Jump to content

Tam anuncia fusão com a Lan!

Aeroporto Brasil

Recommended Posts

• Replies 451
  • Created
  • Last Reply

São Paulo - A TAM vai anunciar nas próximas horas sua fusão com a companhia aérea chilena LAN. Segundo EXAME apurou, o presidente Lula foi avisado sobre o negócio na tarde de hoje.

A TAM foi assessorada no negócio pelo banco BTG Pactual. A LAN, pelo banco JP Morgan.

Aguarde mais informações.

São Paulo - A TAM vai anunciar nas próximas horas sua fusão com a companhia aérea chilena LAN. Segundo EXAME apurou, o presidente Lula foi avisado sobre o negócio na tarde de hoje. A TAM foi assessorada no negócio pelo banco BTG Pactual. A LAN, pelo banco JP Morgan.

Aguarde mais informações.

São Paulo - A TAM vai anunciar nas próximas horas sua fusão com a companhia aérea chilena LAN. Segundo EXAME apurou, o presidente Lula foi avisado sobre o negócio na tarde de hoje.

A TAM foi assessorada no negócio pelo banco BTG Pactual. A LAN, pelo banco JP Morgan.

Aguarde mais informações

http://portalexame.abril.com.br/negocios/n...sao-587647.html

Bom, só vou acreditar quando sair o comunicado oficial. Mas PQP!! Vai deixar as concorrentes (ARG/GOL/AVA) comendo poeira e vai criar um gigante multinacional.

Mas:

- Como ficaria a composição acionária? Acredito que será uma troca de ações . . .

- É fusão mesmo ou compra de uma parte pela outra - nem que seja minoritária . . .

Bom, só vou acreditar quando sair o comunicado oficial. Mas PQP!! Vai deixar as concorrentes (ARG/GOL/AVA) comendo poeira e vai criar um gigante multinacional.

Mas:

- Como ficaria a composição acionária? Acredito que será uma troca de ações . . .

- É fusão mesmo ou compra de uma parte pela outra - nem que seja minoritária . . .

Já na questão operacional, será que a Oneworld vai perder um importante parceiro na América Latina? A Mexicana já anda mal...

Já na questão operacional, será que a Oneworld vai perder um importante parceiro na América Latina? A Mexicana já anda mal...

Isso foi a primeira coisa que me veio à cabeça. A TAM se esforçou tanto pra entrar na *A, para agora sair? Eu acho que não. Se a notícia se confirmar, menos uma na OneWorld e a Star Alliance vai virando a Galaxy Alliance.

Isso foi a primeira coisa que me veio à cabeça. A TAM se esforçou tanto pra entrar na *A, para agora sair? Eu acho que não. Se a notícia se confirmar, menos uma na OneWorld e a Star Alliance vai virando a Galaxy Alliance.

:rofl:

A Gol e a Avianca passarão a ser (mais) cobiçadas a partir de agora, se tudo se confirmar.

Sinceramente uma péssima noticia! :thumbsdown_still:

Concorrência na America do sul não vai existir as duas maiores vão se unir criando uma gigante monopolizadora. Posso estar enganado mais isso pode decretar o fim de muita coisa como ligações entre outras cidades a SCL e EZE, por exemplo, criando uma concentração muito grande de trafego em GRU, EZE e SCL e as menores como Gol, Aerolineas e Avianca irão ficar sem força para reagir a essa monstruosa empresa que será criada se tudo der certo. Sei que nos tempos de globalização e redução de custo isso impera para melhorar a rentabilidade das empresas mais nos clientes vamos sair perdendo, creio que com isso o preço das passagens tende a subir pois o grupo será o grande “crupiê” das tarifas tanto domesticas quanto internacionais em toda a America do Sul.

Fato é será uma briga do B787 com o A350 e da Star Alliance com a One World. :D

a aviação hoje em dia é mais preocupada com os números do que com os ventos.....se for pra comemorar esse tipo de notícia, melhor ficar comemorando os lucros dos bancos a cada trimestre...lamentável..

Nascera um poderoso player,a TAM assim tera muito a aprender com a gestao Lan, e a Lan com multiplas opcoes de voo para Europa via Gru e Gig,vamos aguardar anciosos a noticia,risos

Rapaz.. o trem deve estar encaminhado mesmo. Mesmo com o resultado do trimestre, as ações da TAM já passaram de 6% de ganhos hoje...

tamm4.jpg

Com certeza houve um vazamento pouco depois das 16 horas ou então alguém pagou muito bem pela divulgação dessa notícia.

Só espero que a CVM esteja de olho, pois até agora não tem nada novo nas páginas de RI de TAM e LAN.

A Tam agregaria à malha da Tam as rotas para Europa - GIG poderia até ser até aquele hub que a LAN pensava em montar;

A LAN tem ao seu favor a malha do Pacífico e presença em mercados importantes: Peru, Colômbia e Argentina - sem contar as operações cargo.

Seria um grupo com presença em toda América do Sul - exceto Bolívia, Uruguai, Venezuela e Guianas. Além dos EUA e México.

Líder estrangeira (paxs e cargo) em MIA - presença fortíssima em MAD.

Frotas homogeneas;

Tam ganharia o know-how de mercado de carga e expansão internacional. LAN o acesso ao maior mercado da AL.

A parte ruim, queda do serviço da LAN e a concorrência, como os colegas citaram. Será que os orgãos reguladores do BR e CH podem fazer que se venda alguns ativos e slots?

Apesar de tudo isso, a LAN/TAM seria uma empresa de U$$ 12 bi de faturamento, ainda bem longe da americanas e das 3 majors européias - mas mesmo assim poderia ficar entre as 10-15 maiores do mundo, e maior que Air Canada, Singapore, Qantas e Cathay.

Algo que eu estava pensando: a presença da LAN na Europa não é grande, ao contrário da TAM. A TAM não tem presença na Oceania, ao contrário da LAN. Talvez fosse interessante se a LAN deixasse de voar para a Europa e passasse a migrar os pax chilenos via GRU/GIG com a TAM, e aumentasse sua presença na Oceania, onde a TAM não está. Outra coisa é que a frota long-haul da LAN é composta principalmente de B767-300, e a da TAM de Airbus. Não sei se haveria a possibilidade da LAN repassar os 04 A340 para a TAM e a TAM repassar os 03 B763 para a LAN, e as chegadas/partidas da LAN seriam sincronizadas com as da TAM em GRU/GIG, e vice-versa em SCL. Caramba, é muita coisa pra pensar...

Bom, depois da Contunited, ou CUAL, que venha então a TLAMN. Uma pena que a LAN Brasil não mais existirá. Não duvido nada do Eframovich dar uma chegada nos Constantinos e dizer "e ai, vamo se juntar também?"...rs uma pena que os Constantinos ainda não acordaram pra ver que estão administrando (ou não) uma empresa aérea e não uma empresa rodoviária.

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.

• Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade