Jump to content

Mudanças na Regulamentação do Aeronauta?

EMB-195

Recommended Posts

FOLHA DE SÃO PAULO 09/08/2010

A reportagem é de Mariana Barbosa e Afonso Benites

Ultrapassar eventualmente o limite de horas não significa que a segurança do voo será reduzida. Nos EUA, a jornada é de 14 horas. "A jornada no Brasil está defasada e precisa passar por uma revisão", diz o comandante Miguel Dau, vice-presidente técnico operacional da Azul

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0908201016.htm

Nos Estados Unidos os tripulantes que voam em linhas domésticas ou nacionais nas principais empresas americanas tem em média 15 (quinze) folgas por mês voando 80 horas/mês. É assim na JetBlue, na American, United, Continental, etc...

Para conseguir isso, eles trabalham com um aproveitamento superior a 5 horas de voo por dia. É por isso que os americanos tem uma jornada de trabalho maior que a brasileira. Os tripulantes americanos preferem trabalhar mais (jornada maior) nos seus dias de trabalho e assim folgar mais dias, para poder passar mais tempo em casa com a família, desestressar com atividades de lazer, etc... Para eles, trabalhar desta maneira lhes confere uma maior qualidade de vida.

Para quem tiver curiosidade, veja a jornada de trabalho de um tripulante da CONTINENTAL AIRLINES:

visite o link abaixo e veja a tabela de jornada na página 118. Veja também na página 220 que eles tem no mínimo 12 dias de folga nos meses de 30 e 31 dias.

http://www.talkairline.com/pilot_contracts...al_contract.pdf

O arquivo está em PDF e pode ser salvo.

Também pode ser verificado no link abaixo o contrato da Spirit Airlines, empresa low-cost americana que opera Airbus A320. Veja na página 50 o limite de horas mensais/semanais/diárias de um tripulante americano (FAR 121.471). Na seqüência veja o número mínimo de folgas mensais adotado por essa empresa: 13 dias de folga nos meses de 31 dias e 12 dias de folga nos meses de 30 dias. Na página 98 há regras sobre o agrupamento de folgas: no mínimo 4 dias consecutivos.

http://www.talkairline.com/pilot_contracts...%20contract.pdf

FOLHA DE SÃO PAULO 09/08/2010

A reportagem é de Mariana Barbosa e Afonso Benites

Ultrapassar eventualmente o limite de horas não significa que a segurança do voo será reduzida. Nos EUA, a jornada é de 14 horas. "A jornada no Brasil está defasada e precisa passar por uma revisão", diz o comandante Miguel Dau, vice-presidente técnico operacional da Azul

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0908201016.htm

É para rir ou para chorar?

Se quiser 14 horas de jornada, é só mandar uma tripulação composta.

querer alterar é uma coisa, alterar de fato é outra completamente diferente. essa regulamentação foi conseguida com muita luta. se alterarem para pior, o momento está muito propício para uma paralização geral. aí eu quero ver o sr. dau dar as caras novamente para falar m*.*a.

14 horas de jornada...

Beleza, nos Eua eles fazem assim, mas tem a dignidade de utilizar um número de tripulantes que torne a escala humana... Pode até ter jornada de 14horas, mas vai ter 12, 13 dias de folga ?

Aqui no Brasil, do jeito que a "galera" é bacana, vão meter 14 horas de jornada com 8 folgas no mês !

Aí sim, tá na hora de ir limpar vidro de arranha-céu...

As vezes eu fico em duvida se existe alguém, com tamanha capacidade de idiotice, em pegar uma frase pinçada em um contesto e maximizar isto como uma palavra de ordem de uma empresa. Ou um comentário imbeciloide destes representa a angustia e o medo em ver o sucesso chamado azul ?

Prezados colegas, não vejo motivo para alarde pelo que li nessa reportagem. Uma jornada diária um pouco maior em troca de mais dias de folga por mês não é tão ruim, muito pelo contrário, 80 horas/mês com 15 dias de folga acho bem interessante. Por favor me desculpem se eu estiver falando besteira.

Bons vôos para para todos!

Cantei essa pedra aqui, não me deram ouvidos. A azul quer acabar com o pouco de dignidade que a aviação brasileira tem.

Concordo plenamente.

E vai conseguir, ainda mais com a alta concentração de SJS lá. (Alta concentração. Não estou dizendo todos hein !!!)

Rodolfo

Prezados colegas, não vejo motivo para alarde pelo que li nessa reportagem. Uma jornada diária um pouco maior em troca de mais dias de folga por mês não é tão ruim, muito pelo contrário, 80 horas/mês com 15 dias de folga acho bem interessante. Por favor me desculpem se eu estiver falando besteira.

Bons vôos para para todos!

De acordo.

14 horas de jornada...

Beleza, nos Eua eles fazem assim, mas tem a dignidade de utilizar um número de tripulantes que torne a escala humana... Pode até ter jornada de 14horas, mas vai ter 12, 13 dias de folga ?

Aqui no Brasil, do jeito que a "galera" é bacana, vão meter 14 horas de jornada com 8 folgas no mês !

Aí sim, tá na hora de ir limpar vidro de arranha-céu...

Será que está mesmo faltando tripulantes nas empresas brasileiras?

Continental Airlines = 345 aviões com 4.657 Pilotos ativos http://www.airlinepilotcentral.com/airline...ontinental.html

Média de pilotos por avião = 13,49

Como eles conseguem ter uma escala de voo com no mínimo 12 folgas por mês?

Qual é a média de pilotos por avião da TAM e da GOL?

14 horas de jornada pode ser muito mais seguro que 11, dependendo da hora do dia, do descanco anterior, do numero de dias de folga, etc etc,etc...

Hoje em dia o mundo da aviacao ja trabalha com o gerenciamento da fatiga ao inves de simplesmente controlar o tempo de voo.

Quem tiver interesse em se inteirar sobre o assunto sugiro um excelente artigo no link a seguir.

http://www.resilience-engineering.org/RE3/...rvengt_text.pdf

O Miguel Dau esta certo, a regulamentacao tem que passar por uma revisao, sera bom para todos!

A proposta parte por parte de quem, de um aeronauta? De um empresário? Ou de um aposentado do governo federal que amanha pode se recolher em casa no seio da familia e prover alimentos e qualidade de vida a seus familiares?

Duvido que qualquer aeronauta, com bacharelado, sem, que trabalhe dentro das aeronaves, submetido a realidade do dia a dia, não da pressão da mesa do escritório, contribua com esse pensamento.

Caso ampliem as fogas, 12, 13, realmente passa ser interessante, pois obriga a empresa a ser mais eficiente em seu planejamento, seja criando bases, seja na otimizaçao da malha.

Não pode é o funcionário ser obrigado a ficar a disposição 30 min no papel e na realidade ter todo o dia comprometido!

Isso aí...

Também não me incomodo de ter uma jornada de 14horas, com tanto que tenha as folgas(agrupadas) que os colegas americanos tem... O que não dá é pra voar 6 dias com jornadas extenuantes e uma monofolga, logo após !

Este é o tipo de empresário que se dispõe a montar empresas de aviação. O que esperar do homem que criou um sucesso de empresa aérea nos EUA nas costas dos menores salários da aviação americana. E agora vem o Sr. M... D... soltar este tipo de idéia para a mídia mostrando para que que a Jet Blue Brazil veio. Pagar mal e dizer que vale a pena ser explorado.

ALERTA PARA A "SJS".

BASTA!!!! UNIÃO PARA A CATEGORIA JÁ!!!!

Imagina o coitado que mora perto de CGH, indo fazer um bate-volta que sai e chega em GRU e que vai ocupar o limite dessa suposa regulamentação (14h), o cara vai ficar pelo menos 20 horas consecutivas acordado.

Claro que os meninos da Azul vão defender o que seu papi disse, vão usar teorias e experiências dos americanos para comprovar que é mais saudável, seguro e confortável para o tripulante trabalhar 14h do que 11h, afinal eles estão cheios de promessas de ser a maior, melhor, etc..

Minha sugestão para o Sr. Dau resolver a questão da ultapassada regulamentação aqui no Brasil.

Ok, 14h de jornada, mas:

16 horas de repouso remunerado entre jornadas,

mínimo 12 folgas por mês, sendo proibido monofolgas, no mínimo de 2 em 2.

Aumento de no mínimo 27,3% no salário base, nas horas (ou km) de vôo e nas diárias (sem prejuízo para o dissídio a ser negociado em dezembro). Este aumento é exatamente o mesmo percentual entre 11h e 14h. Retirar do salário base a parcela integrante da compensação orgânica, porém sem subtrair seu valor do montante,ou seja, ela terá que ser acrescida.

Extinção da hora adicional a critério do cmte (afinal, com 14h de jornada não faria sentido querer chunchar mais uma hora nos trips).

E mais sugestões que os colegas possam dar, afinal, se isso for adiante (creio que não vá, pois é apenas o desejo dos dirigente da Azul expresso numa entrevista) seria uma ótima oportunidade dos aeronautas negociarem melhorias, principalmente na questão $$$$. Sob pena de uma verdadeira e embasada greve geral.

Ou será que ele quer apenas aumentar 3 horas na jornada e o resto fica tudo igualzinho????

As vezes eu fico em duvida se existe alguém, com tamanha capacidade de idiotice, em pegar uma frase pinçada em um contesto e maximizar isto como uma palavra de ordem de uma empresa. Ou um comentário imbeciloide destes representa a angustia e o medo em ver o sucesso chamado azul ?

De repente até pode ser medo sim. Mas não medo do crescimento em si, mas nos meios que eles usarão para tal.

Crescer a custas de pagar salários ínfimos, lutando pra crescer a jornada do piloto pra 14 horas (ele não tocou na assunto "pra aumentar folgas", como os defensores dele estão falando), botando 3 cms ao invés de 4, etc. Isto sim eu acho que tá dando medo no pessoal.

E chamar de imbecil é meio perigoso e pode ser injusto e desrespeitoso. Além de dar o direito de réplica. Digamos que mesmo adjetivo poderia ser usado para descrever certos tripulantes com SJS que povoam a referida empresa, e que defendem a redução do próprio salário, aumento de jornada, refeições congeladas, etc.

Abraço

Rodolfo

Vejamos o que o Cmte Miguel Dau disse:

“Ultrapassar eventualmente o limite de horas não significa que a segurança do voo será reduzida.”

Até ai nenhuma novidade, de fato ultrapassar este limite eventualmente e por imperiosa necessidade , não significa atentado a segurança.

Nos EUA, a jornada é de 14 horas. "A jornada no Brasil está defasada e precisa passar por uma revisão", diz o comandante Miguel Dau, vice-presidente técnico operacional da Azul”

Tambem nenhuma novidade,a regulamentação do aeronauta que já chega a 26 anos precisa mesmo passar por uma revisão.

Pois bem, atacar o cmte Dau baseado em uma frase,com elucubrações e fantasias do que realmente ele pensa, é muita leviandade de alguns colegas do fórum.

Meus 2 cents

De repente até pode ser medo sim. Mas não medo do crescimento em si, mas nos meios que eles usarão para tal.

Crescer a custas de pagar salários ínfimos, lutando pra crescer a jornada do piloto pra 14 horas (ele não tocou na assunto "pra aumentar folgas", como os defensores dele estão falando), botando 3 cms ao invés de 4, etc. Isto sim eu acho que tá dando medo no pessoal.

E chamar de imbecil é meio perigoso e pode ser injusto e desrespeitoso. Além de dar o direito de réplica. Digamos que mesmo adjetivo poderia ser usado para descrever certos tripulantes com SJS que povoam a referida empresa, e que defendem a redução do próprio salário, aumento de jornada, refeições congeladas, etc.

Abraço

Rodolfo

Matou a pau nobre colega!

Concordo 200% e assino embaixo! :thumbsup:

Vejamos o que o Cmte Miguel Dau disse:

“Ultrapassar eventualmente o limite de horas não significa que a segurança do voo será reduzida.”

Até ai nenhuma novidade, de fato ultrapassar este limite eventualmente e por imperiosa necessidade , não significa atentado a segurança.

Nos EUA, a jornada é de 14 horas. "A jornada no Brasil está defasada e precisa passar por uma revisão", diz o comandante Miguel Dau, vice-presidente técnico operacional da Azul”

Tambem nenhuma novidade,a regulamentação do aeronauta que já chega a 26 anos precisa mesmo passar por uma revisão.

Pois bem, atacar o cmte Dau baseado em uma frase,com elucubrações e fantasias do que realmente ele pensa, é muita leviandade de alguns colegas do fórum.

Meus 2 cents

Amigo Mastercaptain. Penso da mesma forma, mas discordo em um unico ponto. Não se pode comparar a infraestrutura dos EUA com a nossa, principalmente em se tratando de aeroportos, auxilios, ATC, pistas. E olha que la nos EUA o trafego aéreo é muito mais intenso que aqui.

não se iludam...se o desejo de mudar a regulamentação parte por parte das companhias e não dos aeronautas, os beneficiados unicamente seriam as empresas, e não o aeronauta.

Se nao nos unirmos, com certeza.

Mas depois das 340 sindicalizacoes de tripulantes da Gol semana passada, acredito que vamos finalmente ter voz ativa.

E claro que a regulamentacao deve ser modificada, atualizada! Ela tem quase 30 anos. A realidade e outra.

Uma regulamentacao com 14 horas de jornada e 90 horas de voo, pode ser muito menos cansativa para o tripulante, se for feito corretamente o gerenciamento da fatiga.

A Ryan Air com uma frota com o 200 avioes possui 48 bases de tripulantes, a Gol com 110 aeronaves somente uma. Isso e um absurdo!

80% do grupo de voo nao mora em Sao Paulo, mas tem que ir ate la para iniciar a jornada. Ou seja, quem mora em Recife ou Belem, sempre tem uma jornada muito superior a 11 horas. Voce acha que isso nao conta no stress e na fadiga do tripulante?

"Focus on what is safe, not only on what is Legal!"

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade