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Mudanças na Regulamentação do Aeronauta?


EMB-195

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FOLHA DE SÃO PAULO 09/08/2010

A reportagem é de Mariana Barbosa e Afonso Benites

 

Ultrapassar eventualmente o limite de horas não significa que a segurança do voo será reduzida. Nos EUA, a jornada é de 14 horas. "A jornada no Brasil está defasada e precisa passar por uma revisão", diz o comandante Miguel Dau, vice-presidente técnico operacional da Azul

 

 

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0908201016.htm

 

 

 

 

 

 

 

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Nos Estados Unidos os tripulantes que voam em linhas domésticas ou nacionais nas principais empresas americanas tem em média 15 (quinze) folgas por mês voando 80 horas/mês. É assim na JetBlue, na American, United, Continental, etc...

Para conseguir isso, eles trabalham com um aproveitamento superior a 5 horas de voo por dia. É por isso que os americanos tem uma jornada de trabalho maior que a brasileira. Os tripulantes americanos preferem trabalhar mais (jornada maior) nos seus dias de trabalho e assim folgar mais dias, para poder passar mais tempo em casa com a família, desestressar com atividades de lazer, etc... Para eles, trabalhar desta maneira lhes confere uma maior qualidade de vida.

 

Para quem tiver curiosidade, veja a jornada de trabalho de um tripulante da CONTINENTAL AIRLINES:

visite o link abaixo e veja a tabela de jornada na página 118. Veja também na página 220 que eles tem no mínimo 12 dias de folga nos meses de 30 e 31 dias.

http://www.talkairline.com/pilot_contracts...al_contract.pdf

O arquivo está em PDF e pode ser salvo.

 

Também pode ser verificado no link abaixo o contrato da Spirit Airlines, empresa low-cost americana que opera Airbus A320. Veja na página 50 o limite de horas mensais/semanais/diárias de um tripulante americano (FAR 121.471). Na seqüência veja o número mínimo de folgas mensais adotado por essa empresa: 13 dias de folga nos meses de 31 dias e 12 dias de folga nos meses de 30 dias. Na página 98 há regras sobre o agrupamento de folgas: no mínimo 4 dias consecutivos.

http://www.talkairline.com/pilot_contracts...%20contract.pdf

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FOLHA DE SÃO PAULO 09/08/2010

A reportagem é de Mariana Barbosa e Afonso Benites

 

Ultrapassar eventualmente o limite de horas não significa que a segurança do voo será reduzida. Nos EUA, a jornada é de 14 horas. "A jornada no Brasil está defasada e precisa passar por uma revisão", diz o comandante Miguel Dau, vice-presidente técnico operacional da Azul

 

 

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0908201016.htm

 

É para rir ou para chorar?

Se quiser 14 horas de jornada, é só mandar uma tripulação composta.

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querer alterar é uma coisa, alterar de fato é outra completamente diferente. essa regulamentação foi conseguida com muita luta. se alterarem para pior, o momento está muito propício para uma paralização geral. aí eu quero ver o sr. dau dar as caras novamente para falar m*.*a.

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14 horas de jornada...

 

Beleza, nos Eua eles fazem assim, mas tem a dignidade de utilizar um número de tripulantes que torne a escala humana... Pode até ter jornada de 14horas, mas vai ter 12, 13 dias de folga ?

 

Aqui no Brasil, do jeito que a "galera" é bacana, vão meter 14 horas de jornada com 8 folgas no mês !

 

Aí sim, tá na hora de ir limpar vidro de arranha-céu...

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As vezes eu fico em duvida se existe alguém, com tamanha capacidade de idiotice, em pegar uma frase pinçada em um contesto e maximizar isto como uma palavra de ordem de uma empresa. Ou um comentário imbeciloide destes representa a angustia e o medo em ver o sucesso chamado azul ?

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Prezados colegas, não vejo motivo para alarde pelo que li nessa reportagem. Uma jornada diária um pouco maior em troca de mais dias de folga por mês não é tão ruim, muito pelo contrário, 80 horas/mês com 15 dias de folga acho bem interessante. Por favor me desculpem se eu estiver falando besteira.

Bons vôos para para todos!

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Cantei essa pedra aqui, não me deram ouvidos. A azul quer acabar com o pouco de dignidade que a aviação brasileira tem.

 

Concordo plenamente.

 

E vai conseguir, ainda mais com a alta concentração de SJS lá. (Alta concentração. Não estou dizendo todos hein !!!)

 

Rodolfo

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Prezados colegas, não vejo motivo para alarde pelo que li nessa reportagem. Uma jornada diária um pouco maior em troca de mais dias de folga por mês não é tão ruim, muito pelo contrário, 80 horas/mês com 15 dias de folga acho bem interessante. Por favor me desculpem se eu estiver falando besteira.

Bons vôos para para todos!

De acordo.

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14 horas de jornada...

 

Beleza, nos Eua eles fazem assim, mas tem a dignidade de utilizar um número de tripulantes que torne a escala humana... Pode até ter jornada de 14horas, mas vai ter 12, 13 dias de folga ?

 

Aqui no Brasil, do jeito que a "galera" é bacana, vão meter 14 horas de jornada com 8 folgas no mês !

 

Aí sim, tá na hora de ir limpar vidro de arranha-céu...

 

Será que está mesmo faltando tripulantes nas empresas brasileiras?

 

Continental Airlines = 345 aviões com 4.657 Pilotos ativos http://www.airlinepilotcentral.com/airline...ontinental.html

 

Média de pilotos por avião = 13,49

 

Como eles conseguem ter uma escala de voo com no mínimo 12 folgas por mês?

 

Qual é a média de pilotos por avião da TAM e da GOL?

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14 horas de jornada pode ser muito mais seguro que 11, dependendo da hora do dia, do descanco anterior, do numero de dias de folga, etc etc,etc...

 

Hoje em dia o mundo da aviacao ja trabalha com o gerenciamento da fatiga ao inves de simplesmente controlar o tempo de voo.

 

Quem tiver interesse em se inteirar sobre o assunto sugiro um excelente artigo no link a seguir.

 

http://www.resilience-engineering.org/RE3/...rvengt_text.pdf

 

O Miguel Dau esta certo, a regulamentacao tem que passar por uma revisao, sera bom para todos!

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A proposta parte por parte de quem, de um aeronauta? De um empresário? Ou de um aposentado do governo federal que amanha pode se recolher em casa no seio da familia e prover alimentos e qualidade de vida a seus familiares?

 

Duvido que qualquer aeronauta, com bacharelado, sem, que trabalhe dentro das aeronaves, submetido a realidade do dia a dia, não da pressão da mesa do escritório, contribua com esse pensamento.

 

Caso ampliem as fogas, 12, 13, realmente passa ser interessante, pois obriga a empresa a ser mais eficiente em seu planejamento, seja criando bases, seja na otimizaçao da malha.

 

Não pode é o funcionário ser obrigado a ficar a disposição 30 min no papel e na realidade ter todo o dia comprometido!

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Isso aí...

 

Também não me incomodo de ter uma jornada de 14horas, com tanto que tenha as folgas(agrupadas) que os colegas americanos tem... O que não dá é pra voar 6 dias com jornadas extenuantes e uma monofolga, logo após !

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Este é o tipo de empresário que se dispõe a montar empresas de aviação. O que esperar do homem que criou um sucesso de empresa aérea nos EUA nas costas dos menores salários da aviação americana. E agora vem o Sr. M... D... soltar este tipo de idéia para a mídia mostrando para que que a Jet Blue Brazil veio. Pagar mal e dizer que vale a pena ser explorado.

 

 

ALERTA PARA A "SJS".

 

 

BASTA!!!! UNIÃO PARA A CATEGORIA JÁ!!!!

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Imagina o coitado que mora perto de CGH, indo fazer um bate-volta que sai e chega em GRU e que vai ocupar o limite dessa suposa regulamentação (14h), o cara vai ficar pelo menos 20 horas consecutivas acordado.

 

Claro que os meninos da Azul vão defender o que seu papi disse, vão usar teorias e experiências dos americanos para comprovar que é mais saudável, seguro e confortável para o tripulante trabalhar 14h do que 11h, afinal eles estão cheios de promessas de ser a maior, melhor, etc..

 

Minha sugestão para o Sr. Dau resolver a questão da ultapassada regulamentação aqui no Brasil.

 

Ok, 14h de jornada, mas:

16 horas de repouso remunerado entre jornadas,

mínimo 12 folgas por mês, sendo proibido monofolgas, no mínimo de 2 em 2.

Aumento de no mínimo 27,3% no salário base, nas horas (ou km) de vôo e nas diárias (sem prejuízo para o dissídio a ser negociado em dezembro). Este aumento é exatamente o mesmo percentual entre 11h e 14h. Retirar do salário base a parcela integrante da compensação orgânica, porém sem subtrair seu valor do montante,ou seja, ela terá que ser acrescida.

Extinção da hora adicional a critério do cmte (afinal, com 14h de jornada não faria sentido querer chunchar mais uma hora nos trips).

E mais sugestões que os colegas possam dar, afinal, se isso for adiante (creio que não vá, pois é apenas o desejo dos dirigente da Azul expresso numa entrevista) seria uma ótima oportunidade dos aeronautas negociarem melhorias, principalmente na questão $$$$. Sob pena de uma verdadeira e embasada greve geral.

 

Ou será que ele quer apenas aumentar 3 horas na jornada e o resto fica tudo igualzinho????

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As vezes eu fico em duvida se existe alguém, com tamanha capacidade de idiotice, em pegar uma frase pinçada em um contesto e maximizar isto como uma palavra de ordem de uma empresa. Ou um comentário imbeciloide destes representa a angustia e o medo em ver o sucesso chamado azul ?

 

De repente até pode ser medo sim. Mas não medo do crescimento em si, mas nos meios que eles usarão para tal.

Crescer a custas de pagar salários ínfimos, lutando pra crescer a jornada do piloto pra 14 horas (ele não tocou na assunto "pra aumentar folgas", como os defensores dele estão falando), botando 3 cms ao invés de 4, etc. Isto sim eu acho que tá dando medo no pessoal.

E chamar de imbecil é meio perigoso e pode ser injusto e desrespeitoso. Além de dar o direito de réplica. Digamos que mesmo adjetivo poderia ser usado para descrever certos tripulantes com SJS que povoam a referida empresa, e que defendem a redução do próprio salário, aumento de jornada, refeições congeladas, etc.

 

Abraço

Rodolfo

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Vejamos o que o Cmte Miguel Dau disse:

 

“Ultrapassar eventualmente o limite de horas não significa que a segurança do voo será reduzida.”

 

Até ai nenhuma novidade, de fato ultrapassar este limite eventualmente e por imperiosa necessidade , não significa atentado a segurança.

 

 

Nos EUA, a jornada é de 14 horas. "A jornada no Brasil está defasada e precisa passar por uma revisão", diz o comandante Miguel Dau, vice-presidente técnico operacional da Azul”

 

Tambem nenhuma novidade,a regulamentação do aeronauta que já chega a 26 anos precisa mesmo passar por uma revisão.

 

 

Pois bem, atacar o cmte Dau baseado em uma frase,com elucubrações e fantasias do que realmente ele pensa, é muita leviandade de alguns colegas do fórum.

 

Meus 2 cents

 

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De repente até pode ser medo sim. Mas não medo do crescimento em si, mas nos meios que eles usarão para tal.

Crescer a custas de pagar salários ínfimos, lutando pra crescer a jornada do piloto pra 14 horas (ele não tocou na assunto "pra aumentar folgas", como os defensores dele estão falando), botando 3 cms ao invés de 4, etc. Isto sim eu acho que tá dando medo no pessoal.

E chamar de imbecil é meio perigoso e pode ser injusto e desrespeitoso. Além de dar o direito de réplica. Digamos que mesmo adjetivo poderia ser usado para descrever certos tripulantes com SJS que povoam a referida empresa, e que defendem a redução do próprio salário, aumento de jornada, refeições congeladas, etc.

 

Abraço

Rodolfo

 

 

Matou a pau nobre colega!

Concordo 200% e assino embaixo! :thumbsup:

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Vejamos o que o Cmte Miguel Dau disse:

 

“Ultrapassar eventualmente o limite de horas não significa que a segurança do voo será reduzida.”

 

Até ai nenhuma novidade, de fato ultrapassar este limite eventualmente e por imperiosa necessidade , não significa atentado a segurança.

 

 

Nos EUA, a jornada é de 14 horas. "A jornada no Brasil está defasada e precisa passar por uma revisão", diz o comandante Miguel Dau, vice-presidente técnico operacional da Azul”

 

Tambem nenhuma novidade,a regulamentação do aeronauta que já chega a 26 anos precisa mesmo passar por uma revisão.

 

 

Pois bem, atacar o cmte Dau baseado em uma frase,com elucubrações e fantasias do que realmente ele pensa, é muita leviandade de alguns colegas do fórum.

 

Meus 2 cents

Amigo Mastercaptain. Penso da mesma forma, mas discordo em um unico ponto. Não se pode comparar a infraestrutura dos EUA com a nossa, principalmente em se tratando de aeroportos, auxilios, ATC, pistas. E olha que la nos EUA o trafego aéreo é muito mais intenso que aqui.

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não se iludam...se o desejo de mudar a regulamentação parte por parte das companhias e não dos aeronautas, os beneficiados unicamente seriam as empresas, e não o aeronauta.

Se nao nos unirmos, com certeza.

 

Mas depois das 340 sindicalizacoes de tripulantes da Gol semana passada, acredito que vamos finalmente ter voz ativa.

 

E claro que a regulamentacao deve ser modificada, atualizada! Ela tem quase 30 anos. A realidade e outra.

 

Uma regulamentacao com 14 horas de jornada e 90 horas de voo, pode ser muito menos cansativa para o tripulante, se for feito corretamente o gerenciamento da fatiga.

 

A Ryan Air com uma frota com o 200 avioes possui 48 bases de tripulantes, a Gol com 110 aeronaves somente uma. Isso e um absurdo!

 

80% do grupo de voo nao mora em Sao Paulo, mas tem que ir ate la para iniciar a jornada. Ou seja, quem mora em Recife ou Belem, sempre tem uma jornada muito superior a 11 horas. Voce acha que isso nao conta no stress e na fadiga do tripulante?

 

"Focus on what is safe, not only on what is Legal!"

 

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