Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Felipe Marques

CCF para dispensa de exame CNH.

Recommended Posts

Detran é igual todo órgão público, a regra é feita pela cara do freguês e boa vontade (má vontade) de quem te atende. No meu caso não achei interessante usar o CCF porque ele exige lentes corretivas e a minha CNH não exige.

Aqui em brasília foi tranquilo! Fui direto ao Detran e solicitei a renovação da habilitação, apresentando o CCF como justificativa para não fazer via clinicas autorizadas. Pediram apenas as copias da licença de piloto e do CCF. Em seguida emitiram um boleto para o pagamento da renovação que foi uns R$ 80 e uma semana depois, já tava com a carteira de motorista em mãos, com 5 anos de validade. :thumbsup:

Tambem renovei a CNH usando essa Resolucao 168, Artigo 5o.

Fui na nova sede do Detran-SP (Av.Estado, 900 - Metro Armenia). Todo o processo levou uns 20-25 minutos.

- CNH -

1. No piso Térreo, fui no setor Exame Medico. Informei que era Tripulante e apresentei os documentos (original e xerox). Foi impresso um formulario "Planilha Delta". Conferi dados e assinei.

2. No mesmo piso Terreo, fui ate o Posto Bancario (BB) e paguei a taxa emissao R$ 28,00.

3. No 1o andar, fui ao setor Renovacao CNH Particular com todos os documentos/xerox/comprov.pagto e dei entrada no processo. Pediram para retirar a CNH no mesmo balcao em dois dias uteis.

CNH emitida com validade de 5 anos.

- PID/Permissao Internacional Dirigir -

1. No 1o andar, fui no Setor Habilitacao Estrangeiros e retirei Requerimento.

Apos preencher formulario, sai do predio e fui na Xerox ali proxima para tirar 01 copia deste Requerimento (que viria a ser o meu comprovante/protocolo) + copia da nova CNH recem renovada.

2. No piso Terreo, fui ate o Posto Bancario (BB) e paguei a taxa emissao R$ 198,50.

3. Retornei no Setor e entreguei todos os documentos/xerox/comprov.pagto e dei entrada no processo. Pediram para retirar a PID no mesmo balcao em cinco dias uteis.

PID emitida com a mesma validade/restricoes da CNH (5 anos)

:thumbsup:

Bom Saber MHZ!! a minha carteira vence daqui 1 mes e preciso renovar!

Eu quando fui renovar levei comigo a Resolusao do CONTRAN que diz isso. art 165.

ai facilita na hora .

Pessoal, me ajudem com uma dúvida por favor? Sou portador de CCF válido, mas sou aluno de PPAV ainda, terei algum problema? É possível fazer somente com CCF?

Li o tópico todo, vi a resposta do EMB-110P1, e fiquei na dúvida!

Pessoal, me ajudem com uma dúvida por favor? Sou portador de CCF válido, mas sou aluno de PPAV ainda, terei algum problema? É possível fazer somente com CCF?

Li o tópico todo, vi a resposta do EMB-110P1, e fiquei na dúvida!

Victor, la ninguem vai te pedir nada alem da CCF; afinal vc ja foi aprovado em um orgão do governo.

e se encrencarem...bate duro e mostra as leis, vale muito levar impresso e a fonte de onde foram tiradas.

Abraços,

Bonotto, obrigado pela resposta,

Já preparei, imprimi tudinho, e no Direito, temos que avaliar a finalidade da norma também, penso que quando o legislador colocou aquilo, a intenção dele era dispensar baseado nos critérios de saúde, e não profissionais, vejo que ele não teve a intenção de restringir isso à quem tem vínculo empregatício, mas sim capacidade física.

Prezados, fui pela manhã de hoje no Detran/AM, e pelo que eu li aqui, temos o Detran menos burocrático do Brasil, foi tudo feito sem nenhum questionamento, entreguei o CCF, emitiram a taxa de exame, tudo muito simples, rápido e eficiente.

Eu renovei minha CNH em Junho no Rio e não tive stress nenhum e olha que meu CCF estava a 2 semana de vencer.

E agora com o CMA é possivel?

é só imprimir a pagina do cma.

Fui renovar em fevereiro no DF e não aceitaram. Segundo o Detran, eles querem q copia do cartão do CCF e nao o extrato do site. Disseram que o DETRAN não sabia de nada e era necessário a ANAC informar a eles das mudanças... Burocracia pura...

Fui renovar em fevereiro no DF e não aceitaram. Segundo o Detran, eles querem q copia do cartão do CCF e nao o extrato do site. Disseram que o DETRAN não sabia de nada e era necessário a ANAC informar a eles das mudanças... Burocracia pura...

Em 2009 o DETRAN-Paraná não aceitou nem mostrando as leis, diretamente para a supervisora da CIRETRAN Londrina. Ela disse que teria que enviar cópia AUTENTICADA (por minha conta) de tudo para o CIRETRAN de Curitiba para receber uma resposta e blá blá blá. Ridículo. Acabei optando por fazer os exames em uma clínica credenciada que era mais rápido. Aliás, não sei porque não aceitar os exames de piloto que são 1.000.000 de vezes mais rigorosos e criteriosos do que os exames ridículos do DETRAN.

No DETRAN - MS exigiram além do CCF válido, o CHT válido, mas na época estava ainda em treinamento, então deixei prá lá, agora vou testar essa de imprimir a resolução e ver se mudaram.

Comigo já passou uns 3-4 pilotos no último ano com CCF em dia.

Como sempre sou bem comunicativo, quebro o gelo fazendo perguntas banais, e ao ver que é piloto e conferido o CCF, ainda oriento, e por vezes sou questionado a respeito da Lei. Se fosse de fato seguida corretamente, o usuário não teria chegado até mim. Mas já que chegou ali, eu não realizo os exames no usuário, visto que o CCF é muuuuuuiiiiiiiiitoooooooooooo mais exigente que o exame de CNH, cujo nome correro é exame de aptidão física e mental.

Mas todos devem saber qual é o nome popular, exame de visão. Isso porque uma grande parte dos profissionais que faz esse exame insiste em fazer um exame meia boca, averiguando 2 letras e só :omfg:

Isso é teste?!

Pra mim isso seria apenas pra testar o grau de analfabetismo funcional do usuário.

Aplicando os testes corretamente eu já fiz minha parte, tirei muitos que não tinham condição de dirigir de circulação tipo: usuários de medicamentos que a Lei vetra condução de motocicletas, já tirei condutores de bitrem que dirigiam há 20 anos com 1 olho só, reprovando e encaminhando para o fim necessário já peguei gente com glaucoma em estágio inicial e desconhecido, e por aí vai.

O teste envolve muito mais coisas, e se é uma babada forma que é feito, porque repetir o mesmo teste em quem fez algo muito mais difícil e aprofundado como o CCF e passou?

Só ter bom senso.

bom galera, fui no Detran-MG aqui e eles me isentaram dos exames medicos, mais o psicotecnico eu vo ter que fazer, isso ta certo ou tem como eu corre atras ??? valeu !

bom galera, fui no Detran-MG aqui e eles me isentaram dos exames medicos, mais o psicotecnico eu vo ter que fazer, isso ta certo ou tem como eu corre atras ??? valeu !

Aqui em Bsb comigo foi assim também, mostrei CCF, me isentaram de todos menos o psicotécnico, mas...não me explicaram o porque, mas pelo menos deu pra economizar uma boa grana no processo, o Psico do Detran é muito tranquilo, boa sorte parceiro

o psicotecnico a clinica deve da uma porcentagem pra eles hahauhauhaua

E tem HA que faz este esquema tb

Art. 5º Os tripulantes de aeronaves titulares de cartão de saúde, devidamente atualizado, expedido pelas Forças Armadas ou pelo Departamento de Aviação Civil – DAC, ficam dispensados do exame de aptidão física e mental necessário à obtenção ou à renovação periódica da habilitação para conduzir veículo automotor, ressalvados os casos previstos no §4° do art. 147 e art. 160 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB.

http://www.pr.gov.br/mtm/legislacao/resolucoes/resolucao168_05.htm

Ou seja, o DETRAN-MG está errado.

Art. 5º Os tripulantes de aeronaves titulares de cartão de saúde, devidamente atualizado, expedido pelas Forças Armadas ou pelo Departamento de Aviação Civil – DAC, ficam dispensados do exame de aptidão física e mental necessário à obtenção ou à renovação periódica da habilitação para conduzir veículo automotor, ressalvados os casos previstos no §4° do art. 147 e art. 160 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB.

http://www.pr.gov.br...lucao168_05.htm

Ou seja, o DETRAN-MG está errado.

Na verdade está certo, eu passei pelo mesmo problema.

"Exame de aptidão física e mental" é o nome do exame no oftalmologista.

Abraços

Apresente a súmula da sua habilitação que está disponível na aba pertinente do SACI, agora êles vão lhe enrolar tanto que é melhor ir no Poupatempo, pelo menos em SP e assim.

• Create New...