Jump to content

Promotoria quer obrigar TAM a aumentar espaço entre assentos

A320PRMHZ

Recommended Posts

27/08/2010 - 07h34

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/789...-assentos.shtml

O Ministério Público São Paulo propôs uma ação civil pública contra a TAM para obrigá-la a aumentar os espaços entre os assentos de suas aeronaves.

Para a Promotoria do Consumidor, estudos apontam que o vão entre as poltronas, que varia de 74 cm a 76 cm, "é inadequado e põe em risco a segurança, saúde e até a vida dos passageiros".

A ação foi ajuizada pelo promotor Giovane Serra Azul Guimarães após negativa da TAM em assinar um acordo, segundo nota do Ministério Público.

Além da mudança da poltrona, a Promotoria também pede à Justiça que a empresa seja condenada por danos morais coletivos a um pagamento de R$ 50 milhões.

A Promotoria também tenta fazer um acordo com a Gol. As duas empresas são responsáveis, segundo a Promotoria, por "90% do mercado".

A TAM informou que não iria se "manifestar pois ainda não foi citada na ação".

=========

A aviação mudou.... Tem gente que parou no tempo (decada de 80) quando os avioes da Varig/Vasp/Transbrasil eram confortaveis (e as passagens carissimas). A decada é de popularizacao do transporte aereo, diminuindo as distancias. Se antes um aviao levava 132 passageiros, hoje leva 144. O espaco diminuiu e o preco caiu. Quer conforto? Viaje de Azul (via Campinas), va de carro ou frete um jatinho particular.

A aviação mudou.... Tem gente que parou no tempo (decada de 80) quando os avioes da Varig/Vasp/Transbrasil eram confortaveis (e as passagens carissimas). A decada é de popularizacao do transporte aereo, diminuindo as distancias. Se antes um aviao levava 132 passageiros, hoje leva 144. O espaco diminuiu e o preco caiu. Quer conforto? Viaje de Azul (via Campinas), va de carro ou frete um jatinho particular.

É...! Quer conforto, com preço baixo...?

Lebre-se que tem a AZUL! [...e o transfer de São Paulo, é GRÁTIS]

Porque a PROMOTORIA não se informa a respeito de outros países, onde na Espanha a VUELING leva 180PAX no A320 ( 6 a mais que na TAM, onde seus A320 levam 174PAX) e a Inglesa EASYJET coloca 156PAX no A319 (12 a mais que na TAM, onde seus A319 levam 144PAX).

?Será que a estatura média do Europeu é menor que a estatura média brasileira?

Porque a PROMOTORIA não se informa a respeito de outros países, onde na Espanha a VUELING leva 180PAX no A320 ( 6 a mais que na TAM, onde seus A320 levam 174PAX) e a Inglesa EASYJET coloca 156PAX no A319 (12 a mais que na TAM, onde seus A319 levam 144PAX).

?Será que a estatura média do Europeu é menor que a estatura média brasileira?

Vale lembrar que a capacidade máxima de um Airbus, foi dada pela fabrica, usando a estatura media dos chineses. Isto e um absurdo, se vc viajar na ultima poltrona, você não consegue sair da poltrona, sem que os colegas de poltrona não sairei. Concordo que os tempos mudaram, mas viajar de ônibus, hoje e mais confortável que nos aviões, e não e caso de ir de jatinho ou de carro, e o caso de parar de falar ##### so porque trabalha na TAM. Ou a gente poderia sugerir a TAM colocar os passageiros em pé, como a Ryanair, esta propondo.

Scherner

Espaco entre Assentos é mais importante que Infraestrutura Aeroportuaria ne?

##### Imprensa, coloca o foco no que realmente importa.

Com todo respeito aos Promotores de Justiça, cargo alias que almejo... mas ta faltando serviço parece ....

O que será que é melhor aumentar 3,4 cm na distância entre as poltrona para voos nacionais e subir consideravelmente as passagens?

Enfim quem regula o mercado é o consumidor... Infelizmente ainda o duopólio domina nosso mercado de aviação, e de fato as duas empresas estão pouco se importando com o conforte do passageiro... Algo a respeito disto sim deveria ter sido feito a tempo não agora...

Temos que esperar o mercado reagir e conquistar o consumidor pelo conforto alem de oferecer preços competitivos. Azul, Ocean Air já oferecem serviços melhores, pena que a disponibilidade é infinitavamente menor que TAM/GOl.

Espaco entre Assentos é mais importante que Infraestrutura Aeroportuaria ne?

##### Imprensa, coloca o foco no que realmente importa.

disse tudo, arrumar a largura dos assentos vai com certeza transformar o pouso mais seguro nestes aeroportos com infraestrutura maravilhosa né?

tá certo que isso importa, e muito. mas existem prioridades.

Vale lembrar que a capacidade máxima de um Airbus, foi dada pela fabrica, usando a estatura media dos chineses. Isto e um absurdo, se vc viajar na ultima poltrona, você não consegue sair da poltrona, sem que os colegas de poltrona não sairei. Concordo que os tempos mudaram, mas viajar de ônibus, hoje e mais confortável que nos aviões, e não e caso de ir de jatinho ou de carro, e o caso de parar de falar ##### so porque trabalha na TAM. Ou a gente poderia sugerir a TAM colocar os passageiros em pé, como a Ryanair, esta propondo.

Scherner

Você já viajou de GOL e WEBJET?

Para mim WEB e TAM, sao os piores.Em caso de acidente muitos passageiros ficarao presos ,alem de ser desumano de tao desconfortavel estao estas configuraçoes para os mais altos e mais gordinhos

Olha, não querendo botar lenha nessa fogueira, mas ja botando... Esse papinho de você ja viajou de Gol não tem mais muito cabimento não. Tenho 1,90m e viajo pelas duas (TAM e GOL). Sinceramente, dependendo da aeronave da GOL que você pegou, o espaço é melhor que algumas aeronaves da TAM. Quanto a Webjet não vou me pronunciar, mas me disseram que está muito proximo do que era a BRA (essa sim um caos para os gigantes como eu). A única confortavel que voei recentemente foi a Oceanair(Avianca).

Mas certamente, não cabe a promotores decidir o espaço que uma cia usa ou deixa de usar.

Abraços

Concordo que deva haver uma limitaçao em quanto as empresas podem reduzir o espaço, a Anac e outros orgao tem por obrigaçao defender o Cidadao que nao tem opçoes se todas as empresas seguirem o modelo que começou na TAM.

Ha risco a saude, o desconforto para muitos e a segurança que sao afetadas.Dizer que a passagem vai subir, é uma falacia, o impacto nao é tanto, se retirar 6 poltronas de um A320, estaremos retirando 3% dos assentos numa config de 174 pax,e ja ajudaria em 2,5 cm.

O que abaixa preço das passagens é concorrencia.As empresas tem que ser fiscalizadas aonde podem cortar custos!

O pessoal citou o exemplo da Easyjet. Mas como estão os A320 da Jetblue no mercado mais concorrido do mundo? E como é a configuração dos 737 da Southwest?

O pessoal citou o exemplo da Easyjet. Mas como estão os A320 da Jetblue no mercado mais concorrido do mundo? E como é a configuração dos 737 da Southwest?

Nunca voei em nenhum dos dois para poder deixar meus 2 cents :thumbsup:

Bem, eu acho que seria mais prudente começar a exigir isso da Webjet e da GOL

Algum tempo atras vi aqui no CR uma tabela comparativa e a Tam estava entre as mais apertadas,acredite ou nao ganhando ate da Gol. :thumbsup:

Tinham que pegar é no pé da ANARC e da INFRAZERO.

Da anarc deviam pedir explicações do por que um cheque em linha aerea é tão caro .

Por que demora tanto uma carteira, quando no século passado os processos de cheque iam na primeira ponte-aérea e as carteiras voltavam fim de tarde, todas assinadas e feitas na maquina de escrever (lembram desse equipamento?).

Da infrazero, deviam cobrar por que não tem ILS na pista 29 em POA, por exemplo. :Brazil:

Eu voei pela JetBlue (A320) em Dezembro de 2007 e achei confortável (e tem PTV ainda), muito melhor que qualquer empresa daqui. Tenho 1,80 de altura. O A320 deles é configurado com 150Y, se não estou enganado. Segue foto de como fiquei no assento na época:

img1591m.jpg

img1589d.jpg

A Westjet, que é uma LC/LF tem pitch 34" nos 737-800, e a TAM que se diz Legacy Carrier tem o quê? 29 polegadas?

Alguém já viu como é maravilhoso voar no 777 da TAM para Londres e Frankfurt? Achei horrível, viajei para Londres de TAM e na volta de vim de British e posso dizer que é vergonhoso tanto o pitch quanto a largura dos assentos da TAM.

Todo mundo comparou o pitch da TAM a Vueling e easyJet, mas estas são companhias Low Cost/Low Fare, não são o mesmo perfil da TAM.

Olha, não querendo botar lenha nessa fogueira, mas ja botando... Esse papinho de você ja viajou de Gol não tem mais muito cabimento não. Tenho 1,90m e viajo pelas duas (TAM e GOL). Sinceramente, dependendo da aeronave da GOL que você pegou, o espaço é melhor que algumas aeronaves da TAM. Quanto a Webjet não vou me pronunciar, mas me disseram que está muito proximo do que era a BRA (essa sim um caos para os gigantes como eu). A única confortavel que voei recentemente foi a Oceanair(Avianca).

Mas certamente, não cabe a promotores decidir o espaço que uma cia usa ou deixa de usar.

Abraços

Sim, na GOL depende da aeronave pois parece que não tem padrão nenhum.

Na TAM todos A319/A320/A321 são apertados. Para mim é muito desconfortávell viajar de TAM, pois além do aperto, a poltrona é dura feito uma táboa. A Web é pior que a TAM, mas eu quase não viajo de Web.

Entre os grandes operadores de Airbus que não são LC/LF eu aposto que a TAM é o pior pitch.

Por outro lado, não creio que isto seja um assunto que diga respeito ao ministério público.

sds

A Jetblue só tem configuração de 150 assentos no 320 para poder voar com 3 comissários. Isso significa 25% de economia na folha da tripulação de cabine.

Tenho 1,80m e mais de 100kg. Não extramamente alto, mas acima da média brasileira. E nenhum exemplo de saúde com meu excesso de peso. Pra dizer muito sinceramente, a única vez que me senti desconfortável num assento foi justamente num B733 minha saudosa Varig, porque fiquei num assento de meio, não-reclinável, à frente da saída de emergência. De Webjet nunca voei e na Azul ainda não tive o prazer, mas de Vasp, Varig, Gol e TAM eu já voei bastante, em várias configurações de frotas, e nunca me senti dessa forma tão dramaticamente narrada por vários. E, mais sincero ainda, não tenho amor NENHUM por nenhuma dessas empresas de hoje em dia. Sou viúvo da gaúcha com orgulho. Ou seja, teria "motivos" pra descer o pau nas laranjas, vermelhas, azuis e verdes. Mas não faço.

Voei 2 vezes com a Easyjet Switzerland na semana passada....A319 lotado com 156 pax e 4 comissários.

Tenho 185 cm de altura e 80 kg; como foram vôos curtos de menos de 2 horas e só paguei 85 Euros ida e volta não posso reclamar!!

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade