leelatim Posted September 9, 2010 Share Posted September 9, 2010 ZERO HORA 09 de setembro de 2010 AEROPORTO DUPLICADO Antigo terminal será reativado Até o fim do ano, estrutura deve ser utilizada para voos regionais e nacionais, o que ampliaria em 30% a capacidade de aviões A tradicional tranqueira provocada pela hiperlotação do Aeroporto Internacional Salgado Filho em feriadões tem dias contados para acabar. Pelo menos é isso que espera a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), que até o fim do ano promete reativar o antigo terminal do aeroporto (Terminal 2). Aestrutura está inoperante para voos de carreira há quase uma década, desde a inauguração do atual aeroporto, é usada apenas por táxis-aéreos e voos executivos. A medida, divulgada ontem pelo Jornal do Comércio, prevê que o terminal antigo fique reservado para voos nacionais ou regionais de empresas de médio porte. As mais cotadas para ocupar a estrutura reformada são NHT, Trip e Avianca, além da Passaredo e da Pantanal, que ainda não atuam em Porto Alegre, mas que têm interesse em operar no Salgado Filho. – O nome das empresas que ocuparão o terminal antigo ainda precisa ser definido, mas com certeza não serão as que têm voos internacionais. Vamos estudar as espectativas de crescimento das próprias companhias – explica o superintendente regional da Infraero, Jorge Herdina. Ele confirma que o mercado “está superaquecido”. Com a retomada de operações no terminal antigo, a expectativa das autoridades é aumentar a capacidade de pousos e decolagens em Porto Alegre. Com isso, o movimento passaria dos atuais 6 milhões de passageiros anuais para 7 milhões. O atual terminal tem 21 posições para aeronaves. O antigo tinha nove – dessas, sete devem ser reativadas. A capacidade de aviões aumentaria em 30%. A Infraero tem R$ 2 milhões reservados para as obras no Terminal 2, que já começaram. A principal providência é reativar 20 balcões de check-in e dois aparelhos de Raio X. Novos funcionários também serão chamados, a partir de um banco de concursados. Ampliação definitiva deve ser concluída até a Copa O terminal antigo deve operar como fazia no passado, isto é, sem fingers (pontes de embarque com acesso direto às aeronaves). Os passageiros descerão na própria pista do aeroporto, o que pode ser desvantajoso, em dias de chuva. A vantagem é que o desembarque poderá até ser mais rápido, já que serão disponibilizadas duas portas da aeronave para trânsito dos usuários (hoje, com finger, só a dianteira é liberada). O novo terminal também passará por ampliações. Será criado o módulo operacional provisório (MOP), com o dobro do número de balcões de check-in (hoje são 30), nova sala de embarque e mais aparelhos de Raio X. A previsão é de que seja implantado até meados de 2011. A estrutura funcionará, como o nome indica, apenas até que seja concluída a ampliação definitiva do Salgado Filho, orçada em R$ 345 milhões e que deve ficar pronta para a Copa de 2014. Ela deve ampliar a capacidade para 8,5 milhões de passageiros/ano. sobe Link to comment Share on other sites More sharing options...
leelatim Posted September 9, 2010 Author Share Posted September 9, 2010 ZERO HORA 09 de setembro de 2010 AEROPORTO DUPLICADO Exército vai ampliar pista do Salgado Filho Na tentativa de evitar a burocracia que envolve licitações de grandes obras, a Infraero deve entregar ao Exército a tarefa de realizar a ampliação da pista do Salgado Filho (dos atuais 2.280 metros de comprimento para 3,2 mil metros). A obra permitirá que aviões realizem voos sem escalas para Europa e Estados Unidos. Ela também viabilizará que Jumbos decolem com mais carga que agora. A opção pelos militares é quase uma solução interna, já que a Infraero e o Exército são subordinados ao mesmo ministério, o da Defesa. O valor da ampliação ainda não é conhecido, mas o custo deve ser bem menor que os R$ 188 milhões orçados quando a ideia era entregar o projeto para a iniciativa privada. Os custos do Exército serão menores que o das empresas particulares. Ainda não está definida qual a unidade das Forças Armadas que fará a obra. É provável que seja o 10º Batalhão de Engenharia de Construção, sediado em Lages (SC). Outras opções, menos cotadas, são o VI Batalhão de Engenharia de Combate (São Gabriel) e o III Batalhão de Engenharia de Combate (Cachoeira do Sul). – Uma opção, também, é usar uma companhia mista, que una soldados desses três batalhões – pondera um oficial de alto escalão do Comando Militar do Sul. O convênio entre Exército e Infraero deve ser assinado em outubro. Reforma em salas de desembarque e esteiras de bagagens do Terminal 2 do Salgado Filho já começou Reforma em salas de desembarque e esteiras de bagagens do Terminal 2 do Salgado Filho já começou Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sílvio MJ Posted September 9, 2010 Share Posted September 9, 2010 REC deveria seguir os passos de POA e instalar o aeromóvel do terminal a Estação Aeroporto do metrô e ativar o antigo terminal. Este poderia ficar restrito a voos regionais e companhias aéreas com pouca atuação em Recife (NOAR, TRIP, Avianca, Passaredo) Link to comment Share on other sites More sharing options...
FlyerOne Posted September 10, 2010 Share Posted September 10, 2010 REC deveria seguir os passos de POA e instalar o aeromóvel do terminal a Estação Aeroporto do metrô e ativar o antigo terminal. Este poderia ficar restrito a voos regionais e companhias aéreas com pouca atuação em Recife (NOAR, TRIP, Avianca, Passaredo) A segunda fase do projeto do SBRF contempla a integração do antigo TPS, o problema é "somente" sair a licitação e afins (ou seja, dar prosseguimento)... O antigo TPS seria justamente direcionado para as empresas menores ou com poucos vôos que hoje se expremem na ala sul (Avianca, Webjet e TRIP, por exemplo). Não entendo como ainda não passaram a American pros balcões disponíveis na ala norte, liberando espaço para as outras empresas na ala sul, principalmente agora com o code-share com a GOL. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Archived
This topic is now archived and is closed to further replies.