Jump to content
Sign in to follow this  
Voe

Situações da prova de proficiência linguistica da ICAO

Recommended Posts

Vamos montar uma espécie de banco de dados das situações da prova ICAO para nos prepararmos melhor, acho que será de grande valia para todos.

A minha foi:

warm up:

Why did you become a pilot?

What challenges have confronted you as a pilot.

Primeiro audio:

Chuva forte na final.

segundo audio:

Despressurização

Terceiro audio:

Falha em ambos motores

Foto: 747 com o trem do nariz recolhido sob a taxiway

Minha a 1 ano na TAM:

Warm up:

Name and how long have you been flying?

Why did you become a Pilot?

Tell me how was your experience as a pilot so far?

1o Audio:

Passageiro bebado

perguntou oq tinha acontecido e oq faria se fosse o comandante

2o audio:

Pane no trem de um Speed Bird (fonia com clareza ruim)

ela me perguntou oq tinha acontecido e oq eu iria fazer neste caso

3o audio:

nao lembro

Foto: um 747 com a porta traseira emperrada, aparentemente amassada nao sei como.

Vamos montar uma espécie de banco de dados das situações da prova ICAO para nos prepararmos melhor, acho que será de grande valia para todos.

A minha foi:

warm up:

Why did you become a pilot?

What challenges have confronted you as a pilot.

Primeiro audio:

Chuva forte na final.

segundo audio:

Despressurização

Terceiro audio:

Falha em ambos motores

Foto: 747 com o trem do nariz recolhido sob a taxiway

Acabo de descobrir que as provas são pacotes fechados, pois a minha foi EXATAMENTE IGUAL à sua.

Up!. Não deixem o tópico morrer pessoal, pra quem ainda vai fazer a prova essas informações são de grande valia.

Abraços!

• Like 1

Concordo, 5 minutos de grande valiaaa!

galera, por favor contribuam para o tópico pois este assunto é de grande interesse para muita gente, inclusive eu.

Tenho um arquivo anexado em um email da bol com cerca de 40 provas da ICAO, que talvez ajude bastante os interessados deste tópico. só não sei se é possivel ou como postar. o mesmo está zipado e tem 7,94 mb...

Caro ANDRE1971,

Há a possibilidade de fazer o upload para sites compartilhadores, como por exemplo: Rapid Share, 4share e etc.

Um arquivo de quase 8 mb é relativamente leve, pois através destes sites é possível "upar" arquivos de 100, 200 mb.

Obrigado pela iniciativa em nos ajudar!

Abs,

Poxa, amigo, compartilha isso aí com a gente, vai ser muito produtivo! pode ser mandando por email tbm, é pequeno o arquivo e pode ser mandando por email! ou bota em algum sitee! obrigado :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Tenho um arquivo anexado em um email da bol com cerca de 40 provas da ICAO, que talvez ajude bastante os interessados deste tópico. só não sei se é possivel ou como postar. o mesmo está zipado e tem 7,94 mb...

Olà pessoal!

Aqui na Itàlia, eu me recordo que a foto mostrava os "escaping slides" , isto é, os escorregadores de segurança, abertos e prontos para a evacuagem (desculpem-me se erro com o portugues porque é da muito tempo que deixei de falar a nossa lìngua) :Brazil:

Me lembro que a conversaçao se referia a um passageiro que procurava o seu passaporte que tinha perdido, entao voce tinha que conselhar-lo de ir até o banco das informaçoes,

me lembro também que tinha uma conversaçao entre o comandante e o co-piloto, e o cmte. lhe dizia que tinha uma pane com um dos motores...

Nao me recordo de mais... :uhm:

Um abraço pra todos e sucesso!

p.s.: nunca vivi na Inglaterra e ném nos EUA, mas consegui receber um ICAO level 3... :dente:

Warming up:

tell me your name and your interview number:"

may i see your license?

have you ever considered the possibility of changing your profession?

when did you decided to became a pilot?

did your parents supported you at your choose?

in the future, have been talked about only one pilot flying the airplane, what do you think about it?

do you know what is jet lag? explain.

what is the difference of a civilian

explain the difference of a civilian and military aeronautical profession.

Problem solving:

a) this is aircraft X, we had an tail-strike during the take off, the pilot is now trying to climb to a safe altitude.

now tell me what did happened and communicate to the air traffic controller.

air traffic controller respond: roger, turn left heading 090, climb to the safe altitude and we are now coordinating your bird-strike.

now respond to the air traffic controller

b) its Sunday and its good to fly for another half hour, there is ice on the wings and the passengers will be loaded in about fifteen minutes.

tell me what you understand. now communicate the ground crew that you need to start the de-ice procedures in fifteen minutes.

ground crew respond: okay, starting the de-ice procedures in fifty minutes.

now respond.

Emergency situations:

a) this is aircraft X, the pilot has a reject take off during the take off because of a nose wheel steering problem, we are not able to clear the runway.

the air traffic controller responds: roger, we are now coordinating your reject take off and sending a brigade.

1 what happened? 2 what does reject take off causes to the airport? 3 it was really necessary a brigade?

b) this is aircraft X, requesting direct heading to Sydney because of an airspeed indicator failure.

1 what happened? 2 can airspeed indicator failure intervene in the flight? 3 how could you solve this problem? 4 did you ever had an airspeed indicator failure? 5 it was hard to control the aircraft?

Aviation topics: (foto aérea de congonhas)

what do you see?

tell me about the operation in this airport.

now explain the difference about operating in this airport and an airport like GIG.

how can a flight situation intervene in the operation of CGH?

how the flight security have been improved in Brasil?

Em relação ao teste:

meu warming up foi bem demorado, cerca de 15 a 20 minutos, várias outras perguntas que não lembro.

o problem solving foi tranqüilo, eles repetem uma vez o áudio se você pedir.

nas situations, se eu não tivesse prestado muita atenção, o "Nose wheel steering problem" ia ficar sem ser entendido, pois foi bem rápido, e esse áudio eles não repetem.

a pergunta mais sacana ao meu ver foi a última da foto em relação à flight security, que pode facilmente ser confundida com flight safety.

Flight security: segurança do aeroporto (raios-x, seguranças, etc)

Flight safety: segurança de vôo (grooving, ILS, etc.)

Obrigado pelo material André, obrigado também a todos que estão contribuindo com o tópico.

Abraços!

aaaaaaaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiiiiiii siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiimmmm...

muito obrigado ao colega por postar o material.

abraço por tras queridão.

;)

Esse tópico está valendo ouro para quem está se preparando para a prova, como eu!

Valeu, galera!

• Like 1

Boa pessoal,

Li esse tópico inteiro antes de fazer a minha prova, e agora, nada mais justo do que contribuir com a minha experiência.

Fiz a prova na ANAC em Brasília e a mesma durou aproximadamente 20 minutos, com as seguintes partes:

1. Warm-up: a entrevistadora faz aquele início básico perguntando o número do candidato, nome completo e pedindo para ver a CHT. Foram feitas algumas perguntas do tipo:

- Você trabalha como piloto?

- Quais aviões voa?

- Quantas horas possui?

- Você acha importante aulas de navegação para pilotos? Porque?

- Quantas aulas você possui/possuia por semana? Por quantos semestres?

- O que um comandante espera do co-piloto?

- O que o co-piloto espera de um comandante? (essa me pegou, já tinha gasto toda minha criatividade na pergunta anterior :rofl:)

2. Os 2 primeiros áudios (podendo repetir 1 vez)

- Aeronave estava no gate, aguardando para iniciar um vôo entre Paris e Madrid, com os passageiros embarcados, porém o carregamento das bagagens estava demorando demais e o piloto precisava decolar em 10 minutos. Você tem que contactar a compania e informar a situação, perguntar o porque da demora e informar que tem o horário de decolagem em poucos minutos. A resposta da compania informa o tempo errado (12 minutos) e você tem que prestar atenção nisso e responder para a entrevistadora o porque da demora e etc.

- Durante o serviço de bordo a aeronave encontra turbulência e o aviso de atar os cintos é ligado e o serviço é interrompido. A entrevistadora pergunta o que aconteceu e etc e pede para você contactar Miami Tower, explicar a situação, e pedir para descer ao FL340. A resposta da torre é "cleared to climb FL380". Esse áudio foi bem simples.

3. Mais 2 áudios, porém sem direito a repetição

- Aeronave em aproximação e o ATC informa a presença de raios no setor e pergunta se a aeronave necessitará de desvio, a mesma responde que sim e pede por não lembro quantas milhas a proa tal. A conversa continua com algo que não lembro e a aeronave responde que tem as formações no radar meteorológico (essa parte é importante). A entrevistadora novamente pergunta o que aconteceu, pergunta se raios são perigosos para a aeronave, o que podem causar e etc, e depois pergunta se a tripulação estava ciente desses raios e como, aí vem a parte do radar meteorológico.

- Esse áudio não lembro direito, mas era engine fire em um dos motores, a aeronave declara emergência e solicita iniciar a descida para pouso com os auxílios necessários na pista, era bem simples também. A entrevistadora perguntava sobre os perigos do fogo, o que fazer nessa situação, se já havia recebido algum tipo de treinamento para isso, como EU agiria, e porque fogo é tão perigoso a bordo.

4. Figura

Mostraram um avião verde meio MD11 meio 747, com fogo no motor e asa direita, e um caminhão da brigada de incêndio combatendo o fogo. Ela perguntou o que estava ocorrendo e perguntou que avião era.

Respondi que não fazia idéia de que aeronave era e ela perguntou o porque, disse que nunca havia visto antes, em seguida ela me perguntou se a aeronave era real, eu disse que não, ela perguntou o porque e eu disse que a aeronave simplesmente não tinha nem janelas nem windshield e ela deu risada. :P

No final ela explicou que era um avião de treinamento de evacuação, incêndio e etc, mas na hora nem lembrei que existiam essas bizarrices verdes em alguns aeroportos da Europa.

Após a parte da figura ela já disse que era o "end of the test".

Os áudios são todos curtos (eu achava que eram mais longos e com mais diálogos) e claros, como disseram, não são fonias reais e alguns tem ruídos de fundo imitando rádio e barulhos de motor e sons de galley.

No começo estava um pouco nervoso (apreensivo com medo dos áudios) e fiz algumas cagadas no warm-up, acho que ela percebeu isso e percebeu que depois dos áudios já estava muito mais tranquilo e falando bem melhor.

Depois posto o resultado. :unsure:

Abraços, 69

• Like 2

PTN4769, em nome de muitos, meu MUITO OBRIGADO por compartilhar informações tão importantes. Estou estudando pra prova, pretendo fazer no início de 2011 e conhecer pelo menos como é o básico dela é fundamental. Desejo boa sorte em seu resultado! Abs!