Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Bonotto

Co piloto

Recommended Posts

Uma duvida me pairou por estes dias, vejo alguns de meus compaheiros de PP, PC e como parei observei eles em INVA.

Tenho maior admiração pelo conhecimento que vão adquirindo.

Meu instrutor de PP e PC é uma pessoa pra la de respeitada no ACP, saiu direto dos boeros, tupis, coriscos, CE-II e Seneca para

uma empresa grande (GRANDE)

Imagino eles com um conhecimento em em progressão, grandes conhecedores (sem absolutamente nehuma arrogancia) do que fazem, na maioria

tem é saco de nos ensinarem, mas o fazem muito bem.

Li em um post aqui do CR que um co piloto de um avião de grande porte mal cumpriria bem o que esta fazendo apos doi anos nesta posição.

É tão dificil voar estes aviões ? ésta é a realidade de voo em um grande jato comercial ? um co pila com dois anos, mesmo brilhante, não

saberia voar decentemente um 737/x a31x ?

Vai no mesmo: leigo tem cada duvida.....

O caso do seu instrutor que foi crescendo paulatinamente antes de ingressar em uma grande empresa aérea está sendo cada vez mais incomum nos dias de hoje, a moda agora é canetar umas 600hrs e ir direto pra direita de um boeing, talvez seja estes colegas que não conseguem se adaptar em uma aeronave maior após 2 anos.

just my 2 cents

abraços

O caso do seu instrutor que foi crescendo paulatinamente antes de ingressar em uma grande empresa aérea está sendo cada vez mais incomum nos dias de hoje, a moda agora é canetar umas 600hrs e ir direto pra direita de um boeing, talvez seja estes colegas que não conseguem se adaptar em uma aeronave maior após 2 anos.

just my 2 cents

abraços

Independente de numero de horas ou experiencia de voo, tem gente que apenas não é nato pra coisa... acontece em toda profissão..

just my 2 cents

abraços

Nem precisa mais canetar, é só ser COMPETENTE que com umas 300inhas tá dentro de copila de linha.

Acredite sei EXATAMENTE do que tô falando.

Hora não faz aviador..tive isso provado pra mim mesmo.

Mais um detalhe Bonotto, sei quem é seu INVA ele se destacou, é um cara competente, colheu o que plantou, só isso! :thumbsup:

Mais um detalhe, não é que seja muito difícil voar 737 ou Airbus mas do Boero/Seneca (ou mesmo King), é uma transição, leva tempo a se ACOSTUMAR, só isso.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Conheço alguns recem contratados, a maioria INVAS que dizem que é mais facil voar Boeing/Airbus de que voa Seneca por exemplo.

Srs. conforme grande amigo e outro cmte que hoje voo com ele... Aviao so cresce da cabine pra tras.

Uma vez um comandante de linha aérea me disse a seguinte frase com essas palavras : "Já voei com copila recem contratado com 5,000hs nas costas e foi a mesma coisa que voar solo, o kra era um desastre. Assim como já voei com copila recem contratato com 250hs e o kra fez tudo perfeitamente. O que mais importa não são as horas e sim a pessoa por tras das horas e como ela aproveitou essa experiência extra."

Ninguém considera a experiência psicológica? só a experiência de "skill"?

Lebrão, se importa de compartilhar conosco o que aconteceu exatamente com você neste caso?

abraços

Cada caso é um caso. Aviação não tem pano preto.

Da mesma forma que um INVA de boero/seneca vai ter dificuldades para se adaptar em um jato de grande porte de linha aérea, um Cmte experiente destas aeronaves, vai sentir dificuldades para se re-adaptar em um avião de pequeno porte.

Aviação geral é diferente da aviação comercial. Pilotar um jato é diferente do que pilotar um avião a pistão. Sair da aviação geral a pistão direto pra pilotagem de uma aeronave a jato de uma companhia aérea é duas vezes diferente. Não que seja mais difícil. É apenas diferente. O piloto que sai direto do aeroclube com suas 200 horas, e aquele com 2000 horas de aviação geral vão apresentar níveis semelhantes de dificuldade na aprendizagem e padronização da aviação comercial.

O ser humano nada mais é que um ser que aprende por condicionamento. Há aqueles que aprendem e se condicionam rápido. Há aqueles que demoram um pouco mais. E obviamente, em menor escala, há aqueles que "não nasceram pra coisa".

Sair da direita e ir pra esquerda, nada mais é que uma adaptação. E com ela, o aumento de responsabilidades. Melhor preparado vai ser aquele com mais experiencia na direita. Mas isso não é um limitante.

Um recém promovido com pouca experiência, vai sofrer um pouco mais, mas isso não siginifca que o mesmo não seja capaz para a função.

A Aviação é simples. Basta respeitar os limites do homem e da máquina; Ser humilde. Procurar aprender sempre com os mais experientes. Não se achar o dono da verdade. Estar sempre antenado nas normas e diretrizes da nossa aviação. E por último, e não menos importante, ter a segurança sempre como o valor número Um.

Abraços.

Temos que parar com este preconceito contra quem tem pouca hora. Quantas vezes já não se viu cara com 3 mil horas de INVA de Paulistinha chegar na linha aérea e não saber voar IFR ou mesmo fazer fonia? E as vezes o moleque de 300 horas estudou ferrenhamente todos os sistemas do avião e deu um baile...

My 2 cents.

Deixei a comunidade do orkut aviação com ética exatamente por causa disso. Eu fico impressionado como que tem pilotos de 21 anos de carreira que querem ver os PP´s e os PC´s recém checados no fundo do poço !!!

Fui contar que minha primeira experiência foi voar um Cirrus com 40 horas de vôo recém checado PP...quase me avançaram !!!

Muito triste isso!

Lebrão você não tem noção o tanto que suas palavras me fizeram bem... saí da comunidade aviação com ética ACABADO....destruído...

Deixei a comunidade do orkut aviação com ética exatamente por causa disso. Eu fico impressionado como que tem pilotos de 21 anos de carreira que querem ver os PP´s e os PC´s recém checados no fundo do poço !!!

Fui contar que minha primeira experiência foi voar um Cirrus com 40 horas de vôo recém checado PP...quase me avançaram !!!

Muito triste isso!

Lebrão você não tem noção o tanto que suas palavras me fizeram bem... saí da comunidade aviação com ética ACABADO....destruído...

Ficar acabado e destruído fez você dar prazer à esses caras. O melhor a se fazer é filtrar as coisas que se ouve e não dar bola pra quem quer te rebaixar.

Acredito que esse tipo de gente exista em todos os meios profissionais, porém na aviação, como é uma área relativamente pequena e que desperta muita inveja, esse tipo de comportamento seja maximizado.

O negócio é fazer o seu papel ignorando quem não tem nada a lhe acrescentar!

Olha, eu ainda não tenho 500 horas de voo, e me desculpe mas não me sinto menos preparado em nada para sentar em um jato na direita. É complicado falar de sí mesmo, mas estudo, aptidão e humildade leva você a níveis impressionantes. Eu confio na garotada que têm esses requisitos. Tenho 28 anos e por problemas financeiros não consegui terminar minhas carteiras antes e já estar voando na linha, mas as minhas qualidades ninguém tira, assim como a dos colegas mais novos!

É como está no meu nick.

"Bem vindo a nova geração!"

Eugênio.

Muito triste isso!

:thumbsup:

Por nada!

Ninguém considera a experiência psicológica? só a experiência de "skill"?

Lebrão, se importa de compartilhar conosco o que aconteceu exatamente com você neste caso?

abraços

Kodiak, desculpe a demora, e não quero citar nomes nem nada, mas já tive co-pilotos com 700 horas, voadas mal e porcamente (e não ligo de escrever isso aqui, ele mesmo sabe disso e depois de 8 meses voando comigo, totalizando algumas horas, "soltei" ele comando também..)

EEE teve copiloto meu com poucas horas parecia que tinha 5.000! Altamente safo e experto, ele posta aqui no fórum e vcs já viram videos meus com ele, o cara MANJA!

E psicológico conta bastante, vc não está errado, aliás malícia (pro bem, claro, saber se livrar de situações desafiantes) também ajuda!

Espero que tenha ajudado o tópico.

Abraços!

Guest
This topic is now closed to further replies.

• Create New...

Important Information