilotos alegam que não tiveram contato com o controle em Brasília e, por isso, mantiveram sua rota e altitude, alegando que, para fazer uma mudança, precisariam de autorização de terra.

 

O problema é que o procedimento, no caso de falta de contato, é justamente seguir seu plano de vôo original --no caso, permanecer nas faixas pares da aerovia. A versão no centro de controle é outra: o contato foi tentado por rádio, mas não houve sucesso.

 

Segundo o brigadeiro, é preciso aguardar o fim das investigações sobre o acidente antes de tirar conclusões.

 

Falando em tese, o presidente da Infraero disse que quando um piloto "perde" o rádio deve incluir um código no transponder do avião ou usar uma outra aeronave que esteja voando perto para fazer uma ponte com o controle em terra.

 

Ele também afirmou que seria um risco determinar que o piloto do avião da Gol mudasse de rota, diante do desaparecimento dos sinais do Legacy. Segundo ele, como os radares não estavam captando a posição do Legacy, não havia como dizer onde o Boeing deveria se posicionar. "A lógica normal em aviação diz: não mexa naquele que está correto, ou você estará agravando o problema."

Link to comment
Share on other sites

Sou leigo neste assunto, e procurei este Fórum justamente para me informar sobre esta questão. Até que ponto a Infraero poderia interferir para que o acidente não acontecesse e não o fez? Outra coisa, existem "pontos cegos" na Amazônia? Até onde me informei o Sivam foi implantado com algumas falhas (por corrupção por sinal!). Elas foram corrigidas? Vi também que um voô da Gol quase colediu no ar no sul a pouco tempo atrás. Qual a situação dos bastidores da aviação? O comando, o material de trabalho e tudo mais. Os pilotos do Legacy voaram quanto tempo da altitude errada? Penso que são perguntas importantes neste momento.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade