Jump to content

TAM embarca primeiro paciente em maca


Natan - RBR/SBRB

Recommended Posts

TAM embarca primeiro paciente em maca

 

GOLBY PULLIG

 

Uma mulher vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC) foi a primeira paciente a ser transportada de maca para tratamento fora de domicílio depois que a Varig deixou de operar no Estado no mês de julho. Ela embarcou na madrugada de sexta-feira para um hospital especializado em neurocirurgia no município de Aparecida de Goiânia, em Goiás, em um vôo da TAM que está operando no Acre há menos de 30 dias.

 

Há 3 meses, o setor do TFD do Estado tentava negociar com a empresa Gol o transporte de pacientes de emergência em macas ou que dependessem de oxigênio. Nem mesmo a intervenção do Ministério Público Federal (MPF), exigindo o transporte por meio de liminares, fez com que a empresa oferecesse o serviço no Estado que argumentava não possuir habilitação para instalar esses equipamentos na aeronave.

 

Na tarde de quinta-feira, diante da necessidade de embarcar a paciente, o gerente do TFD, Jarles Alves, tentou novamente contato com a TAM que havia se comprometido a solucionar o problema. "Ficamos todos muito felizes e aliviados. Em meia hora tudo foi resolvido. A gente percebe que a TAM desenvolve sua função social", comemora Alves.

A empresa informou que está providenciando a compra do oxigênio para transporte de pacientes graves. A providência veio tardiamente para alguns pacientes. Um deles, a pequena Nilciely portadora de cardiopatia congênita que morreu há oito dias. Ela, que precisava de oxigênio para ser transportada, não suportou a espera.

 

A maca da empresa TAM ficará no Acre e poderá ser usada por pacientes de Rondônia. "Como a nossa demanda é maior, ela ficará aqui", diz Jarles Alves. A maca é adaptada em espaço destinado a três poltronas. Por este motivo, o TFD tem que pagar 5 passagens para transportar pacientes nestas condições. Além dele, embarcam um médico responsável e o acompanhante. A instalação do equipamento leva aproximadamente 45 minutos.

 

Fonte: A Gazeta Acre

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade