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Indenização da Gol pode superar US$ 35 milhões


Kiss My Airs

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Altamiro Silva Júnior e Roberta Campassi

 

As indenizações para as famílias das 154 vítimas do acidente da Gol podem superar

US$ 35 milhões. A cobertura faz parte da apólice do seguro de responsabilidade civil

(RC), que cobre os dados que a aeronave pode causar a terceiros. O avião também

tinha um seguro do casco, com apólice estimada em US$ 46 milhões.

 

Tanto o pagamento das indenizações quanto o da aeronave serão feitos por seguradoras

estrangeiras, que assumiram mais de 90% do risco. A seguradora da Gol no Brasil é a

SulAmérica, que ficou com risco muito pequeno, de menos de 1% do valor da apólice,

estimam especialistas em seguro aeronáuticos. Já o IRB Brasil Re, única

resseguradora autorizada a operar no país, teria ficado com algo entre 5% e 10% do

risco do casco. Com isso, pode ter prejuízo em torno de US$ 2,5 milhões com o

sinistro.

 

Já o seguro de RC tem praticamente 100% do risco com resseguradoras internacionais

por causa dos enormes valores envolvidos. Segundo uma fonte, uma apólice de RC

costuma ultrapassar os US$ 500 milhões.

 

No mercado externo, a Allianz é a seguradora líder da apólice. Mas os especialistas

calculam que ela tenha ficado com, no máximo, 10% do risco, passando o restante para

um "pool" de resseguradoras.

 

Se ficar provado que o piloto do Legacy foi responsável pelo acidente, a seguradora

da empresa dona do jato, a ExcelAire, é que terá que arcar com os prejuízos.

 

O impacto do acidente no preço dos seguros de aeronave deve ser baixo. "Seria

preciso mais uns quatro acidentes como este nos próximos dias para ter alta dos

preços", afirma Gustavo Tavares da Cunha Mello, da Correcta Seguros, especializada

em seguro aeronáuticos.

 

Para Mário Faria, corretor da Inter Assessoria Aeronáutica, o acidente pode ter

efeito nas apólices futuras da Gol. Mas, como ela está expandindo sua frota, um

aumento no preço do seguro das aeronaves seria diluído.

 

Para Paulo Bittencourt Sampaio, consultor de aviação, o valor das apólices da Gol

pode não sofrer um aumento nominal, mas a companhia pode perder descontos em

decorrência do acidente. Ele afirma que o seguro aeronáutico no Brasil é mais barato

do que em outros países devido ao baixo índice de acidentes no país: 0,87 a cada 1

milhão de decolagens, frente a 1,2 da média mundial.

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