Jump to content

RESTRIÇÃO DE VÔO DE JATOS PROVOCA CONGESTIONAMENTO EM HANGARES


Kleber

Recommended Posts

RESTRIÇÃO DE VÔO DE JATOS PROVOCA CONGESTIONAMENTO EM HANGARES

Circulação de aviões particulares no horário de pico está proibida em São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá,

 

Do G1, em São Paulo, com informações do Jornal Hoje

 

 

A norma do Governo federal que limitou a circulação de jatos executivos no espaço aéreo provoca congestionamento de aeronaves nos aeroportos mais movimentado do país. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá (MT), Brasília e Belo Horizonte (MG), aviões de pequeno porte e jatos executivos agora só podem voar em fora do horário de pico.

 

Perto do Aeroporto de Congonhas (SP), os hangares das empresas de aviões executivos ficaram lotados entre segunda (30) e terça-feira (31). Os jatinhos não podem voar entre 7h30 e 12h, e entre 17h e 20h.

 

O Brasil tem a terceira maior frota de jatos executivos do mundo. São mais de seis mil aeronaves e, até o dia 28 de novembro, elas estarão sujeitas às restrições impostas pela Aeronáutica.

 

Protesto dos controladores

A medida foi tomada devido à operação-padrão dos controladores de vôo de Brasília, implantada na última sexta-feira (27). Desde esse dia, eles monitoram, no máximo, 14 aeronaves simultaneamente e respeitam o intervalo entre as aeronaves. Como o tráfego aéreo é intenso, o protesto está atrasando o funcionamento de vários terminais do País.

 

Os funcionários das torres de controle pedem a contratação de pessoal.

 

Oficialmente, a Aeronáutica e os representantes dos trabalhadores não confirmam a operação-padrão. Mas o presidente da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves, George Sucupira, diz que os controladores costumam monitorar uma quantidade de aviões acima da média internacional. "Existe falta de controladores há algum tempo e ninguém percebe o que está acontecendo porque eles têm se desdobrado para suprir”, disse.

 

O atraso dos vôos prejudicou a agenda política de Brasília. A reunião da executiva nacional do PPS e uma audiência pública com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, no Senado, foram canceladas.

 

Fonte: G1

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade