Jump to content

Revista Aviação Notícias - Editorial: Varig, o fim do final do fim de uma era - Domingo, 22 de Agosto de 2010

SOUSA CPV

Recommended Posts

Falência da Flex, Rio Sul e Nordeste: Trip deve assumir

A Trip deve assumir operações das três aéreas

A juíza Márcia Cunha de Carvalho, em exercício na 1ª Vara Empresarial do Rio, decretou hoje a falência da antiga Varig, que atualmente operava com a bandeira Flex, e de duas outras empresas do grupo: Rio Sul Linhas Aéreas e Nordeste Linhas Aéreas. A decisão foi tomada a partir de pedido do próprio administrador e gestor judicial da companhia. Ele informou ao Judiciário fluminense que as empresas - em recuperação judicial há cinco anos - não têm como pagar as dívidas.

Para não causar a interrupção do tráfego aéreo e a desvalorização dos ativos, a juíza Márcia Cunha determinou que a antiga Varig continue operando, por duas semanas, os serviços de comunicação por meio de estações de rádio que orientam os pilotos nas decolagens e pousos. Depois desse prazo, a atividade, que estava seriamente ameaçada por atrasos nos pagamentos de salários dos operadores, será transferida para a empresa de aviação Trip.

“Como a empresa Trip S/A tem interesse em assumir a prestação do serviço de comunicação, mas necessita de prazo para vencer trâmites internos (...), torna-se imperioso que as requerentes, mesmo após o decreto de falência, deem continuação à prestação do serviço de comunicação, por duas semanas, até que formalizada a transferência da autorização do Cindacta II”, escreveu a juíza na sentença.

O centro de treinamento de aeronautas, que é utilizado também por outras companhias, será mantido em funcionamento até a alienação judicial. O objetivo, segundo a juíza Márcia Cunha, é “não causar desvalorização dos ativos nem prejuízos a terceiros e ao público consumidor de transporte aéreo”. Um perito já foi nomeado por ela para realizar a avaliação judicial da atividade.

Os demais estabelecimentos da antiga Varig não envolvidos no funcionamento das estações de rádio e do centro de treinamento serão lacrados, no prazo de 48 horas, por oficiais de justiça. A juíza fixou ainda prazo de 15 dias para que os credores que não estejam incluídos no quadro da recuperação judicial apresentem as habilitações de crédito.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Bovespa serão comunicadas sobre o decreto de falência.

A juíza atribuiu a “contingências políticas e econômicas”, o fato de a antiga Varig não ter conseguido superar a grave crise financeira e patrimonial na qual estava mergulhada há algumas décadas.

PANROTAS

Com isso os nomes RIO-SUL,NORDESTE e FLEX podem ser usados por outro operador como nome fantasia?????

Para quem ama a aviação hoje é mais uma sexta-feira triste... :unsure: -_- :thumbsdown_still: :demau: :facepalm: :facepalm: :facepalm:

Senhores... Isso está virando rotina...

Certamente!, muito triste, mesmo já sabendo no que ia dar, mas com a noticia oficial, é muito diferente.

"(...), torna-se imperioso que as requerentes, mesmo após o decreto de falência, deem continuação à prestação do serviço de comunicação, por duas semanas, até que formalizada a transferência da autorização do Cindacta II”, escreveu a juíza na sentença.

É lamentável que esses serviços de comunicação fiquem com os militares. Podem ser coisa pouca, mais se fossem para a Infraero, seria um gesto de que essa atividade da aviação civil caminha para a desmilitarização.

Sei lá, to achando que tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo.

Latan, falencia da varig velha...

Algo me diz que tem mais coisa pra acontecer ainda... Só não me pergunte o que...

Abraço

Sei lá, to achando que tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo.

Latan, falencia da varig velha...

Algo me diz que tem mais coisa pra acontecer ainda... Só não me pergunte o que...

Abraço

Concordo com vc... Acho que as surpresas desse ano ainda nao acabaram...... :secret:

Quais são os pontos onde a Flex opera comunicação?

Algumas empresas, como a Azul e até mesmo a Embraer, em seus vôos de produção, utilizam a estação de HF da FLEX, que se não me engano fica no Rio de Janeiro.

Marcos

Com isso os nomes RIO-SUL,NORDESTE e FLEX podem ser usados por outro operador como nome fantasia?????

Acho que sim.

Seria ótimo ver alguma empresa usando aquela pintura que a Rio Sul e Nordeste usaram de 1998 até 2002. Lindas por sinal! Mas tem aquela questão que muitos podem considerar como sucessora de uma empresa e muitos podem ter uma imagem negativa da marca - neste caso talvez não ocorresse, pos s SL e JH uniram com a Varig em 2002 e foi a RG que deixou os paxs na mão em 2006.

Será que não liberam o uso da marca Cruzeiro?

Acho que sim.

Seria ótimo ver alguma empresa usando aquela pintura que a Rio Sul e Nordeste usaram de 1998 até 2002. Lindas por sinal! Mas tem aquela questão que muitos podem considerar como sucessora de uma empresa e muitos podem ter uma imagem negativa da marca - neste caso talvez não ocorresse, pos s SL e JH uniram com a Varig em 2002 e foi a RG que deixou os paxs na mão em 2006.

Será que não liberam o uso da marca Cruzeiro?

Bem lembrado da marca CRZ... acho que se ela estivesse sob o dominio da velha VRG está no mesmo caso das marcas Rio Sul e NE...

Porém eu fiquei sabendo que há uma empresa de taxi áereo aqui no Rio que utiliza a marca Cruzeiro, nao sei se ela atualmente é a detentora dos direitos da antiga CRZ.

Abcs

Concordo com vc... Acho que as surpresas desse ano ainda nao acabaram...... :secret:

Realmente esta acontecendo algo, uma eleiçao para presidente! Só isso!

Quanto as surpresas elas devem ficar para o começo do ano que vem quando a nova presidenta começar a afundar o pais!

Para quem ama a aviação hoje é mais uma sexta-feira triste... :unsure: -_- :thumbsdown_still: :demau: :facepalm: :facepalm: :facepalm:

Senhores... Isso está virando rotina...

Até concordo, mas só para quem acredita em "papai-noel" e " coelhinho da páscoa " , francamente, ainda tinha gente que acreditava numa reviravolta nesse caso ? Hoje nem fazem mais falta e nem a mínima diferença !!!

Felizmente.

:thumbsup:

Até concordo, mas só para quem acredita em "papai-noel" e " coelhinho da páscoa " , francamente, ainda tinha gente que acreditava numa reviravolta nesse caso ? Hoje nem fazem mais falta e nem a mínima diferença !!!

Felizmente.

:thumbsup:

Você deve estar brincando não é?

Infelizmente, a Varig - a que original - morreu naquele leilao de 2006. O que restou foi o corpo e uma empresa que se apropriou do nome. A justica fez apenas o favor de enterrar de vez. Eh uma pena para os milhares de trabalhadores que ainda tinham algo para receber da empresa e que lutaram para manter a excelencia que outrora tinha, porem vencidos por uma duzia de incompetentes.

Hoje nem fazem mais falta e nem a mínima diferença !!! Felizmente ...

"Lembro-me como se fosse hoje, quando os meus pais me levaram ao Aeroporto de Congonhas pela primeira vez, e um Convair da Varig passou lambendo minha cabeça quando estávamos andando por um campo de terra que ficava logo a frente daquele quadriculado onde se encontra a cabeceira 17R ...

Lembro-me como se fosse hoje, quando nos anos 70 eu ia até a Avenida São Luiz, no centro de São Paulo, apenas para sentir aquela atmosfera de bom astral das viagens pelo céu que o encanto das lojas das companhias aéreas nos transmitiam ...

Lembro-me como se fosse hoje, quando o meu pai, com toda a sua dificuldade financeira, pagou a minha primeira viagem aérea, em meados dos anos 70, para que eu pudesse voar num Electra da Varig ...

Lembro-me como se fosse hoje, quando minha viagem dos sonhos culminou num pouso na cabine do VJL, numa noite de primavera em Congonhas ...

Lembro-me como se fosse hoje, quando faltei às aulas do ginásio, numa escola que ficava lá na Mooca, apenas para ver um Avro da Varig chegar num vôo matinal ...

Lembro-me como se fosse hoje, quando recebi uma carta da Varig me convidando para uma prova de seleção para pilotos ...

Lembro-me como se fosse hoje, quando botei pela primeira vez os meus pés no ambiente sagrado da Evaer, de onde saíram várias gerações de pilotos que cruzaram o mundo ...

Lembro-me como se fosse hoje, quando conheci um monte de pessoas fantásticas, que amavam antes de tudo aquilo que faziam e que era assim porque era naquele ambiente de trabalho ...

Lembro-me como se fosse hoje, quando fiz o meu primeiro vôo internacional, tentando acompanhar o ritmo de uma tripulação repleta de história, que havia voado DC-3, Convair, Constellation e 707 ...

Lembro-me como se fosse hoje, quando conheci a minha esposa, num DC-10, no vôo 720 para Paris ...

Lembro-me como se fosse hoje, quando fiz o meu cheque de comando na Varig ... e nem poderia ser diferente, pois nesse dia, há 20 anos atrás, nascia o meu filho."

VARIG ... Uma empresa que hoje faz parte da história, mas que para muitos era considerada como sendo membro de uma família, constituida de pessoas dedicadas e competentes que eram felizes e, principalmente, sabiam disso.

Ao Mestre Minduim, fica aqui o registro de uma pequena homenagem.

Hoje nem fazem mais falta e nem a mínima diferença !!! Felizmente ...

"Lembro-me como se fosse hoje, quando os meus pais me levaram ao Aeroporto de Congonhas pela primeira vez, e um Convair da Varig passou lambendo minha cabeça quando estávamos andando por um campo de terra que ficava logo a frente daquele quadriculado onde se encontra a cabeceira 17R ...

Lembro-me como se fosse hoje, quando nos anos 70 eu ia até a Avenida São Luiz, no centro de São Paulo, apenas para sentir aquela atmosfera de bom astral das viagens pelo céu que o encanto das lojas das companhias aéreas nos transmitiam ...

Lembro-me como se fosse hoje, quando o meu pai, com toda a sua dificuldade financeira, pagou a minha primeira viagem aérea, em meados dos anos 70, para que eu pudesse voar num Electra da Varig ...

Lembro-me como se fosse hoje, quando minha viagem dos sonhos culminou num pouso na cabine do VJL, numa noite de primavera em Congonhas ...

Lembro-me como se fosse hoje, quando faltei às aulas do ginásio, numa escola que ficava lá na Mooca, apenas para ver um Avro da Varig chegar num vôo matinal ...

Lembro-me como se fosse hoje, quando recebi uma carta da Varig me convidando para uma prova de seleção para pilotos ...

Lembro-me como se fosse hoje, quando botei pela primeira vez os meus pés no ambiente sagrado da Evaer, de onde saíram várias gerações de pilotos que cruzaram o mundo ...

Lembro-me como se fosse hoje, quando conheci um monte de pessoas fantásticas, que amavam antes de tudo aquilo que faziam e que era assim porque era naquele ambiente de trabalho ...

Lembro-me como se fosse hoje, quando fiz o meu primeiro vôo internacional, tentando acompanhar o ritmo de uma tripulação repleta de história, que havia voado DC-3, Convair, Constellation e 707 ...

Lembro-me como se fosse hoje, quando conheci a minha esposa, num DC-10, no vôo 720 para Paris ...

Lembro-me como se fosse hoje, quando fiz o meu cheque de comando na Varig ... e nem poderia ser diferente, pois nesse dia, há 20 anos atrás, nascia o meu filho."

VARIG ... Uma empresa que hoje faz parte da história, mas que para muitos era considerada como sendo membro de uma família, constituida de pessoas dedicadas e competentes que eram felizes e, principalmente, sabiam disso.

Ao Mestre Minduim, fica aqui o registro de uma pequena homenagem.

Lindo o que você escreveu Airframe, perfeito! :rev:

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade