Jump to content

Cresce a suspeita de erro da torre


Aeroporto Brasil

Recommended Posts

http://www.estado.com.br/editorias/2006/10...061014.12.1.xml

 

Cresce suspeita de erro da torre

Oito controladores de equipe foram afastados e estão sob acompanhamento psicológico

 

Tânia Monteiro e Vannildo Mendes

 

À medida que avançam as investigações sobre as causas do choque entre o Legacy da Excel Aire e o Boeing da Gol, cresce a certeza de que operadores do Centro de Controle do Tráfego Aéreo de Brasília têm parcela maior de responsabilidade no acidente do que tem sido atribuído a eles até agora.

 

Na semana que vem, eles vão depor na Polícia Federal. Foram intimados pelo delegado da PF, Renato Sayão, que já conversou com eles informalmente e agora quer interrogá-los oficialmente.

 

Os oito militares da equipe do momento do acidente foram afastados de suas funções pela Aeronáutica no dia da tragédia, 29 de setembro. Esse procedimento é considerado de rotina em ocasiões pós-stress.

 

O afastamento foi confirmado pelo presidente do Sindicato dos Controladores de Vôo, Jorge Botelho. A Aeronáutica, porém, apenas ressalva que é praxe eles serem submetidos a exames médicos e psicológicos sempre que ocorrem acidentes.

 

Todos estão sob acompanhamento psicológico, mas quatro foram mais fortemente abalados emocionalmente. Seus nomes estão sendo guardados a sete chaves, com o intuito de protegê-los até mesmo de possíveis agressores, que possam apontá-los como responsáveis pelas morte de seus parentes. Os controladores também estão sendo apoiados por dois portugueses da Federação Internacional das Associações dos Controladores de Tráfego Aéreo.

 

A cautela é tanta que o Comando da Aeronáutica só concordou em passar dados para a PF após obter de Sayão o compromisso de manter o inquérito sob sigilo. Até então ele vinha sendo conduzido sem segredo de Justiça. Depois, ganhou a tarja de 'sigiloso', sob alegação de que se trata de investigação de natureza militar e interesse da segurança nacional.

 

Sayão quer identificar mais especificamente os dois militares que estavam à frente dos radares no instante da tragédia. O delegado passará o fim de semana analisando depoimentos dos pilotos do Legacy. Para ele, ainda há muitas perguntas que precisam ser respondidas.

Link to comment
Share on other sites

Como foi falado,o procedimento de afastamento é previsto em ocorrências deste tipo...Não significando que por causa disto tenham culpa ou não...Respeito sua opinião, mas eu acho que a sua posição é muito radical e como já falei é muito cedo para definir quem é quem nesta história...

O texto do jornalista da "Isto é", na minha modesta opinião, descreve uma história que acontecida em outro lugar com os personagens invertidos com certeza não teria este inicio e nem este desfecho...

Um abraço. Myron.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade