Jump to content

Abandono. Tapumes abandonados enfeiam o Santos Dumont


Carlos Augusto

Recommended Posts

Fonte: O Globo Online, 06/08/2010

 

 

Reportagem: Isabel de Araujo

 

 

 

RIO - Enquanto nos versos de "Samba do avião" de Tom Jobim os turistas que desembarcam no Galeão são recepcionados por um "Rio de sol, de céu, de mar", nas lamentações de cariocas e de quem se despede da cidade pelo Aeroporto Santos Dumont são pintadas uma imagem bem diferente. Há mais de dois anos, a Infraero montou um canteiro de obras no estacionamento localizado em frente ao portão de embarque e, desde então, abandonou dezenas de tapumes pretos no entorno. A feiura do material contrasta com a modernização da ala e ainda esconde o verde das árvores que dão um colorido bucólico ao estacionamento.

 

Turistas ficam intrigados com obra que nunca acaba

O superintendente do Iphan, Carlos Fernandes Andrade, explicou que a Infraero tinha anunciado o projeto de duplicação do estacionamento, com a construção de mais um pavimento no subsolo. O Iphan, para permitir a obra, firmou um termo de ajuste de conduta (TAC) com a Infraero, que exigia a demolição de um galpão e de um muro erguidos irregularmente no estacionamento para a liberação da duplicação.

 

- O TAC foi assinado em janeiro de 2008. A Infraero já tinha montado até o canteiro de obras e instalado os tapumes. O órgão não cumpriu o TAC e ainda abandonou os tapumes - recorda-se Andrade.

 

Na última terça-feira, o administrador Francisco Cortêz levou o colega de profissão e argentino Daniel Lozano para embarcar no Santos Dumont. Os dois seguiriam para São Paulo a trabalho. Ainda no portão de embarque, Cortêz ouviu a alfinetada do argentino:

 

- Engraçado, na minha terra a gente tem orgulho do verde e valoriza as paisagens. Não fica escondendo com tapumes - implicou o estrangeiro, apontando os tapumes.

 

O GLOBO procurou a Infraero por dois dias para desvendar o mistério e não obteve explicação sobre os tapumes. A assessoria do órgão limitou-se a enviar um canal para os passageiros reclamarem: o site www.infraero.gov.br (ouvidoria) ou pelo telefone (0800-727-1234).

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

É impressionante essa Infraero! Não faz absolutamente NADA certo. Torraram uma fábula totalmente desnecessária no Santos Dumont e sequer terminaram obras simples como essas.

 

Concordo, um aeroporto que precisa muito mais de obras e esta ali ao lado que é Galeao e o deixaram abandonado.

Link to comment
Share on other sites

fora o 3o. andar do terminal de desembarque. qm olha do pátio vê um monte de tapume cinza, pq a cor preta já desbotou.

 

e o pátio de manobras? mais remendado que tabuleiro de xadrez. é um tal de criar yellow line pra lá e pra cá, abre e fecha taxiway, uma vergonha.

 

um dos aeroportos mais bonitos do Mundo, largado desse jeito.

 

tenho mta fé que, pra Copa e Olímpiadas eles resolvam, ou vamos ser vergonha pro Mundo todo.

Link to comment
Share on other sites

O próprio terceiro piso do terminal novo nunca foi concluído. O resultado é um terminal de embarque com uma única lanchonete que só aceita dinheiro (e muito dinheiro), nenhum restaurante, nenhuma farmácia, nenhum caixa eletrônico... à exceção da farmácia (a mais próxima fica na Av.Churchill, no Castelo), os outros serviços que citei são encontrados somente no terminal antigo.

 

Bom lembrar também que o porco estacionamento, além apertado e com falta de vagas, tem só duas miseráveis cabines de saída e o pagamento é feito nelas, na hora da saída. Com motoristas pobrezinhos dirigindo (acreditem) Hummer, Mercedes, BMW, Porsche, Audi e outras mixarias de carro, imagina sua satisfação chegando de voo pra pegar seu imponente e brilhante Celta e pagar com notas pequenas e moedas contadinhas e enfrentar longas e demoradas filas aguardando troco pras notas de 50 e 100 pagas pelos desafortunados dos carros importados a sua frente... tanto SDU quanto GIG sofrem desse mal, que é a falta de uma cabine de pagamento ainda dentro do terminal.

Link to comment
Share on other sites

e o pátio de manobras? mais remendado que tabuleiro de xadrez. é um tal de criar yellow line pra lá e pra cá, abre e fecha taxiway, uma vergonha.

O Patio do SDU acho que é um caso unico do mundo!

Eu nunca vi mudar tanto as linhas de taxi como ali!

Cada mes é uma novidade! Taxiar ali a noite, com chuva e um avião baixo é a receita perfeita para vc se perder!

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade