Jump to content

Plano da Embraer era apenas proposta, diz Aeronáutica


lmc

Recommended Posts

Plano da Embraer era apenas proposta, diz Aeronáutica :hypocrite:

 

 

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Aeronáutica esclareceu hoje que o plano de vôo entregue pela Embraer ao piloto do Legacy, Joseph Lepore, era apenas uma proposta, de padrão de vôo. Com essa sugestão, o piloto deveria se dirigir à sala de tráfego no aeroporto e preencher o plano, que seria aprovado e registrado no sistema de controle de tráfego aéreo. O piloto pode alterar este plano, mas, antes, precisa de autorização do sistema.

Lepore havia afirmado, de acordo com reportagem do Fantástico, que a Embraer havia entregado a ele o plano de vôo que determinava uma altitude de 37 mil pés, a mesma em que estaria o Boeing da Gol. O co-piloto Jan Paul Paladino confirmou a versão e disse que tem uma cópia do plano.

 

Redação Terra

 

 

 

 

Se realmente a Embraer entregou uma proposta de plano prevendo altitude de cruzeiro de 37000 pés até Manaus, creio que possa ter induzidos os pilotos do Legacy ao erro, não que eles não deveriam ter checado se a altitude dos trechos estavam corretas. Coloquem-se no lugar deles, recebendo um plano de vôo da 4 maior fabricante de aviões do mundo, numa rota que é comum de entregas para Embraer em um país estrangeiro. Vocês não confiariam neste plano???

Link to comment
Share on other sites

A respeito desta notícia a duvída q tenho é: qual o procedimento padrão da Embraer, entregar um plano de vôo ou uma proposta de plano de vôo? Se era uma proposta, com base no que a Embraer deixou ele decolar? Ai, Ai, Ai

Link to comment
Share on other sites

Isso não existe. Não sei porque estão citando a Embraer nesse negócio. Não interessa quem fez o plano de vôo seja ele formulário de fato, via telefone, proposta o que for. Antes de partir os pilotos do Legacy pegaram a cópia da autorização e portanto são obrigados a saber direitinho qual era o plano autorizado. Esse negócio de indução ao erro não tem cabimento.

 

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

O Jornal da Record mostrou hoje (com exclusividade) o plano de vôo. 37000 pés até Brasilia, 36000 pés até um determinado ponto que não me recordo o nome e subir a 38000 pés.

Link to comment
Share on other sites

Isso não existe. Não sei porque estão citando a Embraer nesse negócio. Não interessa quem fez o plano de vôo seja ele formulário de fato, via telefone, proposta o que for. Antes de partir os pilotos do Legacy pegaram a cópia da autorização e portanto são obrigados a saber direitinho qual era o plano autorizado. Esse negócio de indução ao erro não tem cabimento.

Abraço

 

Concordo plenamente Diego.

Link to comment
Share on other sites

O Jornal da Record mostrou hoje (com exclusividade) o plano de vôo. 37000 pés até Brasilia, 36000 pés até um determinado ponto que não me recordo o nome e subir a 38000 pés.

 

Sim. E como disseram, se ele teve falha de comunicação tinha a obrigação de seguir o plano de vôo, isso é lei. De um jeito ou de outro eles já estão errados. Podem não ser os únicos mas inocentes já está mais do que claro que eles não foram. Agora é ver quem mais influenciou e até que ponto o controle e o Gol poderiam ter evitado a colisão (se é que tiveram essa chance).

 

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

O Jornal da Record mostrou hoje (com exclusividade) o plano de vôo. 37000 pés até Brasilia, 36000 pés até um determinado ponto que não me recordo o nome e subir a 38000 pés.

 

Seriam 37 até Brasília, descendo à 36 em seguida e subindo à 38 na posição TERES, qdo estariam à 600Km de distância um do outro (GOL e Legacy).

 

A Posição Teres fica pouco mais de 300Km antes do local do acidente. A transição de 36 para 38 levaria 1 minuto, tempo que percorreria 15Km... Resumindo, deveriam supostamente estar já em 38 no local do acidente. Resta saber se foi REALMENTE esse o erro.

Link to comment
Share on other sites

Só de não ter seguido o plano de voo já há responsabilidade no ocorrido...mas duvido que os americanos, mesmo culpados, respondam por algo.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade