Jump to content
Sign in to follow this  
Voe

Situações da prova de proficiência linguistica da ICAO

Recommended Posts

Quem da a sua nota no ICAO, é o examinador, ou o seu áudio vai para ANAC para eles analisarem e te dar uma nota? Grato.

O áudio é gravado e enviado para a ANAC analisar.

O áudio é gravado e enviado para a ANAC analisar.

Comandante, quem dá a nota é o avaliador. A gravação é evniada para a ANAC juntamente com o laudo e resultado se sua avaliação e somente será ouvida caso a ANAC resolva fazer alguma auditoria. Quem me disse isto foi minha examinadora.

Bons vôos!

Bom, fiz minha prova dia em maio no IBEU RJ. Vou deixar claro que já tenho um conhecimento bom da língua inglesa, mas mesmo assim achei o teste bem simples e fácil,

a única coisa que não gostei foi do examinador. Achei uma postura bem "desleixada" para um teste de tamanha importância. Só eu e ele na sala, e a todo momento ele tentava se provar, ou mostrar que quem sabia inglês era ele.

Ele ficou praticamente deitado na cadeira durante o teste e tinha uma expressão do tipo "ai que saco".

Não existe sotaque forte nas gravações,o audio é limpo e as falas são bem pausadas. Claro que em algumas eles tentam atrapalhar,

colocando ruidos, mas mesmo assim muito fácil de entender!!

O teste realmente não tem mistério.

Primeira parte: Warm up, conversar aleatória, principalmente sua vida em relação a aviação. Pq vc decidiu ser piloto? Quais aeronaves voa? Suas licenças? e por ai ai... Bem simples.

Segunda parte: 2 audios de situações diferentes. Pode repetir até 2 vezes e fazer anotação. Acho que nessa parte foi meio que uma pegadinha e já explico pq: Primeiro audio foi o vôo Cruise 123 decolando do galeão e

informa ter tido um "tail strike" e que iria subir para altitude para fazer verificação dos sistemas da aeronave. Vc vai ter que explicar a situação e agir como o piloto.

Ai vem a resposta da torre, nesse momento foi que achei que teve a pegadinha.

Pq no read back da torre ela fala "bird strike", ai vc tem que responder como se fosse o piloto negando o bird strike e afirmando tail strike.

Segunda situação foi de um aeroporto fechado por 30min por causa de neve e apresenta uma conversa entre o comandante e o ground crew. O comandante pedindo deicing e e o embarque dos passageiros em 15minutos.

Mais uma pegadinha (eu achei) , o ground responde como sendo 50min, ta ai ojogo de palavras em inglês fifteen e fifty.

Terceira parte: Mais duas situações, só podem ser ouvidas 1 vez e é uma simples discussão sobre o ocorrido. Fui contemplado com o vôo da emirates cargo abortando a decolagem por um problema no steering do nose wheel.

São feitas diversas perguntas sobre a situação, ele me perguntou sobre V1, o que eu faria, se declararia emergência, diferença de PAN e MAYDAY. Muito tranquilo. Segunda situação o vôo cruise 205 voltando para Sidney,

pq tinha perdido o indicador de airspeed. Foi bacana pq falamos bastante sobre o AF447, foi perguntado sobre a relação de airspeed e ângulo de ataque, o que eu faria, se seria uma emergência.

Quarta e última parte: A foto! Minha foi uma foto de congonhas, ele me pediu para descrever a foto, dar um adjetivo ao aeroporto, operação noturna e problemas que o aeroporto causa na região.

Como eu disse, é bem simples,nem sempre respostas muito objetivas serão as corretas, acredito que eles querem avaliar, além do seu inglês, e a sua desenvoltura, jogo de cintura em relação a língua!!

Boa sorte a todos!

abraços

• Like 1

Bom pessoal,

Depois de 43 dias, meu resultado chegou, por e-mail:

Pronúncia 5

Estrutura 5

Vocabulário 6

Fluência 6

Compreensão 6

Interação 6

Resultado final: nível 5- Avançado

Esse e-mail chegou no dia 08/06 - Entrei no sistema no dia 10/06 e estava lá já, e inclusive com a informação de que havia sido enviada para a Casa da Moeda para confecção da CHT!!

Achei o resultado - Fiz lá na Cultura Inglesa SP - Dei umas engasgadinhas mesmo e, acho que por isso, que me deram 5 em estrutura! Pronúncia, bom, essa é difícil saber qual pronúncia eles querem!! EUA, Britânico, Abrasileirado?? hehe

Só para comentar, a ANAC acabou me enviado o e-mail com o resultado de outra pessoa antes - Já achei que ia me estressar, mas liguei lá e, na hora, me atenderam e corrigiram o e-mail!! Até achei estranho conseguir resolver um problema em uma única ligação de menos de 3 minutos :cutuca:

Ahh, uma pergunta para o pessoal que fez o teste antes - A fotinho da CHT não é atualizada não?? No sistema ainda está a minha antiga (bem feia)!! Tirei uma nova, mais ajeitada (não bonita, pois isso é difícil), mas acho que não usaram!! :suicide_anim:

• Like 2

Bom galera, tenho uma dúvida, já que a própria ANAC n sabe a resposta para isso. Saiu hj minha nota de ICAO, depois de quanto tempo ela é atualizada no sistema da ANAC,

e se automaticamente eu vou receber uma CHT nova?

Abraços

• Like 1

Ahh, uma pergunta para o pessoal que fez o teste antes - A fotinho da CHT não é atualizada não?? No sistema ainda está a minha antiga (bem feia)!! Tirei uma nova, mais ajeitada (não bonita, pois isso é difícil), mas acho que não usaram!! :suicide_anim:

Sim, a foto é a mesma da última licença que você tinha antes da prova ICAO.

Bom galera, tenho uma dúvida, já que a própria ANAC n sabe a resposta para isso. Saiu hj minha nota de ICAO, depois de quanto tempo ela é atualizada no sistema da ANAC,

Abraços

Geralmente não demora mais que 1 semana para atualizarem no sistema sua nota ICAO e você receberá uma nova CHT automaticamente em casa.

Edited by Leirbag

vareia, a minha saiu 5 dias depois no sistema.

Abraços

sim

Sim, a foto é a mesma da última licença que você tinha antes da prova ICAO.

Quando fiz o ICAO na ANAC em BSB eu fui instruído a levar uma foto 3x4 juntamente com aquele papel da inscrição, a CHT nova saiu com a foto 3x4 que entreguei lá.

Abraços!

Minha foto foi de um 747 parte dianteira somente numa pista com o landing da frente travado( nao desceu) tinha acabado de pousar de barriga pelo visto e as portas do lado direito tds ainda fechadas... Com uns 3 carros de suporte mas nenhum bombeiros...sem espuma na pista... Ela pergunta se o tempo influenciou... E pela foto nao da pra saber mas o problema foi mecânico obviamente acho q ela só pergunta pra ver se a pessoa entendeu etc...

Assim q a casa da moeda confeccionar a nova carteira e te enviar fica tudo atualizado.

Parabéns pela nota.

faz dois meses essa semana que eu fiz a prova e nada de resultado. A gente liga e dizem que ta todo mundo viajando.. como pode isso?! inacreditável.

Tão no baile funk ouvindo um tuntz tuntz tuntz

faz dois meses essa semana que eu fiz a prova e nada de resultado. A gente liga e dizem que ta todo mundo viajando.. como pode isso?! inacreditável.

Vc tem carteira de q?

PP, PC?

Fiz a minha em Cuiabá no dia 27 de julho e até agora nada.... Haja paciência!

Quando fiz a minha no ano passado demorou quase dois meses. Fiz dia 31/08/2010 e só me ligaram com o resultado lá pelo dia 20 e poucos de Outubro.

Aparentemente estão demorando mais tempo ainda agora.

Mais um (des)serviço da ANAC para nós.

o meu resultado saiu dentro do tempo previsto pela avaliadora.

passou a data, abram chamados na ouvidoria.

Galera...

Não vou fazer a prova agora, provavelmente só em meados de 2012. Porém, vi que o Omykron indicou o livro da MacMillan...como parte técnica de aviação creio estar de bom tamanho, mas alguem pode indicar uma boa gramática? Ou algum outro método (sem ser o livro) pra pegar a parte gramatical do Ingles? Meu ingles não é ruim, na verdade compreendo muito bem texto, mas queria ter mais facilidade em articular diálogos, tanto em escrita quanto em fala.

Abs

Edited by Romulo Oliseski

Galera...

Não vou fazer a prova agora, provavelmente só em meados de 2012. Porém, vi que o Omykron indicou o livro da MacMillan...como parte técnica de aviação creio estar de bom tamanho, mas alguem pode indicar uma boa gramática? Ou algum outro método (sem ser o livro) pra pegar a parte gramatical do Ingles? Meu ingles não é ruim, na verdade compreendo muito bem texto, mas queria ter mais facilidade em articular diálogos, tanto em escrita quanto em fala.

Abs

Gramática não tem jeito, o melhor método é ter um professor (e se puder, busque saber dos certificados do professor).

O livro da McMillan é muito bom por oferecer em todos os niveis, o estudo com outro aluno ou mesmo com professor.

Gramática não tem jeito, o melhor método é ter um professor (e se puder, busque saber dos certificados do professor).

O livro da McMillan é muito bom por oferecer em todos os niveis, o estudo com outro aluno ou mesmo com professor.

Entendo. Difícil é achar alguem focado em ICAO aqui em SSA. De qualquer forma, obrigado pela resposta!

Abs

Entendo. Difícil é achar alguem focado em ICAO aqui em SSA. De qualquer forma, obrigado pela resposta!

Abs

Olá Rômulo, tudo bem? Eu estou focado no ICAO aqui em SE, qual seu email? Abs.