Jump to content

Agora sim: Aeroporto INTERNACIONAL de Brasília


Hangar20

Recommended Posts

http://www.hangar20.com.br/destaques/item/...e-bras%C3%ADlia

 

 

Brasília tem aproximadamente dois milhões e quinhentos mil habitantes, fica localizada no centro do território brasileiro, possui a maior renda per capita nacional, além de ser a capital do Brasil, sétima economia mundial. Inexplicavelmente, até o segundo semestre de 2007, não havia no Aeroporto "Internacional" de Brasília, nenhum voo para fora do país.

 

Em 19 de julho de 2007, a portuguesa TAP reativou a ala internacional do aeroporto candango, com 273 a bordo, o Airbus A340 vindo de Lisboa pousou às 16:44 no aeroporto de Brasília. Os números apresentados pela companhia portuguesa mostram que a decisão foi acertada, pois menos de um mês após o primeiro vôo a ocupação na rota Brasília-Lisboa-Brasília já era superior a 80%.

 

Hoje o cenário é outro: Delta, American Airlines, Tam, Lan e Taca iniciaram, em menos de 4 anos, voos para Atlanta, Miami e Lima. Nos próximos meses Copa e Pluna também estreiam no aeroporto Juscelino Kubitschek, com voos para a Cidade do Panamá e Montevidéu, respectivamente.

 

O aeroporto de Brasília, além de estar no centro-oeste do país permitindo conexões para todos os lados, é um dos únicos brasileiros em que se permite pousos e decolagens simultâneas em suas pistas paralelas. Apesar desse potencial enorme, o aeroporto já está saturado, com capacidade para 10 milhões passageiros/ano, teve movimento superior a 14 milhões de passageiros em 2010. Não se sabe ainda como serão feitas, mas o aeroporto precisa urgentemente de reformas de infraestrutura.

 

Por Ricardo Fenelon e Igor Caldas - Hangar20

 

Link to comment
Share on other sites

Apesar do enorme crescimento do AIJK em voos internacionais, ainda faltam algumas ligações importantes. Entre as ligações que julgo importantes, destaco as seguintes:

- voo non-stop para BUE: Seria muito interessante se a LAN Argentina iniciasse essa operação. Apesar dos boatos em relação a Aerolineas, penso que um voo da LAN teria maiores chances de sucesso, dado a alimentação nos dois pontos

- voo non-stop para CDG ou FRA: O AIJK carece de ligação direta a um grande HUB europeu. No caso de CDG, a Air France tem tudo para arrebentar nessa ligação, dado que possui alimentação aqui via G3 e lá com a sua enorme base de distribuição. FRA faria sentido pela TAM ou LH pelos mesmos motivos.

- voo non-stop para NYC: seja AA ou JJ, quem começar primeiro com 3/4x semanais terá grandes chances de sucesso.

 

Em adicional, acredito que exista espaço para um voo para BOG pela Avianca, que uniria o principal HUB da empresa no Brasil com o HUB de BOG. Por ultimo, quem sabe um voo 3/4x por semana entre BSB e SCL funcione bem. Com esses voos, BSB estaria muito bem conectada.

 

abs

Link to comment
Share on other sites

Abel,

 

Acredito que seja hora de consolidar voos. Até então, apenas LIS-BSB passou a ser diário o ano todo, há pouco tempo. Hora de priorizar a qualidade à quantidade (guerra de preços maior ainda).

Talvez seja hora de pensar em aumento de equipamento (A332, 767 etc), Delta diário...

 

Quanto a Buenos Aires, seria ideal a LAN fazer EZE-BSB-MIA, mas como não possui avião, e a AA sim, de sobra, se esta tivesse a visão, mandaria MIA-BSB-EZE de 767 em code-share com a LAN, massssssss...

 

Quanto a FRA, é um destino que exige muito First e Business e BSB ainda não tem esse cacife. Só CDG e MAD são convenientes hoje em BSB.

Link to comment
Share on other sites

Abel,

 

Acredito que seja hora de consolidar voos. Até então, apenas LIS-BSB passou a ser diário o ano todo, há pouco tempo. Hora de priorizar a qualidade à quantidade (guerra de preços maior ainda).

Talvez seja hora de pensar em aumento de equipamento (A332, 767 etc), Delta diário...

 

Quanto a Buenos Aires, seria ideal a LAN fazer EZE-BSB-MIA, mas como não possui avião, e a AA sim, de sobra, se esta tivesse a visão, mandaria MIA-BSB-EZE de 767 em code-share com a LAN, massssssss...

 

Quanto a FRA, é um destino que exige muito First e Business e BSB ainda não tem esse cacife. Só CDG e MAD são convenientes hoje em BSB.

 

Brasuca,

 

Concordo, os voos deverão consolidar, porém algumas rotas poderiam ser abertas pois grande parte dos paxs de BSB ainda utilizam GRU e GIG como portão de entrada/saída no Brasil. Quanto ao voo para FRA, penso que um A332 faria bem o serviço, com a configuração da JJ. Sei que a LH é muito conservadora e dificilmente virá para BSB nos próximos anos, porém um voo da TAM sairia bem alí.

 

Concordo que CDG é mais conveniente, ainda mais se considerarmos o O&D BSB-CDG e também a base de clientes da AF em BSB. Quanto aos EUA, em breve a DL colocará a 6a frequência e tudo leva a crer que em dezembro os voos estarão diários. A American deve pedir novas frequências para BSB e tornar o voo para MIA diário (foi o que escutei deles). Em Junho, a AA colocará a 5a frequência em BSB (aliás, alguem sabe de onde sairá essa frequência ?).

 

BSB pela localização e também pela conectividade, é um grande candidato a se tornar o 3o HUB internacional do Brasil. Falta-nos um aeroporto digno e mais voos.

 

abs

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade