Jump to content

Será Que A Fila De Trás Do Avião é O Lugar Mais Seguro?


jambock

Recommended Posts

Meus prezados:

Será que a fila de trás do avião é o lugar mais seguro?

The New York Times - 12:27 10/10 - Anahad O'Connor

 

FATOS - Você tem que agüentar o barulho, o banheiro e a possibilidade de ser o último passageiro a desembarcar do avião. Mas, se você sentar no fundo do avião, está em posição mais segura em caso de acidente?

Algumas pessoas afirmam que a parte traseira de um avião é o local mais seguro já que os aviões tendem a cair primeiro com a parte dianteira. Outros dizem que a parte ao lado da asa é mais segura e estruturalmente mais estável.

Qualquer que seja o motivo, a afirmação de que uma parte do avião é mais segura do que as outras não é suportada pelos fatos, disse Todd Curtis, especialista em segurança aérea e autor de "Understanding Aviation Safety Data" (2000) e mantém um banco de dados sobre incidentes aéreos no site airsafe.com. Cada acidente é tão diferente, com tantas variáveis, que é impossível afirmar que um assento é mais seguro do que outro.

Outra questão é que a maioria dos países não possuem agências para investigar cada acidente. E mesmo com informações detalhadas, como mapas dos assentos, é difícil determinar aonde os passageiros estavam sentados no momento preciso do impacto.

Porém, você ainda pode melhorar suas chances. A maioria dos acidentes acontecem quando os aviões estão aterrissando (60%) ou decolando (35%), portanto é melhor voar sem escalas, o que reduz a exposição a esses estágios do vôo.

Aviões maiores também são mais seguros, parcialmente porque são sujeitos a regulações de segurança mais severas, mas também por terem mais estrutura para absorver energia durante um impacto.

RESUMINDO - Não existem evidências que comprovem que sentar no fundo do avião é mais seguro do que sentar na frente.

Link to comment
Share on other sites

Gosto de ir na frente, com menos barulho. Sinceramente, acredito muito no destino nessas horas. Se tiver que morrer de acidente aéreo, vai ser até aqui em casa mesmo... Boeing e Airbus passando aqui pra pousar no SDU tem de monte o dia inteiro... é só o Murphy dizer "cai" que a desgraça tá feita e o Woodfaces morto...

Link to comment
Share on other sites

Também não sei se é mais seguro, mas eu prefiro viajar na parte de trás (exceto no Fokker ou ERJ que os motores ficam lá no fundo).

Me amarro em sentir o airbus "balançar"... E quando tem turbulência, a emoção é maior lá atrás (minha opinião).

Link to comment
Share on other sites

Não existe local seguro porque ninguém consegue advinhar como será um acidente. No caso lá do Garcez era mais seguro estar atrás porque foi um pouso na mata que arrancou as poltronas. Se ele tivesse entrado na mata numa atitude mais cabrada por exemplo, os primeiros a morrer seriam os que estavam nas últimas filas. Do ponto de vista estrutural o local mais seguro seria nas asas já que é um local mais reforçado e com menos chance de quebra em situações como a que ocorreu por exemplo com o PT-SPE em CWB.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente, acredito muito no destino nessas horas. Se tiver que morrer de acidente aéreo, vai ser até aqui em casa mesmo.

 

Estou contigo nessa, quando chega a tua hora meu caro, pouco importa se você está na frente, atrás, no meio, na asa, na galley... livros e publicações que afirmam que tal lugar é mais seguro que o outro só contribuem pra paranóia de medo de viajar de avião. E Murphy é infalível, se for teu dia de ir embora e você se safar de morrer num avião, vai ser num acidente de carro, ou com uma bigorna ACME caindo na sua cabeça...

Link to comment
Share on other sites

No acidente com o 737 da Varig (voo 254) eu lembro q apenas 1 fileira de assentos ficou intacta com a queda: a ultima, do lado ABC

 

Saudações.

 

Não quer dizer muita coisa...afinal quem estava mais na parte mais a frente do avião do que os pilotos? os dois estão vivinhos :thumbsup:

Link to comment
Share on other sites

Eu pessoalmente vou onde tem lugar, na frente, no meio e atrás. Mas evito a ultima poltrona pois tem o pior pitch possível.

 

E quanto a segurança, concordo com o WoodFaces e o Gustavo, quando for a hora, não tem jeito !

 

Felipe

Link to comment
Share on other sites

Não quer dizer muita coisa...afinal quem estava mais na parte mais a frente do avião do que os pilotos? os dois estão vivinhos :thumbsup:

 

Mas, especificamente neste acidente, os passageiros que morreram nas primeiras fileiras, foram em função do chamado "Efeito Dominó", no qual as poltronas traseiras foram se soltando e imprensando as dianteiras.

Os pilotos estavam isolados na cabine.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade