Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

¡No Pasarán!

Saguão de Viracopos será ampliado com novo módulo

Recommended Posts

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) abriu licitação na última sexta-feira para contratar a empresa que vai instalar o terminal modulado de ampliação do saguão de check-in do Aeroporto Internacional de Viracopos. A contratação será realizada por meio de pregão eletrônico, via internet, nos dias 16 e 17 deste mês. O orçamento previsto é de R$ 2,9 milhões para uma área de 1,2 mil metros quadrados. A estrutura permitirá a ampliação provisória da capacidade de atendimento, passando dos quase 5 milhões de passageiros previstos neste ano para 6 milhões de usuários anuais.

O prazo para instalação da estrutura do Módulo Operacional (MOP) é de, no máximo, 150 dias após emissão da ordem de serviço inicial. Esta só será efetivada após publicação do extrato do contrato no Diário Oficial da União e entrega das “Garantias de Cumprimento do Contrato e de Riscos de Engenharia”. Caberá à contratada realizar a montagem de estrutura metálica, além de instalação de painéis e de cobertura com telhas termoisolantes, entre outros. Os desembolsos serão de R$ 1,1 milhão em 2010 e de R$ 1,8 milhão em 2011. O critério de escolha na licitação será o de menor preço.

De acordo com informações no edital, o MOP será composto por oito submódulos com dimensões de 7,5 metros por 20 metros cada um. Segundo a Infraero, atualmente alguns aeroportos administrados pela empresa necessitam de ampliação imediata da capacidade de processamento de passageiros e bagagens. Isso se deve em função do aumento expressivo da demanda nos últimos anos, gerada, principalmente, pelo crescente acesso da população ao modal aéreo. Essa solução rápida, segundo a Infraero, visa a melhoria das condições de conforto e segurança dos passageiros nas áreas de check-in.

Copa

Quando a Infraero elaborou seu plano diretor, em 2007, projetou para 2010 um volume de 1,4 milhão de passageiros utilizando o terminal aeroportuário, número que chegaria a 9,1 milhões em 2015. A estimativa não se configurou e o movimento de passageiros mais que duplicou.

A obra licitada faz parte de uma série de outras que estão sendo projetadas nos aeroportos brasileiros para atender à demanda de 2014, quando ocorrerá a Copa do Mundo de futebol. Antes disso, por causa do crescimento do volume de passageiros, houve necessidade de ampliações provisórias, segundo a Infraero.

O nível de conforto do módulo é o mesmo de uma edificação tradicional, segundo a empresa. A solução temporária foi utilizada em aeroportos de Lisboa, por exemplo, durante a Eurocopa. Além de Viracopos, os aeroportos de Cumbica (Guarulhos), Galeão (Rio de Janeiro) e Aguiar Salles (Vitória) também receberão módulos operacionais.

Camila Ancona

Grupo RAC

Ou seja, vão fazer um remendo... tô certo?

Certíssimo! :thumbsup: :ranting_1:

Abraços!

Eu ficaria tranquilo se eu soubesse que tal ampliação realmente é provisória e emergencial, porém, tratando-se de Brasil, tal obra possui grandes chances de se tornar permanente, e isso que preocupa.

Sinceramente, longe de estar defendendo a Infraero, pois fico tão indignado quanto vocês. Mas pra quem vai ficar apertado lá, isso ai já ajuda alguma coisa.

Sinceramente, longe de estar defendendo a Infraero, pois fico tão indignado quanto vocês. Mas pra quem vai ficar apertado lá, isso ai já ajuda alguma coisa.

Realmente, no caso de Viracopos apenas é ATÉ que compreensível a implantaçãos dos MOP's, pois projetava-se determinado aumento e aumentou 3 vezes mais que o projetado.

Já nos outros aeroportos como Guarulhos, Galeão e Brasilia nunca foi esperado aumento menor. ai sim. é uma vergonha tamanha.

e sabemos que esses modulos farão parte definitivamente dos aeroportos.

Não defendendo também a Infraero, mas estive num seminário em SJK e eles mostraram fotos do MOP, a olho nú dificil ver diferenças,parece realmente algo bem feito.

Mas é nossa realidade,ja fizeram a M.ERDA agora precisamos achar as soluções mais rápidas possivel,melhor o MOP agora do que ter só o terminal ampliado daqui a 2-3 anos!

Não defendendo também a Infraero, mas estive num seminário em SJK e eles mostraram fotos do MOP, a olho nú dificil ver diferenças,parece realmente algo bem feito.

Mas é nossa realidade,ja fizeram a M.ERDA agora precisamos achar as soluções mais rápidas possivel,melhor o MOP agora do que ter só o terminal ampliado daqui a 2-3 anos!

Vitão, procurei (só um pouco) na net e não achei nenhuma foto dos MOP's... voce teria alguma ai pra nos mostrar??

Abraços...

Vitão, procurei (só um pouco) na net e não achei nenhuma foto dos MOP's... voce teria alguma ai pra nos mostrar??

Abraços...

Não tenho...O cara da Infraero (snme Superintendente Operacional) mostrou o MOP de Florianópolis, a olho nú você só nota se te falaram que tem um MOP instalado ali, porque senão um leigo qualquer passa despercebido.

Ele mostrou também o projeto dos MOP's de GRU (Na remota do T2, no TECA da Vasp/Transbrasil e mais um outro no me recordo onde) e em VCP. É bem interessante o projeto.

Troquei uns cartões no evento, vou ver se consigo com alguém e posto aqui no CR.

este é o projeto para vcp. Mop para o check-in apenas, ao lado do saguão, acesso externo.

mopvcp.jpg

By diogobueno at 2010-08-06

Gente, vai ter um MOP pro check-in e vai aumentar o pátio em 7 posições... mas e as salas de embarque.. nm precisariam de um MOP também?

Bonetto, já tem fotos de um MOP aqui noo CR procurei rapidão tb e não achei. Mas tenho certeza absoluta que já postaram aqui em algum lugar.

Bem, melhor isso que nada. Viracopos já está saturando

Gente, vai ter um MOP pro check-in e vai aumentar o pátio em 7 posições... mas e as salas de embarque.. nm precisariam de um MOP também?

Bonetto, já tem fotos de um MOP aqui noo CR procurei rapidão tb e não achei. Mas tenho certeza absoluta que já postaram aqui em algum lugar.

Fala Halison, a sala de embarque não é das piores... porem com a quantidade de pax em determinados horarios não sobra espaço pra uma mosca... hehehe quanto ao patio, as posiçoes que vao ser aumentadas nao farão diferença nenhuma se a quantidade de onibus para embarque e desembarque não aumentarem tb, visto que todas as "novas" posiçoes terão a necessidade de uso do onibus.

Tenho algumas imagens de como ficara o novo patio de VCP se alguem tiver interesse eu posto aqui...

Abraços

MOP = Módulo Operacional Permanente

Com cerveja!!! :drinks:

Bem, melhor isso que nada. Viracopos já está saturando

O problema é que não está saturado só de terminal... falta estacionamento, organização, pátio, pista... etc, etc, etc.

A Infraero vai matar viracopos por mera imcompetência operacional e de planejamento.

Tenho algumas imagens de como ficara o novo patio de VCP se alguem tiver interesse eu posto aqui...

Opa! Por favor!

Guest
This topic is now closed to further replies.

• Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade