Jump to content

CVM conclui investigação sobre fusão de TAM e LAN e refuta possibilidade de fraude


Tabbex

Recommended Posts

CVM conclui investigação sobre fusão de TAM e LAN e refuta possibilidade de fraude

 

Por: Equipe InfoMoney

23/09/10 - 13h54

InfoMoney

 

 

SÃO PAULO - Nesta quinta-feira (23), a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) anunciou suas conclusões acerca do caso da fusão entre TAM (TAMM4) e LAN Chile,que vinha sendo negociada pelo órgão sob suspeitas de movimentação atípica nos papéis.

 

A CVM refutou a possibilidade de fraude. Segundo dados apresentados pela entidade, as ações da TAM apresentavam discreta tendência de queda, com valor médio de R$ 27,48 até o momento da divulgação da negociação por um portal da internet, às 16h02 do dia 13 do último mês , sem qualquer movimentação anormal.

 

Apenas às 16h12, após repercussão da notícia na mídia especializada, o preço das ações iniciou escalada positiva. O pronunciamento de fato relevante realizado pelas empresas envolvidas na negociação ocorreu às 16h52, ainda durante o pregão. Uma vez que a realização da negociação já era pública, os ativos continuaram a valorizar-se, chegando ao patamar de R$ 36,20.

 

Investigações

A CVM informou ainda que nenhuma das pessoas físicas ou jurídicas que tinham conhecimento da negociação figuram nas negociações dos papéis da companhia naquela data. A entidade ainda declarou que o compradores responsáveis por mais de 30% do volume negociado no dia 13, realizaram as operações após a noticia da fusão se tornar pública.

 

O órgão regulador divulgou ainda que continuará investigando a atuação de investidores no mercado de direitos de subscrição de ações da TAM, apesar de não haver indícios do uso de informação privilegiada nas operações do dia 13 de agosto.

 

Entenda o caso

No dia 13 de agosto deste ano, foi anunciada a união das operações das companhias aéreas TAM (TAMM4) e LAN Chile, resultando na disparada do preço dos papéis da empresa brasileira. Tal elevação abrupta no valor dos ativos da empresa chamou a atenção da CVM, que na épooca anunciou a realização de uma investigação sobre o possível uso de informações privilegiadas.

 

fonte> http://web.infomoney.com.br//templates/new.../investimentos/

Link to comment
Share on other sites

Notícia com título escandaloso dado pelo "InfoMoney", quando a venda não foi sequer investigada.

 

O que a CVM refutou foi o apenas uso de informação que teria, no dia do anúncio, privilegiado grupos que soubessem das negociações e que poderiam ter se beneficiado na compra/venda de ações naquele dia. Só isso e nada mais.

 

Nenhuma palavra dada pela CVM (nem compete a ela) sobre a venda para estrangeiros e a possível violação de leis brasileiras.

Link to comment
Share on other sites

KKKKKKKKKKKKK

 

O Brasil realmente caminha a passos largos para se tornar um refugio de "Buccaneros". Esse anuncio deveria vir a tona somente após o fechamento do mercado e não durante o pregão .... as 16h00s o mercado estava aberto !!!

 

Sem mais !!!

 

 

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade